Xenon Racer – Então é isso né? | Análise

Analisado no PlayStation 4 Pro

 

Eu diria que quase metade (ou mais que isso) dos jogos de corrida analisados aqui no site nos últimos tempos foram feitos por mim, eu me lembro de ter analisado The Crew 2, Forza Horizon 4, Horizon Chase Turbo… E agora Xenon Racer. Esse último citado despertou muito interesse em mim assim que vi as imagens e vídeos de gameplay, afinal, um jogo com proposta arcade, estilo futurista, com gráficos mais trabalhamos e sensação de velocidade, pensei na hora que seria um jogaço, infelizmente não posso dizer isso e vou explicar o porque.

 

 

Xenon Racer não é um jogo ruim que deva ser evitado a todo custo, mas sabe aquela ideia dele ser um jogo arcade ao estilo dos clássicos Top Gear que você apenas acelera, freia e se diverte? Então, esqueça isso. O jogo tem uma proposta muito mais hardcore no gameplay, mas é justamente ai que está o problema, mas antes disso vamos falar um pouco mais do game.

 

 

Para começar, ele oferece diferentes modos de jogo, o primeiro é Xenon Racing Championship, que como o nome mesmo diz é o campeonato do jogo, que passa por diversos países e cidades em provas com um número variado de voltas e um objetivo a cumprir, por exemplo, terminar pelo menos em 5º, 3º, 1º… ou melhor, depois da segunda etapa, seu objetivo é sempre terminar em primeiro, sempre! Isso pode não parecer um problema, mas será sim. Além deste modo, temos o “Corrida Rápida”, muito simples, escolha uma prova e corra. Um ponto legal é que você pode adicionar mais provas na sequência, fazendo uma espécie de campeonato customizado. O ponto negativo é de que você só pode escolher as pistas que já tenha vencido no campeonato, e isso se aplica a todos os demais modos de jogo que vou falar na sequencia.

 

 

O jogo oferece um modo de tela dividida local para dois jogadores, bem legal se paramos para pensar que os jogos quase não oferecem mais isso, além de modo online rankeado. É possível também testar suas habilidades nos modos específicos, como corrida contra o tempo, ponto de controle, eliminação a cada volta e um modo livre, mas lembre-se, apenas com as pistas que você já liberou.

 

Ok, mas até então eu ainda não cheguei ao centro do problema. Falei de todos os modos que você pode jogar, mas não o que tira uma boa porcentagem da diversão do jogo como um todo, e a resposta é muito simples, a jogabilidade. Em Xenon Racer você não parece estar pilotando um automóvel futurista que conta com sistemas inteligentes de controle e regeneração de energia, parece mais que você tenta controlar um tanque de guerra correndo a 250Km/h. Sim, esse é o problema, o jogo simplesmente não obedece aos seus comandos como deveria ser num game de corrida. O carro nunca freia o suficiente apenas com o botão de freio, ele não faz as curvas se você não derrapar, mas até ai ok, derrapar nas curvas, mas o caso é que você precisa derrapar em quase todas as curvas, tornando o jogo mais uma prova de drift do que um game de corrida. Muitos vão dizer que é normal isso nos jogos de corrida atuais, sim eu concordo, mas não em todas as curvas de todas as provas. Não usou o freio de mão? Tchau mesmo, não vai fazer a curva nunca, vai direto para a proteção.

 

 

O jogo tem outros problemas que o tornam quase impossível de ser batido, entre eles está a inteligência artificial dos oponentes, que sendo bem sincero, jamais deixe que eles te passem, porque você nunca mais vai alcança-los. E por fim, mas não menos importante, a dificuldade do jogo, mesmo no modo easy não faz diferença, quando a primeira e segunda pista do game tem 4 de 5 estrelas em dificuldade, algo está errado não? Mas não pense vocês que eu desisto fácil de um desafio como esses, não não, eu fiz aquilo que o jogo dá como uma das dicas, cada prova é uma prova, customize o seu carro na oficina. Ok, não é exatamente isso que ele diz, mas eu fiz isso e tem umas opções bem legais que de fato contribuíram para que eu tivesse um melhor rendimento no game.

 

A oficina é até que bem completa, você pode escolher entre os modelos dos carros que já destravou e aplicar customizações estéticas, como cor do veículo e seus apliques, cor e modelos das rodas e pneus, asas dianteiras, spoilers laterais e aerofólio traseiro interferem demais no rendimento do carro, por isso faça testes. Ainda podemos personalizar a cor dos vidros e por fim o sistema SRE, o turbo do game, que podemos escolher a forma como quer que ele se comporte, seja carregado mais rápido, duração do impulso ou sua potência. É só escolher e testar o que funciona melhor para você e para a pista em questão, esse sistema é carregado na pista conforme você faz as derrapagens e coleta alguns pontos de energia espalhados por ela.

 

 

O jogo é feito na Unreal Engine, ou seja, isso confere bons visuais para ele, mas não perfeitos. A arte usada e os carros são bonitos, infelizmente ele tem alguns problemas de pop in, com coisas aparecendo no cenário logo no começo da prova após o loading, e falando nele, são bem longos, sendo um pouco chatinho o tempo que leva para sair do menu e ir para a corrida e vice-versa. São problemas que podem ser resolvidos com algumas atualizações. Para quem tem PS4 Pro, ele oferece opção de performance ou qualidade gráfica. Outro ponto a destacar é que o game está todo em português, mas infelizmente não conta com legendas para o que o narrador fala. As músicas do game são fruto de uma parceria entre a Soedesco, publisher do game e a Monstercat famosa no gênero EDM, o que confere ao jogo uma boa trilha sonora, contando com 20 músicas que você pode ouvir abaixo.

 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLylxjnGTG__WpTCI_-xtCrp4dd3IHwGDB

 

Xenon Racer é um jogo que infelizmente não atende a alguns padrões para jogos de corrida, e não é pelos problemas técnicos de loadings ou gráficos. O jogo simplesmente é desbalanceado na dificuldade, mas isso não seria problema se ao menos a jogabilidade e a inteligência artificial funcionassem de acordo, afinal, jogos difíceis estão por todos os gêneros e ninguém tem problemas com isso, desde que você tenha uma chance de perfeitamente controlar o seu personagem, no caso aqui o carro, e que desta forma o erro seja culpa apenas sua e da sua capacidade de jogar e não de um desequilíbrio de programação mesmo. Espero revisitar o game num futuro caso ele tenha uma atualização que possa deixá-lo mais justo quanto ao desafio proposto.

 


 

Sair da versão mobile