F1 2019, acelerando para o sucesso | Análise.

Analisado no Xbox One X

Para quem me conhece mais pessoalmente sabe que sou fã de automobilismo. Desde criança (e já lá se vai muitos anos) sou daqueles que acordam cedo (ou de madrugada) todos os domingos para acompanhar a Fórmula 1 e seus excepcionais pilotos. Tive a felicidade de ver Nelson Piquet, Ayrton Senna e mais recentemente Barrichelo e Massa.

Por tudo isso, fiquei muito contente em analisar F1 2019, que certamente é o melhor e mais completo jogo da franquia, mas adianto que, como um piloto novato na categoria, sentar em frente ao volante, ou controle, é algo muito difícil e as vezes punitivo, tendo uma curva de aprendizado lenta, o que pode frustrar jogadores que querem apenas ligar e sair dirigindo um bólido.

 

É bom ressaltar que geralmente os jogos de F1 chegam em Agosto, mais ou menos quando começa a segunda metade do campeonato. Mas a Codemaster resolveu lançar bem antes, o que eu achei ótimo, principalmente pois podemos conviver um pouco mais do jogo convivendo com a atual temporada. Isso era uma grande bronca minha, pois imagine o seu jogo de futebol que mais goste (FIFA ou PES) chegando em Dezembro, no meio da temporada européia. Não ia ser nada legal, né?

 

 

Vamos voltar ao game e já de cara presenciamos a excelente qualidade gráfica. A Codemaster trabalhou bastante em deixar o jogo com todo o grafismo e o modo de transmissão que estamos acostumados com a TV. Outro ponto a se destacar são as corridas noturnas que trás efeitos de iluminação fantásticos. O som também está muito perfeito que melhora ainda mais a imersão.

 

 

Mas vamos falar do modo história que gostei muito. Apesar de nada de muito novo, começamos na Fórmula 2 de 2018. Até tem sentido ser realmente o campeonato do ano passado desta categoria, pois a F1 tem que ser 2019, mas não gostei de saber que a atual temporada da categoria de acesso ser lançado depois do lançamento do jogo. Mas…bom é nesta categoria que teremos que cumprir diversos momentos, sempre ao lado de 2 pilotos fictícios, Lukas Weber, seu companheiro de equipe e Devon Butler seu rival. Esse momento é bacana para você acostumar com os controles e depois passar para veículos ainda mais rápidos.

 

 

Sim, agora é a vez de entrar em no cockpit de F1 e aí sim vamos dividir o paddock com os atuais pilotos da categoria. Além das corridas, o modo carreira manteve, como em F1 2018, as entrevistas onde as respostas dos pilotos podem apimentar ainda mais o disputado grid de largada e o pódio.

 

 

Uma das coisas que qualquer fã vai adorar é que o jogo mantém as regras da atual temporada, como o ponto extra para a volta mais rápida e também as diferenças entre os tipos de pneus. Falando em pneus, isso acaba fazendo do jogador um estrategista de equipe, já que as condições do tempo e a temperatura são determinantes em que tipo de calçado teremos que colocar no carro. Além disso, os desgastes dos pneus também vão interferir muito no seu resultado, mas vai trazer efeitos muito bacana em perceber isso só olhando eles pela TV.

 

 

Gosta de carros antigos ? Pois bem, F1 2019 traz a grande rivalidade Senna x Prost a tona. É excelente podermos conhecer um pouco mais dos carros que esses 2 pilotos fantásticos guiaram, além de outros grandes carros lendários que passaram na história da Fórmula 1. Mas achei que a Codemaster poderia ter entrado ainda mais fundo nesta rivalidade e talvez um modo história onde pudéssemos estar dentro dos grandes momentos que esses 2 gênios proporcionaram seria muito interessante. Outro ponto negativo é que só terá direito a esse modo quem comprar a edição Legends Edition.

Vale a pena citar apenas que o game tem o modo online e agora um espaço voltado ao eSport, que está começando a ficar mais conhecido no meio. Além disso, há um modo Highlights Theatre onde podemos rever nossas últimas 3 corridas.

 

 

Por último deixei pra falar da jogabilidade. Não houve nenhuma grande novidade neste ano, mantendo praticamente a mesma jogabilidade do ano passado. Com isso podemos dizer que sim, o jogo é muito gostoso após pegar o jeito. Digo isso porque os novatos vão ter algumas dificuldades (ou muitas), já que a curva de aprendizagem é bem lenta. O game, acertadamente, tem diversos tipos de configuração, onde você pode jogar com muitas assistências, bom para aqueles que começam a ter contato com o jogo e sem nenhuma assistência, quando já se está muito habituado ao jogo.

Com o passar do tempo, jogar com o controle sem assistência deixa de ser um monstro de 7 cabeças, mas não tenha dúvidas que tudo no jogo é pensado em ser jogado com um bom volante.

 

 

 

F1 2019 é um ótimo jogo, com certeza um dos melhores jogos de automobilismo que já foram lançados. Apesar de punitivo com gamers novatos, ele é muito completo e tem diversas formas de ajudar na condução dos carros. Com gráficos excelentes, vale a pena a compra, principalmente para os fãs deste gênero.

Sair da versão mobile