AnálisesPCPlayStationXbox

Call of Duty: Modern Warfare – O melhor da geração? | Análise

Jogo mostra que voltar as origens pode ser muito bom.

Analisado no PlayStation 4 Pro


Se você entrou aqui achando que iria ler que Call of Duty Modern Warfare é o melhor CoD desta geração, parabéns, pois é isso mesmo.

Lógico que antes de começarmos essa análise, devemos voltar um pouco no tempo, mais precisamente 12 anos quando o jogo original foi lançado e virou um marco para os jogos FPS e para a franquia. Sim, Call of Duty 4: Modern Warfare foi um enorme sucesso que não foi mais conseguido, principalmente depois do Modern Warfare 2.

Mas é bom deixar claro que não há nada de remake neste novo jogo. A própria Infinity Ward sempre deixou claro que é uma reimaginação do game original de 2007. Mas o melhor, é que realmente foi claro o carinho que a produtora teve com este jogo e com a expectativa dos fãs da série.

Para quem não se lembra, o último CoD, Black Ops 4, retirou totalmente a campanha do game, o que gerou muitas críticas, que mostraram que os fãs da franquia queriam muito mais do que apenas jogar online, eles queriam uma história decente.

Então vamos começar pela volta do modo campanha. Está aí o primeiro grande acerto deste Call of Duty Modern Warfare.  A história se passa em várias localidades do mundo, mas em grande parte em Urzikstan. Outra coisa legal é que vamos estar na pele de vários personagens, alguns até conhecidos, tudo em um ritmo bem cadenciado.

A história acabou tomando um formato totalmente diferente do que víamos na franquia. Sai as grandes cenas de explosão e ação, principalmente futuristas e entra a ideia de mostrar um pouco mais de realismo que existe em uma guerra, dando mais enfase a momentos mais dramáticos. Dá pra perceber que tudo está muito próximo as guerras atuais, onde podemos incluir também os atentados terroristas.

Os capítulos estão muito mais cadenciados e curtos, o que pra mim foi uma excelente combinação. A dificuldade também está bem balanceada, mas  saiba que se você gosta de jogar em maiores dificuldades vai encontrar um desafio bem difícil.

Outro ponto positivo foi a diversidades das mecânicas de cada capítulo. São muitas. Isso faz com que a campanha seja jogada sem aquela sensação de “mesma coisa”. Percorreremos missões em que vamos ter que estar mais stealth até outras onde vamos provar que somos bons de mira, tudo muito bem dosado. Se não bastasse isso, os inimigos estão bem melhores, com uma inteligência artificial muito mais desenvolvida.

Tudo isso recheado por gráficos excelentes e efeitos sonoros dignos de um Oscar. Podemos ver cada detalhe de diferentes cenários que passaremos (de desertos até grandes cidades). A iluminação e textura estão em um excelente nível, fora as animações dos personagens que também estão impressionantes.

O único senão do modo campanha talvez seja o seu final. A história de Call of Duty Modern Warfare foi tão bem construída que seu desfecho poderia ter sido melhor.

Mas é lógico que CoD não é só modo campanha. Não se preocupe, o modo online está todo lá para quem gosta também desta modalidade na franquia. Tem pra todos os gostos, desde os que prefiram os modos tradicionais até aos que querem se aventurar por novidades.

Gunfight – Um modo que gostei muito. Mapas bem pequenos, mas extremamente táticos onde duas equipes de 2 jogadores se enfrentam com as mesmas armas.

Ground Wars – Você gosta de jogar em galera? Aqui podemos jogar enter 10vs10, 20vs20 ou até mesmo 32vs32, com mapas bem grandes. Apesar da ousadia, podemos dizer que este tipo de combate não se encaixou muito bem ao ritmo de CoD. Lógico que era uma tentativa de se juntar a Battlefield no quesito de mapas grandes, mas ainda precisa de uma melhor adaptação dos mapas ao estilo do próprio jogo.

Modo de 6v6 – De novo um enorme acerto. A produtora voltou as raízes neste modo e deixou o combate mais dinâmico, se encaixando bem com todas as personalizações que podemos fazer em nossas armas e acessórios, sem falar nos Killstreaks que estão lá para nos ajudar sempre. Mas a grande novidade neste modo é o ciclo dia e noite, que torna tudo mais imprevisível, principalmente a noite quando somos obrigados a usar visão noturna, o que deixou a emoção do combate sensacional.

Spec Ops – o modo cooperativo também está presente e o mais legal é que trás uma narrativa paralela a história que vimos no modo campanha. A mecânica principal é a de combate em hordas, mas tudo isso feito em diversos tipos de mapas e uma variedade grande de missões.

Pode ser que o jogo original tenha sido muito mais revolucionário do que este de 2019, mas ao ter a ideia desta reimaginação, percebemos que ela deixou de ser um caça níquel e foi tratada com muita carinho e dedicação pela equipe de desenvolvimento.

Depois de deixar de lado no último game da série, podemos dizer que o modo campanha de Call of Duty: Modern Warfare é um dos melhores da série, nos mostrando que ainda pode sim se fazer boas histórias que tenham a guerra como pano de fundo. Já o modo online continua ótimo, principalmente em seu tradicional modo 6vs6.

Isso tudo mostra que Call of Duty: Modern Warfare não é só “Tiro, Porrada e Bomba” e sim um ótimo jogo FPS com um belo enredo de guerra.

 

Call of Duty: Modern Warfare

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • História
  • Missões variadas
  • Gráficos
  • Jogabilidade

Negativos

  • Ground Wars precisa melhorar
  • Último capítulo do Modo História

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo