Conheça 5 HQ’s que inspiraram jogos famosos

A verdade é que as HQ's sempre foram uma boa fonte de inspiração para os jogos eletrônicos desde a época do Atari.

Com as mídias de jogos eletrônicos e historias em quadrinhos crescendo mais a cada dia, não é novidade que ao longo dos anos muitos desses títulos foram parar nas telas de cinema, mas aqui listamos alguns dos melhores jogos que foram baseados em histórias em quadrinhos e talvez você não soubesse.

Já tivemos ótimas adaptações de HQ’s nos cinemas e seriados de TV, para o lado dos jogos as coisas estão um pouco devagar, recentemente alguns títulos receberam séries de TV como foi o caso de Castlevania e até The Witcher, que mesmo sendo baseado no Livro tem muitos elementos e algumas referências aos jogos da série. Mas o que alguns não sabem, é que os games tem se destacando com seu trabalho junto à mídia há muito mais tempo.

Não sabemos se é por conta de menores custos de desenvolvimento ou pela liberdade que há nos games, a verdade é que as HQ’s sempre foram uma boa fonte de inspiração para os jogos eletrônicos desde a época do Atari.

The Wolf Among Us

Esse jogo e inspirado nas HQ’s Fables: The Wolf Among us (O Lobo Entre Nós aqui no Brasil).

Tanto a HQ (fazendo parte da saga Fables, da DC/ VERTIGO) quanto o game se passam em um bairro onde quase todos os moradores são personagens das historias que conhecemos (lembrei-me de Once Upon a Time não sei por que).

Tudo começa quando um vilão conhecido como Adversário resolve reunir um exercito e atacar vários universos das fabulas que são supostamente interligados e passa a escravizá-los. Nisso, aqueles que conseguem escapar vêm para o nosso mundo e se disfarçam como humanos normais e criam um bairro para viver (cadê a Regina sendo a Rainha Má de novo?).

O Protagonista da historia e do jogo se chama Bigby Wolf, também conhecido como lobo mal (aquele mesmo da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos).

O jogo começa com Bigby tentando corrigir seus erros do passado e se tornando xerife de Fabletown. E durante todo o decorrer da historia você decide o que será feito e dependendo das suas ações poderá ou não ter conseqüências bem sérias.

The Wolf Among Us foi feito pela produtora Telltale Games, a mesma de The Walking Dead e disponibilizado para PS3, PS4, PSVita, Xbox 360, Xbox One, iOS e PC.

Scott Pilgrim

Antes de tudo precisamos entender a ordem:

Primeiro tivemos as HQ’s, depois os livros, depois iríamos ter os jogos, foi lançado o filme primeiro, e só após o filme tivemos o jogo do Scott Pilgrim.

Para quem não conhece, Scott é um rapaz de 23 anos que mora em Toronto no Canadá, ele é extremamente preguiçoso, com poucas contas para pagar, que dorme no sofá da casa de dois cômodos de um amigo gay (que inclusive Scott sempre o pega com vários rapazes diferentes pela casa) e toca baixo em uma banda de garagem chamada “Sex Bob-Omb”.

Para Scott sua vida era perfeita até começar a sonhar com uma garota misteriosa, que depois ele descobre ser Ramona Flowers uma entregadora de encomendas, porém a vida de Scott se complica quando se encontra com ela pessoalmente e descobre que seus sonhos com a misteriosa garota eram na verdade apenas o seu dia-a-dia e para poder ficar com ela, ele devera derrotar Liga dos Sete Ex-Namorados Malvados” formada como diz o nome, pelos sete ex-namorados(as) de Ramona.

Scott Pillgrim e uma obra de Bryan Lee O´Malley, o estilo do jogo lembra os famosos beat’n’up dos anos 80 e 90 que mistura de uma só vez música, quadrinhos, cinema e videogames, que contou com adaptação desenvolvida pela Ubisoft para os consoles PS3 e Xbox 360.

The Walking Dead

Assim como citado a cima em Scott Pilgrim, The Walking Dead também segue a mesma linha, primeiro sendo lançado como HQ, depois como seriado de televisão e após todo o sucesso foi lançado como jogo para os consoles.

No começo, a historia se passa na Geórgia, centrada em Rick Grimes, um oficial de policia da cidade. Também acompanhamos a trajetória de sua família e uma série de outras pessoas que se juntam para tentarem se manter vivos depois que o mundo foi infestado por uma praga zumbi misteriosa. Com o progresso da série, as personagens tornam-se mais desenvolvidas e suas personalidades são demonstradas (boas ou mas) sob a tensão de um apocalipse zumbi, especialmente a de Rick.

The Punisher

The Punisher (O Justiceiro em terras tupiniquins) teve duas versões de jogos, uma em 1993 no Mega Drive, uma em 2004 desenvolvido pela Volition, sendo considerado um jogo com bastante potencial relacionado a tiro e selvageria vingativa, misturando os estilos de tiro com elementos de furtividade, The Punisher nos permite matar todos os bandidos com o click de um botão alem de permitir utilizar o cenário para torturar e interrogar os adversários, assim como nas HQ’s e nos filmes.

O game foi disponibilizado para PC, Xbox e PS2.

Aliens vs Predator

Aliens vs Predator é um jogo de tiro em primeira pessoa lançada pela Rebellion Developments (a mesma equipe por trás do jogo de Atari Jaguar de 1994), foi publicado pela Sega para Microsoft Windows, PS3 e Xbox 360 com inspiração nas HQ’s da Dark Horse dos anos de 1990, o jogo seguia a mesma historia de Alien vs Predador que conhecemos hoje em dia por conta dos filmes.

Com muita ação e terror, você poderia escolher entre os dois personagens principais ou a possibilidade de escolher um soldado. Ambas as opções tinham um modo de historia para cada personagem (distintas e muito bem feitas), ou seja, você ganhava três narrativas com desenvolvimento, roteiro e finais diferentes para cada personagem.

Em 2010 foi lançada uma continuação que não agradou muito os fãs.


E você, se lembra de mais algum jogo ou HQ?

Deixo nos comentários e quem sabe ele aparece numa parte 2…

Sair da versão mobile