Cultura PopSéries

Os melhores desenhos da época JETIX

O canal Jetix ficou no ar entre fevereiro de 2004 e julho de 2009, mas ainda permanece na memórias de muitos fãs

Conhecido antes por Fox Kids, o canal surgiu em fevereiro de 2004, após Haim Saban (o mesmo criador de Power Rangers) e a News Corporation (dona da Rede Fox na época) venderem em julho de 2001 a rede para a The Walt Disney Company, que o renomeou para Jetix.

Na maior parte dos países que possuía o canal, formados pela América Latina e quase toda a Europa, o nome Jetix foi usado até 2009 quando foi mais uma vez alterado para Disney XD.

Nessa lista, vamos falar um pouco dos melhores desenhos que passavam no Jetix e que fizeram um grande sucesso na época para quem acompanhava o canal.

Code Lyoko

De produção Francesa, a série se passa em torno de Jeremy, Yumi, Odd e Ulricg, quatro adolescentes que estudam na Academia Kadic. Ao entrarem em uma fábrica abandonada, eles descobrem a humana virtual Aelita e viajam para LYOKO por meio de Scanners Virtualizadores para defender a Terra de um vírus digital que consegue vir para o nosso mundo chamado X.A.N.A.

Com o decorrer dos episódios, descobrimos que X.A.N.A foi criada por um antigo professor de ciências chamado Franz Hopper que também era pai de Aelita, e por esse motivo ele prende a filha no mundo virtual sem poder voltar para a Terra.

O grupo precisa se virtualizar através de três scanners que ficam na fábrica abandonada para defender as torres de controle em Lyoko, que funcionam como ponte para X.A.N.A ficar mais forte e atacar a Terra.

A missão dos três é ajudar Aelita a encontrar a torre ativada, entre as mais de 40 torres distribuídas pelos cinco setores de Lyoko: Glacial, Deserto, Floresta, Montanhas e a Quinta Região (o Setor 5), enquanto Jeremy se encarrega de detectar os monstros de X.A.N.A e guiá-los até as torres, pois ele e o único que não consegue ir para Lyoko.

Abertura original de Code Lyoko:

Com uma musica de abertura incrível, o desenho teve 4 temporadas regulares e uma 5 temporada conhecida como Code Lyoko Evolution que ao contrario das anteriores que mesclava animação em 2D e 3D, contava com cenas de live action (bem mal feita por sinal) e animação 3D, além disso, foi adicionado um novo personagem e trocado tudo que conhecíamos na historia, com um total de mais de 100 episódios.

Abertura da 5ª Temporada de Code Lyoko:

Yin Yang Yo

Assim como dito na abertura “Em um mundo de caos e de confusão, quem salva o dia são os dois irmãos”, nós já podemos esperar muitas loucuras.

O desenho conta a historia de dois irmãos coelhos que estudam artes marcias com seu avô, um panda ranzinza que no passado salvou o mundo das trevas.

Com poder e magia na jogada, é fácil resolver qualquer parada, e assim se baseia a historia.

Yin, uma coelha rosa, divertida e inteligente que vive sempre discutindo com o seu irmão. Sua habilidade é o uso da magia Woo Foo para lutar. Ela tem o poder de transformar as coisas com o chamado de “transformação” ou incinerar com o chamado “Yincinaration”, além de outras habilidades usando magia.

Yang, o irmão de Yin, um coelho azul com uma personalidade mais inconseqüente. É impaciente e também implica com a sua irmã. Ele possui uma espada de bambu que pode se transformar em varias armas orientais, além do poder de suas mãos crescerem com o punho.

Temos também o mestre Yo, mestre e avô dos dois irmãos. É retratado como um panda muito poderoso, mas hoje em dia rabugento e preguiçoso.

Os irmãos enfrentam de tudo no seu dia a dia, desde uma barata que se torna um dragão gigante, com uma pausa na luta para lavar a louça para sua mãe, até um galo nerd que tenta ser temido por todos para ganhar o coração de Yin.

O desenho teve 2 temporadas com 65 episódios e foi cancelada após a mudança do Jetix para Disney XD.

Dave, O Bárbaro

Imagine um rapaz de uns 20 anos extremamente forte, capaz de levantar uma casa, mas que tem medo de ratos e detesta violência. Este e Dave, o Bárbaro.

Tudo começa quando o rei e a rainha da terra de Udrogoth decidem ir embora para enfrentar vários perigos e deixam o comando do reino nas mãos de sua família.

Nisso temos o personagem principal, Dave que tem a missão de seguir a linhagem dos pais e se tornar um bárbaro de verdade. Medroso e muito sentimental, seu sonho mesmo e se tornar um cozinheiro.

Temos Candy, a princesa de Udrogoth irmã de Dave, que após seus pais viajarem para lutar contra o mal, deixaram-lhe a liderança do reino. É uma patricinha, louca por animais de pelúcia e compras, luta artes marciais e é muito vaidosa. Candy tem um quarto secreto cheio de roupas.

Fang é uma garota que, apesar de pequena, é muito briguenta. É sempre confundida com uma macaca, coisa que odeia, é irmã mais nova de Dave e usa vestes muito primitivas, idênticas à de um homem das cavernas.

Oswidge é o tio de Dave, Candy e Fang, ele é um mago, mas os seus feitiços nunca saem como o planeado, causando muitos problemas. Em um episódio, os pelos em seu ouvido dificultou tudo para os nossos heróis, mas deixou o episódio mais engraçado.

E pra mim a melhor personagem do desenho, depois de Dave, é Lola a Espada mágica de Dave, que fala pelos cotovelos (se ao menos tivesse um), irrita a todos e lança raios pelos olhos. Sempre pressiona Dave para agir de forma mais Barbara e menos erudita.

A animação conta com apenas uma temporada com 211 episódios, sendo cancelada após um detalhe muito importante. Na época surgiram vários boatos do personagem principal influenciar as crianças a “se tornarem homossexuais”, mas o diretor da animação disse que ele fez o desenho apenas para mostrar para as crianças que ajudar em casa não faz mal pra ninguém.

Pucca

E quem não se lembra dessa menina ninja muito fofa apaixonadíssima por Garu.

Mas você conhece a historia da Pucca?

A personagem principal se chama Pucca (Bboogga no oriente), e fica sobre proteção dos proprietários de um clube de arco e flechas chinês e de um restaurante, sendo considerados os deuses do lamen. Pucca está apaixonada por um ninja cujo nome é Garu (Garoo no oriente), que tenta desesperadamente evitar os avanços e investidas de Pucca. Embora o enredo das histórias sugira que Garu sente ódio de Pucca, parece que as manifestações amorosas de Pucca são erradas para o gosto de Garu, que tenta evitar toda esta afeição “desnecessária” a todo custo, mas sempre falha, pois ele realmente gosta muito dela.

Pucca tem origem Sul Coreana, foi feita no Canadá e roteirizada nos Estados Unidos.

A animação tem 3 temporadas com 195 episódios. No ano de 2018 a Disney soltou uma matéria que iria ter um live action da animação, mas até hoje não houve mais novidades.

Super Esquadrão dos Macacos Robôs

Super Robot Monkey Team Hyperforce GO (Nome original), se passa na cidade futurista de Shuggazom que vive sobre a ameaça do Rei Esqueleto. Nisso conhecemos Chiro, um garoto de 13 anos curioso que ao percorrer os arredores da cidade descobre um super robô abandonado. Ele resolve explorar dentro do robô e ao puxar uma alavanca acorda o Super Esquadrão de Macacos Robôs, um grupo de macacos que passaram por varias experiências e recebem partes robóticos para defenderem a cidade de varias ameaças. Chiro então descobre que como os macacos ele possui o poder primata.

No grupo estão:

    • Chiro Takash, um humano que descobre possuir o incrível poder primata.
    • Antauri – tem garras de energia. Era o líder do esquadrão antes de Chiro. Bem dedicado e nobre, ele é único personagem que morre na animação, mas após alguns episódios volta à vida.
    • Mr. Hal Gibson – tem mãos de furadeira. É o mais inteligente e cientifico do grupo.
    • Sparks – tem mega-imãs nas mãos. É o comediante da turma, mas leva a sério o seu trabalho. Apaixonado pela Nova.
    • Nova – seus punhos ficam maiores. É a única garota dos macacos. Embora seja a mais agitada e a mais durona, possui um grande coração.
    • Otto – suas mãos viram serras de energia. Costuma ser o mais atrapalhado e ingênuo do grupo.

Bem no estilo Power Ranges, cada membro do esquadrão tinha uma cor diferente e controlava um veiculo diferente que ao se juntar, formavam o Mega Robô.

Com estréia em 2004, conta com 4 temporadas e mais de 100 episódios, além de 3 episódios especiais em forma de filme.

Bônus:

Kid VS Kat

Esse desenho era a verdadeira teoria de que os gatos são alienígenas.

Em um bairro muito pacato morava Coop, uma criança que sonhava em ter um cachorro.

Um dia seu pai chega a casa com um gato roxo e muito carinhoso, até o primeiro momento. Logo a vida de Coop fica pernas pro ar, convencido de que o gato é um alienígena. A série envolve a constante batalha de Coop e seu gato Sphynx, que, na realidade, é um alienígena cibernético, o Sr. Gato que tenta conquistar o mundo.

E ai, conhece mais algum desenho eu você gostava muito no Jetix ?

• Confira a segunda parte desta série clicando aqui.

Deixe nos comentários.

Leo Gomes

Viciado em Power Rangers, Comida, Cultura Geek e programas culinários
Botão Voltar ao topo