Cultura PopHQ's

Bat-Família, você sabia que o Batman não é tão solitário assim?

Conheça um pouco da história dos membros mais famosos da Bat-Família

Durante muito tempo foi dito que o Batman trabalhava sozinho, ou então contava apenas com a ajuda do seu braço direito, o Robin.

Com o universo da DC sendo muito explorado nos filmes e series, conhecemos muitos outros personagens que ajudam o Homem Morcego na luta contra o crime e carregam o seu símbolo.

Ah, e antes que me esqueça, o termo Bat-família foi dado pelos fãs, não é um nome oficial da DC.

Bruce Wayne

Acredito que seja difícil alguém que não o conheça.

O chefe da família se tornou um super herói após a tragédia com seus pais, querendo combater o crime em Gotham e no mundo.

Após ver de perto o assassinato dos seus pais, o pequeno Bruce treinou em vários lugares e adquiriu vários habilidades, que foram aprimoradas por  vários mestres e assassinos pelo mundo. Graças a sua fortuna e seu conhecimento, ele tem acesso a tecnologias de ponta nas empresas Wayne, das quais muitas fazem parte de seu cinto de utilidades!

Podemos acompanhar toda a sua trajetória de infância na série Gotham.

Em algumas linhas do tempo alternativas e multiversos, quem morre é Bruce Wayne junto com sua mãe, nesse caso quem se transforma no cavaleiro é seu pai, Tomas Wayne.

Alfred Pennyworth

Alfred tem bastante peso no sucesso tanto do Bruce Wayne quanto do Batman.

Assim como podemos acompanhar na sua serie de mesmo nome PENNYWORTH, Alfred vem de uma longa linhagem de mordomos. Mas com o tempo ele se vê não pertencendo a essa linhagem de família e parte em busca do seu próprio caminho.

Trabalhando primeiramente com Thomas Wayne, descobrindo vários segredos na cidade de Gotham e depois como mordomo da família. De fato, alguns fãs concordam que Mordomo seria um tipo de disfarce de Alfred na luta contra o crime.

Alfred também foi responsável por cuidar de Bruce após a morte do Senhor e Sra. Wayne, servindo como figura paterna, educador, cozinheiro entre muitas outras funções (o engraçado é que com todo o dinheiro, nunca contratavam nenhum outro funcionário). Apesar de que em alguns momentos parecer que Bruce ignora os conselhos de Alfred, é fato de que ele o considera como uma das pessoas mais importantes em sua vida!

Dick Grayson

Eu acredito que Dick seja o personagem mais versátil e querido pelos fãs da Bat-familia.

Dick é nascido de uma família de acrobatas em um circo muito famoso. Durante uma apresentação, seus pais e irmãos são mortos em um roubo do Duas Caras no circo. Após isso o rapaz é adotado por Bruce Wayne, para que o jovem não sofra o mesmo que ele.

Dick então descobre o segredo do seu tutor e o convence a ajudá-lo no combate ao crime a fim de acabar com a raiva e seu desejo de vingança.

Mais tarde, acaba se tornando detetive em Bludhaven e se afastando de Bruce por não concordar com a opção de nunca matar, com isso, Dick acaba se tornando o Asa Noturna e vira o favorito da Bat-família pelos fãs. Dick então forma os Titãs com todos os ajudantes de super heróis da liga da justiça e se reconecta com Batman.

Algum tempo depois ele precisa assumir o manto do Batman, pois o mesmo ficou muito ferido após uma batalha e as pessoas iriam desconfiar se Bruce Wayne e Batman desaparecessem no mesmo momento.

Barbara Gordon

Assim como Dick Grayson, Barbara Gordon também já foi conhecida como outros nomes.

Em algumas linhas alternativas, a Batgirl se tornou a ajudante do Batman muito antes do Robin.

Filha de James Gordon, o comissário em Gotham, Barbara se tornou a Batgirl após encontrar um bat-rangue na rua. Adaptou sua roupa de ginástica roxa e amarela para combinar com a do morcego e começou a ir parra as ruas combater o crime apenas com a o Bat-rangue amarrado em um corda.

Depois de muitas tentativas do Morcego fazer a garota desistir disso, ele percebe que a menina tem muito potencial e então monta um cinto de utilidades e a presenteia para combater o crime ao seu lado.

Muitos anos depois, após um confronto com O Coringa, Barbara leva um tiro e fica paraplégica e se torna a Oráculo (falei desse caso no texto “Series e Filmes que você nem imagina que existem”, que é possível ler clicando aqui). Em algumas histórias ela recebe a cura e volta a atuar como Batgirl, um pouco mais sanguinária e sem medo de matar.

Selina Kyle

Uma das minhas personagens favoritas, tanto em animação, quanto nas HQs ou filmes (sim, eu gosto do filme Mulher Gato com a Haley Bary, ele é melhor que do Lanterna Verde).

Selena Kyle se torna ainda quando criança uma ladra nas ruas de Gotham, mais conhecida como A Gata. E não, ela não era órfã como na série Gotham, ela só tinha um certo apreço por jóias e ter o que não era seu.

Desde muito nova ela foi treinada pelos seus pais em ginástica olímpica, natação, dança e etiqueta, mais eles nunca souberam da sua vida dupla pelos telhados na noite.

Sempre com aquela velha historia de cão e gato – ou melhor, morcego e gato -, Selina já participou de muitos crimes e grupos de vilões, mais algum tempo depois sua relação de amor e ódio com o Batman ficou cada vez mais forte e ela acaba salvando sua vida por diversas vezes, ela é uma de suas “amigas” mais antigas, tendo até uma filha juntos.

Jason Todd

Jason Todd foi o segundo Robin a ajudar o Batman.

O rapaz também foi um órfão acolhido e treinado por Bruce após Dick se tornar o Asa Noturna. Muito chato e irritante (não sou eu que estou falando, e sim a Bat-família). Jason foi morto covardemente pelo Coringa, quando foi atacado com um pé de cabra e deixado para morrer lentamente.

Batman não conseguiu chegar a tempo e impedir o acontecido. Seis meses depois o rapaz ressuscitou após ser jogado dentro de um poço de Lázaro e se revolta quando descobre que o Batman não havia vingado sua morte. Ele então adota a antiga identidade do coringa (quando ele ainda era um comediante fracassado que foi fazer um assalto mal sucedido) e se torna o Capuz Vermelho, um assassino vazio com sede de sangue, que depois de muito tempo, se junta novamente a Bat-família após reencontrar sua alma no limbo, literalmente.

Kate Kane

Em algumas histórias ela é considerada prima do Batman, Kate aparece após Bruce Wayne sumir e ela ser chamada para tomar conta das indústrias Wayne.

Perdida e procurando seu caminho, Kate encontra a batcaverna e passa a combater o crime assim como seu primo, mas com o nome de Batwoman.

Porém, nas histórias originais, Kate se torna uma heroína após ser salva de um assalto pelo Batman. Ela se inspira no Cavaleiro das Trevas e com o dinheiro de sua herança e seu treinamento militar decide, também, defender sua cidade.

Damian Wayne/ Damian al Ghu

Considerado o melhor Robin após o Dick, Damian é filho biológico de Bruce Wayne e Tália al Ghu, filha do demônio e herdeira direta da liga dos assassinos (ela aparece na série Arrow, sendo responsável pelo seu treinamento e também se casando com o Arqueiro Verde).

Bruce não sabia de sua existência até o dia em que ele aparece em uma cena de crime batendo em vários bandidos.

Treinado pelo seu avo Ra´s AL Ghu, líder da liga dos assassinos (também conhecido como a Cabeça do Demônio por outros vilões), Damian não tem medo de matar ou chegar até os últimos limites. Ele se tornou o Robin ao lado de Dick Grayson e Barbara Gordon.

Damian também vestiu o traje de Asa Noturna quando Dick se torna o Batman.

Quando Bruce Wayne retomou seu posto como Batman e Dick de Asa Noturna, ele continuou por um tempo atuando como Robin ao lado de seu pai, se tornando o Batman depois de alguns anos.


E ai, tem mais algum grupo de super heróis que você gostaria de saber a historia?

Deixe nos comentários que em breve sairão mais textos sobre o tema.

Leo Gomes

Viciado em Power Rangers, Comida, Cultura Geek e programas culinários
Botão Voltar ao topo