fbpx
AnálisesPC

P.A.M.E.L.A. – Quando boas ideias são ofuscadas pela execução | Análise

P.A.M.E.L.A. é lindo, tudo é bem detalhado, por se tratar de um título SCI-FI é de se esperar encontrar leds e todo tipo de iluminação que as máquinas e dispositivos emitem.

Analisado no PC


P.A.M.E.L.A. é um jogo survival horror de mundo aberto com temática SCI-FI, foi desenvolvido e distribuído pela NVYVE Studios e lançado para PC em 18/06/2020

P.A.M.E.L.A. é uma AI criada para gerenciar e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de EDEN, uma cidade utópica. A AI é conectada as pessoas através do AARM, uma luva que cobre o antebraço dos cidadãos, o AARM permite que injeções sejam aplicadas em todas as pessoas, controlando a saúde dos indivíduos e prevenindo doenças.

Tudo ia muito bem em EDEN, até que os cidadãos foram infectados por algo, que os tornaram violentos, fazendo-os se virar uns contra os outros. Jogamos como um “Sleeper”, um dos poucos indivíduos que estavam em animação suspensa e não foram infectados, agora somos a última esperança de P.A.M.E.L.A. para achar uma cura para essa doença.

Começamos o jogo sendo acordados pela AI, temos um breve tutorial e já partimos para a sobrevivência. O sistema de sobrevivência é interessante, o AARM nos dá acesso ao inventario, habilidades e status do personagem, temos fome, sede, vida, podemos quebrar ossos, tudo é bem desafiador e embora possamos coletar vários itens no início, não é difícil morrer de sede após sair da área inicial.

P.A.M.E.L.A.

A temática e o conceito apresentados se encaixam muito bem com o gênero survivor horror. Como EDEN é uma cidade futurística que está em ruínas, iremos encontrar vários ambientes que estão sem ou com energia parcial, temos maquinas de venda, sistema de hacking, além de vários locais escuros que criam uma boa ambientação.

P.A.M.E.L.A. é lindo, tudo é bem detalhado, por se tratar de um título SCI-FI é de se esperar encontrar leds e todo tipo de iluminação que as máquinas e dispositivos emitem. O jogo não faz nada mal nesse quesito, todos os itens do cenário são bem detalhado e todo o ambiente possui efeitos de luz, sombras e reflexos. O único contra aqui é a repetição de modelos de objetos e inimigos, mas essa é uma questão que pode ser relevada pois estamos falando de um indie.

Infelizmente o jogo perde o seu brilho por causa do impreciso sistema de combate e principalmente pelos problemas com otimização.

O sistema de combate é bem travado e impreciso. Para começar, os inimigos podem aparecer aleatoriamente, até em locais que você acabou de passar e estavam limpos, por diversas vezes você ira errar e ao tentar atacar os inimigos, mas calma porque eles também vão errar ao te atacar, isso se antes os inimigos conseguirem chegar perto de você, pois não é difícil ver um ou outro infectado preso em itens ou esquinas pelo cenário. O problema é que esses erros fazem com que as lutas contra dois ou mais inimigos fiquem bastante difíceis e você acaba tomando dano que poderia ser evitado. Como estamos falando de um survivor horror onde itens são de certa forma limitados, você irá querer economizar recursos ao invés de gastar uma ou mais curas toda vez que o ataque errar o alvo, o sistema de combate é ruim e precisa melhorar.

P.A.M.E.L.A.

Se você viu os requisitos de sistema e ficou animado, pode espera, pois, para rodar o jogo com qualidade decente e frames estáveis, você irá precisar de uma máquina, com no mínimo o dobro dos requisitos recomendados.

Infelizmente P.A.M.E.L.A. sofre com vários problemas de otimização. Um desses problemas é o de memory leak, que faz a performance cair gradativamente com o passar do tempo de jogo. Outro fator a se notar é o de que o jogo chega a usar 80 a 90% do processador constantemente, ocasionando um aumento de temperatura indesejável, caso o usuário não possua um sistema de refrigeração adequado.

P.A.M.E.L.A. é um título com várias ideias e conceitos interessantes, mas que acabam sendo ofuscados pelos problemas apresentados. Atualmente eu prefiro não recomendar este jogo, caso você tenha se interessado eu recomendo esperar por atualizações que corrijam os problemas.

Confira o vídeo de gameplay de P.A.M.E.L.A.

P.A.M.E.L.A.

6.8

Nota

6.8/10

Positivos

  • Gráficos
  • Temática/Conceito diferenciado

Negativos

  • Falta otimização
  • Bugs
  • AI dos inimigos
  • Combate

Mostrar mais

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar