AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

ENDER LILIES: Quietus of the Knights – Chuva, chove sem parar | Análise

ENDER LILIES: Quietus of the Knights, misture metroidvania e souls like, adicione uma bela arte e uma excelente trilha sonora.

Analisado no PC


Este texto é uma atualização do conteúdo original de 20 de Janeiro de 2021 da edição de Acesso Antecipado do jogo.

 

ENDER LILIES é um RPG de ação, metroidvania com elementos souls like, desenvolvido pela Live Wire em conjunto com Adglobe e distribuído pela Binary Haze Interactive. O jogo está sendo lançado hoje 21/06/2021 para PC e Switch com versões confirmadas para Playstation 4|5 e Xbox One/Series S|X, previstas para mais tarde.

Misture metroidvania e elementos souls like, adicione uma bela arte e uma excelente trilha sonora. O resultado é um jogo com uma história interessante e um combate desafiador com aquela pequena dose de raiva e frustração que fazem você repetir, até passar daquelas batalhas mais difíceis. ENDER LILIES é um daqueles títulos que já impressionava mesmo antes de ser lançado.

ENDER LILIES Quietus of the Knights

O jogo conta a história de uma sacerdotisa e sua jornada para limpar o mundo da corrupção causada por uma chuva misteriosa que nunca para de cair. No início, a garota (sacerdotisa)a acorda sem nenhuma memória e logo é apresentada a um espírito de um cavaleiro que a empresta seus poderes e irá a acompanhar durante essa jornada. A história vai sendo contada a partir da exploração de mapas, coleta de itens e confrontos, a garota vai recuperando suas memorias sempre que purifica a corrupção de alguém.

A jogabilidade é semelhante a Salt and Sanctuary, Dead Cells e Blasphemous, ou seja, temos muita ação e plataformas em 2D com elementos “souls like”. Nada de ganancia, o jogador precisa decidir quando atacar e quando desviar ou aguardar, a quantidade de itens de cura é limitada e as habilidades secundarias também possuem um limite de ativações. Assim como em DarkSouls, existem pontos de salvamento onde é possível descansar para restaura os itens de cura e habilidades bem como equipar e melhorar itens e habilidades, mas fique atento, poise descansar também revive os monstros.

ENDER LILIES Quietus of the Knights

O sistema de combate é interessante, a maior parte dos inimigos (incluindo os chefes) possuem uma barra de energia abaixo da barra de vida, se você conseguir drenar essa barra o inimigo vai cair e ficar atordoado, aí é a hora de aproveitar e atacar com tudo. Essa barra de energia desce com ataques básicos, contudo algumas habilidades são especificas para essa mecânica, essas habilidades causam pouco dano na vida dos inimigos, porem causam muito dano na barra de estamina, cabe o jogador saber quando usar cada habilidade.

Os mapas são bem desenhados e a maioria possui múltiplas saídas, a exploração é interessante, mas eu tenho receio do backtracking ser um pouco excessivo. Como disse os mapas possuem vários caminhos, entretanto, a maioria desses é inacessível no início do game, conforme avançamos iremos conseguir habilidades que serão usadas para alcançar esses caminhos que ficaram para trás, por exemplo: duplo pulo ou quebrar barreiras. A questão é que praticamente todo cenário tinha um ou dois caminhos inacessíveis, particularmente eu não gosto deste tipo de mecânica, ainda mais quando tecnicamente eu teria de voltar em todos os mapas passados em busca de algum item ou parte da história, pelo menos existe um sistema de fast travel que facilita um pouco este backtracking.

ENDER LILIES Quietus of the Knights

O jogo é lindo, os cenários são muito bem detalhados e temos uma atenção especial aos planos de fundo, com artes muito bem feitas, vários efeitos de sombra e luzes deixando cada cenário incrível e único.

A trilha sonora é excelente, não existem vozes, o que temos é uma incrível mistura de música “clássica” com um fundo de chuva e água criando uma ambientação sensacional. A trilha está disponível para ser adquirida separadamente e o pacote traz cerca de 50 músicas por um preço razoável.

ENDER LILIES: Quietus of the Knights é muito bom e apesar de não ser fã deste estilo, eu tive uma ótima experiência. O jogo está saindo do acesso antecipado hoje dia 21/06 e a versão 1.0 expande baste a experiência, introduzindo novas áreas, chefes e segredos. O preço cobrado é um pouco salgado, contudo a diversão é garantida, assim eu recomendo este título a todos que gostem do estilo metroidvania e a todos que procuram por um bom desafio, este vale a pena jogar.

Página do Steam | Twitter

Confira neste vídeo o gameplay do Early Access de ENDER LILIES: Quietus of the Knights:

ENDER LILIES: Quietus of the Knights

9.5

Nota

9.5/10

Positivos

  • Gráficos
  • Trilha Sonora
  • Jogabilidade

Negativos

  • Pode ter excesso de backtracking
  • Preço

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo