Loop Hero – Tenha sorte ou morra tentando | Análise

Loop Hero é um daqueles jogos que fazem você se apaixonar já nos primeiros “loops”, contudo a lua de mel é curta

Analisado no PC


Loop Hero é um RPG roguelike de estratégia e cartas, desenvolvido pela Four Quarters e distribuído pela Devolver Digital. Foi lançado em 04/03/2021 e atualmente está disponível somente para PC.

Loop Hero é um daqueles jogos que fazem você se apaixonar já nos primeiros “loops”, contudo a lua de mel é curta, pois após algum tempo de jogo você descobre que é totalmente refém do fator RNG.

A premissa é diferente e tentadora, aqui o mundo foi aprisionado, jogado nas sombras e todas as memorias foram apagadas por um ser maligno chamado “Lich”, nosso herói é o encarregado de tentar reconstruir e restaurar o mundo e suas memorias. Para concluir essa missão o jogador terá de acompanhar o herói por aventuras em caminhos circulares, enfrentando criaturas, coletando recursos e sempre dependendo da sorte para um final feliz.

O título tem uma abordagem diferente e dá ao jogador somente o controle parcial da situação. O mapa e o caminho são gerados de forma aleatória, o jogador pode planejar quais cartas o deck será composto, como e onde colocar as cartas no mapa, criando objetivo, oportunidades e perigos para o herói, também é possível equipar os itens adquiridos durante o caminho e pausar o tempo para o planejamento. Todas as ações de movimentação e combate são realizadas de forma automática, não é possível escolher qual inimigo atacar ou quando defender, é aqui que você começa a ficar refém dos sistemas de RNG do jogo.

O jogo tem uma pitada de RPG com construção de bases, mas na minha opinião os elementos rogue não caem bem para este game, mas deixa eu explicar melhor. Inicialmente é praticamente impossível passar dos chefes, você terá de coletar recursos durante os loops e retornar a base para construí-la e liberar melhorias. As melhorias da base pedem uma quantidade enorme de recursos e são necessários vários loops para consegui-los, é possível retornar para a base a qualquer momento do loop, se você o fizer enquanto o herói estiver em cima do bloco da fogueira, todos os materiais serão recolhidos, se voltar fora deste bloco só é possível salvar 60% dos itens e caso você morra somente 30% é salvo.

O progresso é lento, você irá perder um bom tempo nesse “grind” (coletando itens e aprimorando a base), tudo isso para ser vítima do sistema de RNG e elementos rogue. Não importa o quão bom é seu deck, ou se você esta naquele loop perfeito, pois no final das contas o que manda é a sorte para se conseguir itens com bons atributos.

É extremamente frustrante você perder um bom tempo, só para entrar em um loop e ter de depender da sorte, além de faltar muito balanceamento. Eu tive péssimas experiências, onde eu conseguia bons itens no início e depois simplesmente eles paravam de vir, outras vezes em loops avançados, onde eu conseguia um item bom e os outros todos comuns, ou pior, várias vezes onde tive de encerrar loops prematuramente porque simplesmente o jogo não me dava itens com qualidade suficiente para progredir.

Além deste problema com o RNG o jogo é bastante lento o que não ajuda em nada quando se tem um sistema baseado em repetição. A velocidade máxima é 2x, mas mesmo assim tudo é demasiadamente lento, principalmente na parte de combate o que acaba deixando o jogo enjoativo após algumas horas. Com tudo sendo baseado em repetição, ter mais opções de velocidade como, 5x ou até maior seriam bem-vindas.

Apesar dos problemas o jogo é viciante e na minha opinião grande parte do que me fazia voltar a jogar era a pixel art bem-feita e a trilha sonora contagiante. Os gráficos são simples e toda a arte é feita em um pixel art que remete aos RPGS old school, não temos muitos detalhes, mas a arte é cativante. A trilha sonora é um show à parte, as músicas são divertidas e te dão aquele embalo para enfrentar o sistema de RNG, a trilha está sendo vendida separada e definitivamente vale a pena compra-la.

Loop Hero é divertido e diferente, mas seus sistemas de RNG podem fazer com que o jogo fique frustrante e repetitivo. O ritmo é lento, o grind é alto e a sorte é pouca, este não é um titilo para todo mundo, por estes motivos eu prefiro recomenda-lo somente para quem gosta e tem bastante paciência para lidar com elementos roguelike e RNG.

Confira neste vídeo de gameplay o início de Loop Hero:

Sair da versão mobile