AnálisesPC

Loop Hero – Tenha sorte ou morra tentando | Análise

Loop Hero é um daqueles jogos que fazem você se apaixonar já nos primeiros “loops”, contudo a lua de mel é curta

Analisado no PC


Loop Hero é um RPG roguelike de estratégia e cartas, desenvolvido pela Four Quarters e distribuído pela Devolver Digital. Foi lançado em 04/03/2021 e atualmente está disponível somente para PC.

Loop Hero é um daqueles jogos que fazem você se apaixonar já nos primeiros “loops”, contudo a lua de mel é curta, pois após algum tempo de jogo você descobre que é totalmente refém do fator RNG.

Loop Hero

A premissa é diferente e tentadora, aqui o mundo foi aprisionado, jogado nas sombras e todas as memorias foram apagadas por um ser maligno chamado “Lich”, nosso herói é o encarregado de tentar reconstruir e restaurar o mundo e suas memorias. Para concluir essa missão o jogador terá de acompanhar o herói por aventuras em caminhos circulares, enfrentando criaturas, coletando recursos e sempre dependendo da sorte para um final feliz.

O título tem uma abordagem diferente e dá ao jogador somente o controle parcial da situação. O mapa e o caminho são gerados de forma aleatória, o jogador pode planejar quais cartas o deck será composto, como e onde colocar as cartas no mapa, criando objetivo, oportunidades e perigos para o herói, também é possível equipar os itens adquiridos durante o caminho e pausar o tempo para o planejamento. Todas as ações de movimentação e combate são realizadas de forma automática, não é possível escolher qual inimigo atacar ou quando defender, é aqui que você começa a ficar refém dos sistemas de RNG do jogo.

Loop Hero

O jogo tem uma pitada de RPG com construção de bases, mas na minha opinião os elementos rogue não caem bem para este game, mas deixa eu explicar melhor. Inicialmente é praticamente impossível passar dos chefes, você terá de coletar recursos durante os loops e retornar a base para construí-la e liberar melhorias. As melhorias da base pedem uma quantidade enorme de recursos e são necessários vários loops para consegui-los, é possível retornar para a base a qualquer momento do loop, se você o fizer enquanto o herói estiver em cima do bloco da fogueira, todos os materiais serão recolhidos, se voltar fora deste bloco só é possível salvar 60% dos itens e caso você morra somente 30% é salvo.

O progresso é lento, você irá perder um bom tempo nesse “grind” (coletando itens e aprimorando a base), tudo isso para ser vítima do sistema de RNG e elementos rogue. Não importa o quão bom é seu deck, ou se você esta naquele loop perfeito, pois no final das contas o que manda é a sorte para se conseguir itens com bons atributos.

Loop Hero

É extremamente frustrante você perder um bom tempo, só para entrar em um loop e ter de depender da sorte, além de faltar muito balanceamento. Eu tive péssimas experiências, onde eu conseguia bons itens no início e depois simplesmente eles paravam de vir, outras vezes em loops avançados, onde eu conseguia um item bom e os outros todos comuns, ou pior, várias vezes onde tive de encerrar loops prematuramente porque simplesmente o jogo não me dava itens com qualidade suficiente para progredir.

Além deste problema com o RNG o jogo é bastante lento o que não ajuda em nada quando se tem um sistema baseado em repetição. A velocidade máxima é 2x, mas mesmo assim tudo é demasiadamente lento, principalmente na parte de combate o que acaba deixando o jogo enjoativo após algumas horas. Com tudo sendo baseado em repetição, ter mais opções de velocidade como, 5x ou até maior seriam bem-vindas.

Loop Hero

Apesar dos problemas o jogo é viciante e na minha opinião grande parte do que me fazia voltar a jogar era a pixel art bem-feita e a trilha sonora contagiante. Os gráficos são simples e toda a arte é feita em um pixel art que remete aos RPGS old school, não temos muitos detalhes, mas a arte é cativante. A trilha sonora é um show à parte, as músicas são divertidas e te dão aquele embalo para enfrentar o sistema de RNG, a trilha está sendo vendida separada e definitivamente vale a pena compra-la.

Loop Hero é divertido e diferente, mas seus sistemas de RNG podem fazer com que o jogo fique frustrante e repetitivo. O ritmo é lento, o grind é alto e a sorte é pouca, este não é um titilo para todo mundo, por estes motivos eu prefiro recomenda-lo somente para quem gosta e tem bastante paciência para lidar com elementos roguelike e RNG.

Confira neste vídeo de gameplay o início de Loop Hero:

Loop Hero

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Diferente
  • Trilha Sonora
  • Preço

Negativos

  • Muito farm
  • Enjoativo
  • Lento
  • Desbalanceado
  • Refém do RNG

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo