AnálisesPlayStationXbox

MLB The Show 21 – Um outro patamar para jogos de esportes | Análise

Game consegue a maior imersão gráfica que já vimos em jogos de esportes.

Analisado no PlayStation 5


Para quem não está familiarizado, é lógico que jogar um game de Beisebol deve ser um pouco estranho.

O jogo muito popular entre os americanos, alguns países da América Central e no Japão, chegou ao Brasil por volta de 1850 e, bem diferente do que muitos acham, essa introdução foi feita pelas mãos dos americanos, só mudando quando os japoneses chegaram por aqui em 1908.

Eu, apesar de ser fã de futebol, sempre adorei alguns esportes americanos e o Beisebol sempre esteve entre eles. A arte de um rebatedor tentar vencer um arremessador sempre me deixou eufórico e ouvir o narrador gritando Home Run (quando o rebatedor consegue mandar a bola para fora da área do jogo) era sempre uma emoção a parte.

Porém, mesmo para um país que não conhece muito do esporte, MLB The Show 21 acabou chamando a atenção pois, além do jogo chegar também para a nova geração de consoles, é o primeiro jogo da Playstation Studios a chegar ao Xbox, o que mexeu muito com os ânimos dos fãs das duas plataformas.

E não é pra menos, o jogo produzido pela Sony San Diego é tudo o que a liga é realmente, um espetáculo. Tudo feito com muito capricho, seja nos estádios, nos jogadores e na simulação de um jogo de verdade.

E é pelo último quesito que quero começar essa análise. Não tem como deixar de falar do tremendo trabalho que a Sony San Diego fez, trazendo para o mundo, na minha opinião, um dos melhores jogos de esportes da atualidade. O jogo está entre as melhores simulações de esportes em games e vai deixar qualquer um que goste de beisebol, com muita vontade de voltar todos os dias para continuar o campeonato ou até mesmo para jogar uma partida apenas.

O primeiro ponto positivo do jogo é que eles pensaram nos novatos que estariam sendo apresentados ao Beisebol através do game. Logo no começo somos levados a um tutorial completíssimo onde nos ensina as principais jogadas do esporte. Lá, você terá sempre opções de dificuldade: uma para principiante (onde tudo é muito mais automatizado), intermediário (onde você já passa a ter que se dedicar um pouco mais aos movimentos dos jogadores) e por último o Profissional (onde é tudo manual e você controla sua equipe da forma que achar melhor, sendo assim muito mais desafiador).

A forma deste aprendizado é bem natural e depois que você escolhe que tipo de jogo você quer, o game se adapta automaticamente a dificuldade que o jogador achar melhor. Mas o melhor de tudo é que indiferente de qual escolher, a diversão continuará a mesma.

O modo mais conhecido está lá novamente, o Road to the Show, onde mais uma vez criamos nosso personagem e tentamos ir galgando degraus para chegar ao estrelato. Houve algumas mudanças para a edição deste ano: o modo está menos RPG do que antes, mas a imersão no mundo da Major League Baseball é muito maior do que antes, principalmente nos momentos antes e depois das partidas. Ahh, um detalhe interessante, neste modo existe uma simulação dos jogos onde só presenciamos as partes onde nosso personagem realmente participa da partida. Isso é bem legal, já que uma partida no MLB The Show 21 pode durar mais ou menos 1 hora de duração.

Apesar de muitos modos de jogo, são 14 ao total, podemos dizer que todos tem desempenho muito satisfatório, sempre ressaltando o preciosismo nos pequenos detalhes. Um dos mais legais desta edição é o modo de criação de estádios, muito completo e muito competente.

Já em termos de mecânica tivemos também algumas mudanças. O arremesso por exemplo agora é decidido através de um “desenho” que você realiza com o analógico do controle. Pode parecer estranho nas primeiras vezes, mas depois que se pega o jeito, fica muito melhor do que apenas apertar o botão do controle.

Outra grande mudança está na defesa, onde temos agora mais controle neste quesito com a mecânica de quick time events e deu uma emoção a mais quando vemos uma bola ir lá perto do muro e até conseguimos salvar um Home Run.

É bom deixar claro que aqui na redação, nós jogamos MLB The Show 21 em um PlayStation 5 e mesmo sabendo que ele é um jogo cross-gen, é na nova geração que estão as melhorias mais surpreendentes.

A primeira já vemos assim que o game começa, os gráficos. Sim, é o jogo onde eu obtive a melhor imersão gráfica em se tratando de jogos de esportes. A qualidade gráfica é apresentada principalmente nos jogadores, mas você fica impressionado no decorrer do jogo, sendo em uma rebatida, uma corrida entre bases ou mesmo na viagem da bolinha para fora do estádio.

Cada estádio, cada jogador, tudo feito com muito detalhe que você identifica com muita facilidade e te coloca lá dentro junto com os principais jogadores da Liga.

Como jogamos no PS5, podemos testar como o Dualsense iria se sair, e a resposta é boa. A resposta do feedback háptico é excelente. Conseguimos identificar facilmente até a mão em que o nosso jogador recebe uma bola, sentindo isso na “reação” nos lados do controle.

Outro ponto que não podemos deixar de citar são os 60 frames por segundo. Se muitos jogadores já gritam quando um jogo não tem os 60fps, imagina em jogos de esportes, onde isso realmente pode influenciar nos gráficos graça a velocidade em que os movimentos se dão. Pois bem, o jogo tem sim 60fps e isso torna, de verdade, o jogo muito mais fluido para aqueles que estão do lado de cá da Tv.

Lógico que existem sim alguns problemas. A maioria está relacionada com gráficos nos detalhes do estádio. É aí que faltou aquele capricho na qualidade gráfica para tirar um 10. Infelizmente isso ocorre em todos os estádios e também no público, algo bem recorrente também em outros jogos de esportes. A parte de áudio também poderia ser melhor e deixou a desejar, principalmente se compararmos com a parte gráfica.

Mas volto a dizer, MLB The Show 21 é na minha opinião o jogo mais imersivo de simulação de esportes. Além disso, ele foi pensado para jogadores de todos os tipos e o game se adapta a dificuldade que o jogador melhor preferir. Isso faz com que MLB 21 seja uma porta de entrada para gamers que não conhecem esse esporte. A pena é que realmente o brasileiro não se importa muito com Beisebol, mas, se posso dar um conselho, e você gosta de jogos de esporte, dê uma chance para esse. Pode valer muito a pena.

MLB The Show 21 está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X | S e Xbox One.

MLB The Show 21

8.3

Nota

8.3/10

Positivos

  • Qualidade Gráfica
  • Imersão e realismo
  • Dificuldade dinâmica
  • Bons Modos de jogos

Negativos

  • Detalhes de estádio mal feito
  • Falta de grandes novidades
  • Som

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo