Huntdown – Uma caçada incrivelmente divertida | Análise

Huntdown é simplesmente incrível, o jogo é divertido, a arte é linda e a trilha sonora é sensacional

Analisado no PC


Huntdown é um shooter 2D de plataforma desenvolvido pela Easy Trigger Games e distribuído pela Coffee Stain Publishing, foi lançado em 12/05/2020 para PS4, Switch, Xbox One e PC com exclusividade temporária na Epic Games Store. Com o acordo de exclusividade vencido, o jogo chegou em 12/05/2021 nas plataformas Steam, GOG e recebeu versões mobile para iOS e Android.

No estilo dos clássicos Metal Slug e Contra, Huntdown chega trazendo uma arte 16 bits animal e tiroteios frenéticos embalados por uma excelente trilha sonora. Este é um daqueles jogos que você joga do início ao fim com um sorriso de orelha a orelha.

Em Huntdown as nações entraram em colapso e agora tudo é controlado por grandes corporações. A população sobrevivente tem apenas duas opções, trabalhar e obedecer às normas de uma dessas grandes corporações ou entrar para o mundo do crime se aliando a alguma gangue. Entre a população existem os que não querem escolher nenhum dos lados, esses só se aliam a quem pagar mais, caçadores de recompensa com o único objetivo de caçar alvos (Huntdown).

Nessa caçada você irá enfrentar um inferno de balas e apesar de ser um shooter “correr e atirar” nem sempre é a melhor opção. A jogabilidade é interessante e adapta um pouco dos shooter tradicionais com um sistema de cover. Diferente dos clássicos populares onde é possível atirar em todas as direções, aqui só é possível atirar para os lados, ou seja, para acertar inimigos em pisos superiores e inferiores é preciso chegar até o mesmo andar em que eles se encontram. Para ajudar o jogador a se proteger enquanto passa pelos andares, o jogo introduz um sistema de cover, sendo possível e necessário se proteger atrás de objetos e aberturas pelo cenário.

Não pense que estas limitações tiram a graça de tudo, o jogo é incrivelmente divertido. Os modos de jogo são separados entre história e arcade, no modo história é possível jogar as partidas tranquilamente e ao mesmo tempo acompanhar uma história de fundo, o modo arcade é um pouco mais frenético, onde a única coisa que importa é a pontuação. Para embarcar nessa caçada é possível escolher entre 3 personagens distintos, cada um deles possui uma arma diferente que altera a jogabilidade, além disso o jogo tem uma atenção especial as falas, com dublagens únicas para cada personagem.

Na melhor pegada dos filmes de ação dos anos 80, o visual impressiona desde o início, com uma bela arte no estilo 16-bits criando aquela nostalgia. Os cenários são incríveis, com belos planos de fundo únicos e cheio de pequenos detalhes, os modelos de personagens e armas também não ficam para trás, mas o que mais achei interessante foi a atenção aos detalhes nas telas de carregamento e introdução, principalmente quando estamos no início, dentro do carro conversando com um NPC. Da para notar que os desenvolvedores capricharam e levaram o formato no limite, quem cresceu jogando os clássicos do gênero deve se preparar para uma bela dose de nostalgia.

Para acompanhar o incrível visual e te embalar no tiroteio temos uma trilha sonora excelente que pode ser adquirida separadamente. O sintetizador foi muito bem usado, as músicas são muito boas e seguem o estilo techno, os efeitos sonoros são legais com cada arma possuindo um som próprio e temos uma atenção especial aos efeitos do cenário. A cereja do bolo aqui é a dublagem, cada personagem possui falas únicas, eles vão reclamando e dizendo frases de efeito dependendo da situação, os inimigos também falam, com uma voz padrão para inimigos comuns e dublagens únicas para os chefes.

Huntdown é simplesmente incrível, o jogo é divertido, a arte é linda e a trilha sonora é sensacional, fazia tempo que eu não me divertia tanto jogando um shooter de plataforma. Os desenvolvedores acertaram em todos os detalhes, é sem dúvidas que Huntdown pode ser considerado como uma das referências do gênero.

O preço é bastante camarada e eu recomendo este título para todos, especialmente para os fãs dos clássicos do arcade. Para ficar ainda melhor opte por adquirir o jogo via Steam, pois esta caçada pode ser feita em co-op local e o título possui compatibilidade com a Steam Remote Play.

Confira o início do gameplay e Huntdown:

Sair da versão mobile