AnálisesPCPlayStationXbox

Maid of Sker – Quando até o silêncio dá medo | Análise

Apesar de um ritmo lento, jogo é muito competente.

Analisado no PlayStation 5


Um dos gêneros que mais recebe jogos ultimamente, sem dúvida é o de terror/horror. Nesse mar de jogos, temos Maid of Sker e vamos discutir aqui se realmente o jogo merece um selo de destaque entre muitos.

Maid of Sker foi produzido pela Wales Interactive e traz como protagonista Thomas Evans, que recebe uma carta de seu grande amor, Elizabeth, descrevendo o perigo que está correndo e que precisa de sua ajuda.

Depois de uma viagem de trem, chegamos em South Wales no País de Gales, onde se encontra o lugar central desta história, o Sker Hotel, que está localizado em um belo lugar, mas ao chegamos, percebemos que mais parece a casa dos horrores dessas que encontramos em parque de diversões.

Maid of Sker

A partir daí, nossa missão é explorar o Sker Hotel, na tentativa de encontrar pistas que nos levem a Elizabeth, uma cantora, como sua mãe, que iria ser a estrela do show de reabertura do hotel.

Para quem não sabe, a história é inspirada nos contos de RD Blackmore de Laura Done e para sabermos mais dela durante o jogo, teremos que ir encontrando os vários gramofones e partituras onde há muitos áudios que devemos ouvir e assim sabermos dos detalhes da trama.

Todo o enredo do jogo é baseado em música, mesmo que de certa forma ele não seja tratado de forma tão direta, mas, com o decorrer do jogo, percebemos que a música, os sons e até mesmo o silêncio fazem parte da estrutura do game. Um detalhe importante, o jogo conta com 2 finais, sendo que um deles só é liberado caso encontre todos os itens.

Maid of Sker

Para quem espera vários estilos de gameplay, aí temos o primeiro lado negativo. Apesar de termos várias situações de perigo durante o jogo, não há combate. Toda essa parte, teremos que usar estratégias de stealth.

Mas há uma explicação para isso, nossos inimigos usam máscaras horríveis que acabam tirando a visão deles e, assim, temos que “apenas” não chamar a atenção, sendo que, para isso, basta tapar a respiração e se manter agachado. Mas calma, lógico que não será tão fácil assim, já que diversos fatores, como a poeira, por exemplo, vão nos fazer tossir (e muito), e isso pode nos denunciar facilmente. Além disso, podemos também usar uma pequena esfera que gera um som capaz de atordoar nossos inimigos, chamada de Modulador Fônico.

Maid of Sker

Mas tudo isso acaba sendo frustrante quando percebemos que apenas isso já resolve 95% dos problemas, nos cansando facilmente deste tipo de jogabilidade. Existe sim, em casos bem específicos, uma pequena mudança, mas nada que faça mudar o ritmo do jogo.

Mas, lógico que o game não se resume apenas a stealth. Durante nossa jornada pela mansão/hotel, teremos que achar diversos objetos (como chaves) e resolver vários puzzles, para continuar progredindo.

Já em relação ao visual de Maid of Sker, é bom deixar claro que jogamos em um PlayStation 5 e sim, o jogo recebeu um incremento visual bom nos consoles da nova geração. Podemos escolher entre 2 opções: o modo Fidelidade, que faz o jogo correr a 4K e 30fps e o modo Performance, onde o jogo corre a 1440p e a 60fps. Em ambos, o jogo corre bem, sem grandes problemas. Nós aqui na Gamers preferimos jogar grande parte do jogo no modo performance, mais por causa do 60fps.

Maid of Sker

Apesar de gráficos simples, se comparados com outros jogos desse gênero, com certeza é em sua direção de arte que o jogo tem o seu maior ponto positivo. O interior do Hotel é bem feito e o jogo de luz e sombra traz todo um clima de horror para nossa imersão.

Em relação ao áudio, o jogo é bem competente, com uma trilha sonora que deixa muito jogo e até filmes grandes deste gênero para trás. Além disso, os sons do ambiente e de respiração, foram muito bem captados e usados inteligentemente no game.

Um detalhe muito importante para nós é que Maid of Sker tem localização para nossa língua, com menus e legendas em Português-BR, mas encontramos pequenos erros na tradução do jogo, mas que não afeta em nada a compreensão da trama.

Maid of Sker

Maid of Sker é um jogo competente no que se propõem e trás uma atmosfera de terror e horror muito bem feita. Peca em seu ritmo e talvez em mais estilos de jogabilidade e batalha.

Mas, com certeza nesse mar de jogos deste estilo, sim, vale muito a pena dar uma chance a Maid of Sker, já que, com toda certeza, você vai passar medo… muito medo.


Maid of Sker

7.7

Nota

7.7/10

Positivos

  • Ambientação
  • Som / Trilha sonora
  • Direção artistica
  • História

Negativos

  • Ritmo lento
  • Jogabilidade
  • Dificuldade de obter intens
  • Puzzles

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo