Blood Bowl 3 | Impressões do beta fechado

Antes de começar quero deixar claro que este é um título ainda em desenvolvimento, portanto muita coisa pode mudar até o lançamento da versão final.

Testado no PC


Blood Bowl 3 é o novo título da série Blood Bowl, o jogo está com data prevista para esse ano e será lançado para PC, Switch PlayStation e Xbox. Nós tivemos o acesso ao beta e já posso adiantar que o novo jogo traz diversas mudanças e muitas delas não vem para melhor.

Para quem não conhece, Blood Bowl é um jogo de tabuleiro que faz uma sátira e adapta o futebol americano para um jogo de turnos, com temática baseada no universo de fantasia de Warhammer. Blood Bowl foi adaptado para o mundo digital e está chegando na sua terceira “versão” que será lançada no decorrer do ano, essa nova versão está sendo baseada nas regras da versão de tabuleiro lançada em 2020 e infelizmente muitas mudanças não combinam bem com um jogo digital.

Antes de começar quero deixar claro que este é um título ainda em desenvolvimento, portanto muita coisa pode mudar até o lançamento da versão final.

Vamos lá, vou começar pelo melhor que são os gráficos e a customização. Em comparação com os outros títulos, Blood Bowl 3 chega com novos modelos de personagens e gráficos bastante superiores. Tudo está com um visual mais atual, os estádios estão bem melhores, as animações estão fluidas, mas o melhor são os novos modelos de personagens e as várias customizações disponíveis. Mesmo ainda estando em desenvolvimento o jogo está bonito e não faz feio, porem isso já era esperado, pois estamos falando de seis anos desde que Blood Bowl 2 foi lançado.

Ao entrar na sua primeira partida você irá se deparar com a nova interface e é aqui que os problemas começam. Os jogos mais antigos tinham uma interface simples e limpa, o novo jogo chega com uma interface nova que é extremamente carregada e confusa, com vários ícones pequenos e cores claras demais. A interface acaba se misturando com o campo e com os jogadores, ficando difícil de se entender o que está acontecendo.

Se a nova interface não ajuda, as novas regras também não são amigáveis. Como disse mais acima, Blood Bowl 3 é baseado nas regras de Blood Bowl (2020) e pelo que parece os desenvolvedores tentaram deixar o jogo mais parecido com o de tabuleiro, só que estamos falando de um jogo digital e muitas regras e ações não combinam com a velocidade do jogo no PC.

As novas regras trazem várias alterações, mas a principal que já se nota desde o início é a mudança nas ações e movimentação. Basicamente agora é preciso declarar a ação antes de movimentar o personagem, caso o mova sem declarar, aquele personagem ficará impossibilitado de realizar ações durante o restante do turno. É preciso lembrar que praticamente todos os jogadores estão acostumados com as regras antigas e você acaba desenvolvendo uma memória muscular de mover e depois realizar a ação.

Essa mudança pegou muita gente de surpresa e o jogo não te explica nada, mas isso não é tudo. Algumas ações como passar a bola, agora contam como ações únicas que só podem acontecer uma vez por turno, ou seja, todos os personagens estão bastante limitados na quantidade de movimentos possíveis por turno, o que acaba deixando o jogo mais longo e tedioso. As novas regras não combinam muito bem para um jogo digital e Blood Bowl 3 acaba perdendo a fluidez encontrada nos outros jogos.

Como disse mais acima o novo jogo chega com melhorias gráficas e estas incluem novas animações, contudo este é um ponto que é interessante e ao mesmo tempo enjoativo. O lado positivo é que as animações estão melhores e chegam em maior variedade, o lado negativo é que elas acontecem basicamente para tudo, desde uma simples corrida até um takedown. O problema encontrado aqui é que, enquanto uma animação está acontecendo o jogador fica impossibilitado de realizar qualquer ação e como o relógio não para, você acaba perdendo de 3 a 5 segundos para cada movimento que realizar. O excesso de animações acaba ajudando o jogo a perder fluidez e as partida começam a ficar chatas depois de algum tempo de jogo.

Quando o assunto é bugs, a versão beta de Blood Bowl 3 veio recheada. Como estamos falando de um closed beta é normal encontrar problemas, mas muitos bugs interferiam diretamente na jogabilidade, com ações acontecendo de maneira automática, jogadores que ficam presos e não se movimentavam e até quadros no campo de jogo que ficavam inacessíveis. Durante os testes eu sofri alguns crashes, mas como disse essa é uma versão beta e com certeza os problemas serão corrigidos.

No final o beta Blood Bowl 3 não me impressionou, os personagens e modelos estão sim mais bonitos, porem as novas regras em combinação com péssima interface e o excesso de animações, fazem com que o jogo perca fluidez e fique lento demais. Por todos estes motivos, se a versão final não for ajustada, eu vou preferir continuar jogando Blood Bowl 2, pois afinal este é um caso onde “mexeram errado no time que está ganhando”.

Sair da versão mobile