Necromunda: Hired Gun – Doom encontra Warhammer 40k | Análise

Necromunda: Hired Gun possui algumas inconsistências e escolhas duvidosas

Necromunda: Hired Gun é um fps de ritmo acelerado desenvolvido pela Streum On Studio, distribuído pela Focus Home Interactive e lançado em 31/05/2021 para PC, PlayStation e Xbox.

Em um gênero consolidado por Doom, Wolfenstein e Serious Sam, Necromunda chega trazendo uma ambientação fantástica e o mesmo ritmo de correr e atirar, porem falta carisma nessa mistura e o título pode acabar sendo esquecido.

Situado no universo de Warhammer 40K, neste título você irá encarnar a pele de um caçador de recompensas em uma das Hive City (cidade colmeia) de Necromunda (um dos mundos colmeia do universo de Warhammer). A história é bem fraca, basicamente temos um caçador de recompensas a procura de um alvo, algumas coisas irão acontecer nessa busca, mas no geral não temos nada de interessante e a história e seus personagens são completamente esquecíveis.

A jogabilidade é um mix do tradicional encontrado em outros jogos do gênero, temos um tiroteio de ritmo acelerado, finalizações, duplo pulo, podemos correr por paredes e utilizar um arpão. Nosso personagem possui modificações corporais que dão vantagens táticas e todas essas podem ser escolhidas e substituídas. Também temos a companhia de um amigo canino, um “dogão” que pode ser chamado de tempos em tempos para nos auxiliar no combate.

O diferencial aqui é que ao contrário dos outros jogos, onde as vezes é melhor utilizar as coberturas espalhadas pelo cenário nas situações mais difíceis, Necromunda te incentiva a botar a cara e partir para cima dos inimigos, no melhor ritmo, tiro, porrada e bomba, pois causar dano e realizar eliminações restauram vida e garantem munição.

A ambientação é muito boa e os gráficos são legais, quem é fã de Warhammer, terá a oportunidade de ver como é uma Hive City por dentro. Os cenários são gigantes com muito a ser explorado, você irá passar por forjas, instalações, dutos e esgotos, sempre com uma temática futurista industrial e é claro, com muito sangue espalhado por todos os lados. Os personagens seguem a mesma linha dos de Warhammer, espere encontrar por armaduras e corpos modificados de toda forma possível.

Os gráficos são bons, os cenários possuem vários detalhes e uma boa iluminação, os personagens e armas também tem seus detalhes e diferenças, o único ponto negativo aqui é a ocasional falta ou erro de texturas que acontece de tempos em tempos.

A trilha sonora é boa, mas precisa ser ajustada. Necromunda é embalado por heavy metal em conjunto com tiros, gritos e explosões, as musica são boas e efeitos sonoros são ok e além destes, temos vozes que incluem várias falas de inimigos. No geral a trilha sonora é boa, contudo, todas as vozes são muito baixas, fato que é facilmente notado em cutscenes e diálogos.

Necromunda: Hired Gun é um indie e assim como a maioria dos jogos independentes, o título provavelmente teve um orçamento limitado, o que pode ter forçado algumas escolhas na jogabilidade e a falta de otimização em algumas partes.

Como nada é perfeito Necromunda possui algumas inconsistências e escolhas duvidosas. Começando pela jogabilidade, o jogo traz um arsenal interessante com customização de armas, porem o jogador precisa escolher o que levar em cada missão e independente da missão, você é forçado a sempre levar a pistola inicial que não pode ser modificada, o que acaba diminuindo a quantidade de armas disponíveis. A mira precisa é estranha, mesmo sendo um fps acelerado, em certas situações será necessário mirar com mais precisão e aqui você irá se deparar com uma mira que é lenta e totalmente descalibrada do tradicional hip fire, jogando com teclado e mouse eu não consegui configurar de forma confortável e o jeito foi acostumar. Além desses problemas, o jogo sofre da falta de otimização, quedas de frames e travamentos em algumas áreas e isso aconteceu com certa frequência mesmo jogando com no SSD e com um PC bastante acima dos requisitos recomendados.

No final Necromunda: Hired Gun é um jogo que diverte principalmente quem é fã do gênero, o título chega com uma bela ambientação e a tradicional jogabilidade recheada de tiro, porrada e bomba, mas infelizmente a história e os personagens são fracos e não temos nada de novo ou inovador, por isso este é um título que pode acabar sendo esquecido. O preço cobrado é justo, este é um título que eu posso recomendar a todos que gostem de fps com ritmo acelerado ou aos fãs de Warhammer que se interessem por este gênero, do contrário é melhor esperar por uma promoção.

Confira neste vídeo o gameplay de Necromunda: Hired Gun:

Sair da versão mobile