AnálisesPCPlayStationXbox

Tour de France 2021 – Pedalando sem sair do lugar | Análise

Tour de France 2021 tem uma boa jogabilidade, mas peca e muito em novidades e gráficos.

Analisado no PlayStation 5


O ciclismo sempre foi uma das modalidades mais nobre dos esportes, e tem no Tour de France, a sua mais importante competição anual. Os maiores ciclistas de rua tentam chegar a última etapa do tão desafiador evento em primeiro lugar.

Para quem não conhece o evento (o que eu duvido muito), o Tour de France é disputado deste 1903 por cerca de 23 dias em mais de 21 etapas, todas contra o relógio. O trunfo maior é sempre para quem fica com a “camiseta amarela”, que é o vencedor, mas há outros ganhadores também, como para os sprinters e para os escaladores.

Tour de France 2021

Tour de France 2021, o jogo, é uma produção da Cyanide Games e distribuído pela Nacon e traz algumas poucas novidades em relação aos anos anteriores.

De cara, nos deparamos com a reprodução muito bem feita das 21 etapas da corrida oficial e traz alguns elementos bem legais para quem deseja dar uma chance ao game.

É sempre bom frisar, que Tour de France 2021 está muito mais para um simulador do que para um jogo simples de corrida. Sim, para se ter sucesso, além de pedalar com muita sabedoria, será preciso saber se comunicar com seus companheiros de equipe.

Tour de France 2021

No começo podemos escolher um ciclista e sua equipe e a partir daí começarmos a enfrentar todos os desafios que o jogo propõe.  Quando começamos a pedalar, já podemos ver realmente a parte mais legal do jogo, a fidelidade do traçado. Os lugares, as subidas, descidas, os penhascos e as vilazinhas são muito bem representadas durante o trajeto que fazemos e, por alguns instantes realmente parece que estamos ali a disputar roda com roda o melhor lugar no pelotão.

Não basta apenas pilotar sua bike não. O grande desafio do jogo é saber dosar sua energia e realmente saber gerir seu esforço. Aí entra a parte de se ter realmente uma estratégia para conseguir um bom lugar. Veja bem, não adianta sair como um alucinado pois no final você não terá “fôlego” suficiente para continuar na frente do pelotão.

Tour de France 2021

Para controlarmos nossas energias, temos 2 barras com que temos que nos preocupar, a do Ritmo e o da Cadência. A partir daí você pode ir vendo como seu ciclista está se saindo e controlá-lo da melhor forma. Para melhorar um pouco a performance, podemos obter umas barrinhas de gel para melhorar um pouco esses dois atributos.

Em termos de jogabilidade, pouca coisa mudou dos anos anteriores, sendo que a mais importante é que agora podemos decidir por qual camiseta queremos lutar: a amarela (classificação geral), a camiseta de bolinhas (melhor corredor em etapas de montanha) ou a camiseta verde (melhor sprinter).

Como dissemos anteriormente, não adianta tentar conquistar sozinho a glória. Saber dar as ordens corretas a sua equipe pode fazer muito a diferença.  Com isso você prepara sua equipe para aquele sprint final que vai determinar a vitória ou a derrota de seu ciclista. Ahhh, aqui vai outro ponto positivo, a boa IA do pelotão.

Tour de France 2021

Entre os modos de jogo, temos o My Tour, que permite criarmos um evento do jeito que acharmos melhor. Ou seja, a partir de todas as etapas disponíveis, podemos escolher a ordem e quantas etapas acharmos melhor. É algo bem bacana, já que há um número considerável de corridas para escolher. Além disso, podemos escolher as equipes que irão participar da prova e até mesmo os ciclistas, podendo optar inclusive por lendas passadas.

Além do My Tour, podemos jogar etapas isoladas e outras corridas ao redor do planeta. Temos também o modo Pro Team, onde assumimos o papel de gestor de uma equipe pequena com o intuito de participar dos grandes eventos.

Se você for novato no jogo, não se preocupe, Tour de France 2021 tem um sistema de treino muito bom nos ensinando como pilotar nossa bike da melhor forma possível. Talvez a única coisa que falte nos treinamentos seja um melhor ensinamento na condução de uma equipe e de como criarmos uma melhor estratégia para cada tipo de prova que encontraremos no jogo.

Tour de France 2021

O cuidado que tiveram com a recriação do circuito infelizmente não se traduz nos gráficos. Se comparamos com os anos anteriores, veremos que não tivemos grandes evoluções. Mas há algo de muito frustrante, todos os ciclistas, pasmem, tem o mesmo rosto, ou seja, são totalmente idênticos. As paisagens por onde passamos também tem muitas falhas, principalmente em suas texturas. E olha que aqui na Gamers & Games, tivemos o privilégio de jogar em um Playstation 5.

Outro ponto a se destacar, mas que não é uma novidade, é que o jogo não tem localização para nosso idioma. Isso é um reflexo da popularidade que o ciclismo tem em relação aos jogadores, mas quem sabe isso mude em breve.

Tour de France 2021

Tour de France 2021 ainda é um jogo mais para um nicho de mercado, mas que apesar de não receber muitas melhorias se comparado as versões anteriores, mostra que fez bem a lição de casa e é com certeza um excepcional simulador. Se não nos apegarmos muito a gráficos, veremos que ele transmite muito bem a sensação de uma disputa de pelotão o que faz que nos esforcemos ao máximo pra chegar em primeiro lugar e ostentar a camiseta amarela no lugar mais alto do pódio ao chegar na Champs-Élysées.

Confira este vídeo de gameplay de Tour de France 2021:

Tour de France 2021

6.5

Nota

6.5/10

Positivos

  • Boa Inteligência Artificial
  • Jogabilidade
  • Recriação do trajeto original

Negativos

  • Gráficos
  • Poucas novidades
  • Sem localização

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo