Road 96 – Uma aventura simples com momentos divertidos | Análise

Road 96 é um jogo de aventura e narração desenvolvido e distribuído pela Digixart e lançado em 16/08/2021 para PC e Nintendo Switch.

Analisado no PC


Road 96 é um jogo de narrativa “procedural” que proporciona uma divertida aventura onde o jogador tem liberdade de escolhas durante a sua jornada. Essa liberdade está presente na primeira jogatina, mas infelizmente é no “new game+” onde o jogo revela sua verdadeira face, pois é aqui que descobrimos uma história bastante linear, onde as maioria esmagadora das decisões pouco importam para o desenrolar dos acontecimentos da história.

Sem spoilers, a história se passa à poucos dias das eleições em “Petria”, um país que se encontra sobre o controle de um governo corrupto e opressor, com uma economia em declínio onde os cidadãos são proibidos de sair do território nacional sem uma autorização. As eleições podem ou não mudar o futuro dessa nação e o jogador irá acompanhar essa história de fundo, sobe o ponto de vista de diversos protagonistas que nada mais são do que jovens que estão tentando chegar à “Rota 96”, uma estrada que leva a altamente vigiada fronteira.

A trama é bastante simples e não possui nada de impressionante, contudo a jornada até o fim tem seus momentos divertidos. Para chegar à Rota 96 o jogador poderá escolher entre vários meios de transportes, você pode pegar o ónibus, um taxi, pegar carona ou até roubar um carro. Cada uma das escolhas irá te levar para encontros diferentes e é preciso tomar cuidado com as escolhas, pois é necessário gerenciar a energia e o escasso dinheiro, pois a falta de um desses pode fazer a sua jornada acabar precocemente.

O ponto alto da jogatina são alguns encontros que proporcionam algumas experiências divertidas e outras que te fazem pensar se a melhor saída é realmente escapar dessa nação ou se é melhor lutar para um futuro melhor. O ponto baixo são alguns encontros que não tem a menor lógica e a história principal, esta que infelizmente é bem rasa e linear, pouquíssimas decisões influenciam no final do jogo e a maior parte dos personagens é extremamente estereotipado, o que me levou a crer que essa jornada parece muito com uma “propaganda ideológica”.

Os gráficos são bem simples e a arte é cartoon, não temos detalhes mas a palheta de cores foi bem usada e por isso é possível observar algumas vistas interessantes. A trilha sonora é aonde o jogo acerta, são diversas músicas que combinam perfeitamente com a temática do jogo, é possível encontrar e adquirir fitas que podem ser usadas para tocar algumas das músicas durante o jogo. Se você gostar, é possível adquirir a trilha sonora separadamente e mesmo não sendo fã do estilo musical escolhido eu tive uma experiência agradável.

No final Road 96 é um jogo agradável durante a primeira jogatina, mas infelizmente esta é uma aventura bastante linear e você não terá diversas opções se decidir tentar outras rotas. O preço cobrado é ok pelo que o jogo entrega, esta é uma aventura que eu prefiro recomendar somente para quem é apaixonado por este gênero de aventura “point’n click”, do contrário é melhor esperar por uma promoção.

Confira no gameplay o primeiro episódio de Road 96:

Sair da versão mobile