AnálisesPCXbox

Microsoft Flight Simulator – Simulação nas alturas | Análise

Microsoft Flight Simulator mostra que sim, simuladores podem ser, além de realistas, muito divertidos.

Analisado no Xbox Series X


Antes de começar essa análise, é bom sempre comentar que aqui vamos tratar da versão do Microsoft Flight Simulator que saiu recentemente para Xbox Series X e Xbox Series S. Aqui na nossa redação, jogamos o simulador em um Series X.

Para quem não me conhece, vale ressaltar que minha paixão por aviões vem desde que nasci. Meu pai trabalhou por mais de 40 anos no Aeroporto Internacional de Viracopos, inclusive fazendo parte do antigo D.A.C.

Tive o privilégio, de inúmeras vezes estar pertinho daquelas máquinas, que até hoje sou apaixonado, seja o do antigo Electra ou dos mais modernos como o Boeing 737 MAX 7.

E, como um antigo fã de simuladores de aviões, agora tenho a frente o Microsoft Flight Simulator. Mas não estive sozinho nesta jornada não. Gostaria de agradecer ao Ewerton Zanuzo, profundo conhecedor do jogo, mas acima de tudo, meu “consultor” para assuntos relacionados a aviação e graças a ele pude comparar até onde a realidade e a simulação do jogo nos levava, mas posso adiantar que foi bem para as alturas.

Depois deste checklist feito, hora de embarcarmos nessa análise, colocar os flaps em modo de decolagem, manetes em potência máxima e partiu…

A primeira coisa que percebemos quando o Microsoft Flight Simulator abre no Xbox Series X é o quanto bonito ele está rodando, mesmo que realmente tenha perdas em relação ao PC.

Mesmo assim, o trabalho da Assobo Studios foi excelente deixando o game com a resolução 4K, mas com travados 30fps. Apesar de limitada em seu fps, podemos notar que na maior parte do tempo isso não incomoda, apenas em alguns momentos que percebemos algum problema com aliasing, mas que para a maioria das pessoas será imperceptível.

O sistema de iluminação dinâmica só ajuda a termos mais e mais imagens deslumbrantes dentro do jogo. Em relação ao mapa, o game utiliza imagens de satélites do Bing Maps e daí são reconstruídas em modelos 3D. O ponto negativo, por conta disso, ainda fica por conta das cidades. Tirando algumas cidades selecionadas, que ganharam packs especiais, na maioria das cidades vemos ruas, prédios e algumas edificações tendo uma resolução baixa e, em muitas vezes, nem representa fielmente como esperaríamos.

Mas quando falamos nos aviões, isso muda de figura. O jogo nos fornece uma boa gama de aeronaves, desde as mais simples até os mais sofisticados que temos hoje em dia.

O melhor de tudo isso fica por conta de sua fiel representação, seja externa ou interna, por isso podemos afirmar que o trabalho do estúdio foi intenso. Cada parte do avião está representada de forma estupenda.

E foi aí que me diverti muito. Ao “sentarmos” na cabine, eu tinha a mão, todos os instrumentos do avião. Podia mexer desde o rádio, manetes, iluminação, flaps e uma enormidade gama de coisas. Realmente, e digo isso com propriedade, pude fazer um checklist completo antes de realmente levantar voo.

Aumentar a potência dos motores através das manetes e esperar o controlador de voo me dar autorização para a corrida de decolagem é algo sensacional. Poder, logo após a decolagem, puxar a alavanca para recolher o trem de pouso, poder mexer no piloto automático e curtir a viagem, são coisas que escrevo para mostrar tudo o que você realmente pode fazer neste Microsoft Flight Simulator. E não são poucas coisas não. Tudo o que um piloto faz dentro de um avião, você pode e tudo de uma forma até certo ponto tranquila e fácil.

Outra coisa que notamos também foi o comportamento de cada avião e até nisso o jogo nos surpreendeu. Cada um deles tem seu jeito de condução e particularidade para manobras, seja em voo ou seja até mesmo em solo.

O som também é outro caso a parte. Tudo muito caprichado e para aqueles que conhecem, podem sentir a diferença de um motor para o outro, ou até mesmo quando diminuímos a potência de um deles.

Mas não se preocupe, se você é novato no assunto, fique sabendo que o jogo tem uma série de acessibilidade para quem não quer largar o controle do videogame. Com as assistências ligadas você pode fazer de tudo para que possa se divertir apenas em fazer coisas mais básicas e curtir a paisagem.

A alteração de visualização (interna e externa) como para acessar o menu de opções são bem fáceis e intuitivos, principalmente para quem já está acostumado a usar programas em Pcs.

Além disso, há um modo de treinamento, que indico e muito, pois é a partir daí que você vai entender mais e mais das mecânicas da aviação e de como proceder tanto o pouso quanto a decolagem. Com isso você vai recebendo pontuação e assim aperfeiçoando todas essas manobras.

Outro modo bem legal é o de você escolher alguns lugares icônicos para fazer um voo de reconhecimento. Nestes lugares você com certeza vai ver os melhores gráficos do jogo. Vale muito a pena voar em todos essas maravilhas do mundo.

Mas, com certeza o mais prazeroso é você voar em modo livre, escolher de onde vai levar voo e daí traças o seu para onde você quiser. Você pode usar as condições e horas locais, o que torna ainda mais realistas as condições de voo e dá até para ver o verdadeiro trafego aéreo naquele lugar.

Não quer realidade? Sem problemas, você pode escolher o que achar melhor: horário, condições climáticas e tantas outras coisas que levaríamos horas aqui falando disso.

Mas onde pousar? Não se preocupe, todos os aeródromos estão presentes no jogo, seja aqueles pequenos aeroclubes ou os mais imponentes aeroportos internacionais de todo o mundo.

Mas há alguns pontos que temos que salientar. Apesar do ótimo trabalho que a Assobo Studios fez neste porte de Microsoft Flight Simulator, em alguns momentos sentimos que o Hardware está sendo usado em seu máximo, ocasionando alguns soluços na imagem. Apesar de isso acontecer poucas vezes, acaba ficando um pouco chato.

Como dissemos anteriormente, o uso dos menus, apesar de fácil, é totalmente voltado como se estivéssemos mexendo com teclado e mouse. Nesse quesito, talvez, pudesse ter tido algumas mudanças mais significativas.

Um ponto curioso, até mesmo para você não se preocupar, saiba que não vai explodir seu avião. Isso mesmo, o jogo não deixa você fazer isso, mesmo se querer. Ao errar uma das aterrisagens, passei por meio de várias arvores e casas e nada aconteceu. Até é compreensível, mas é estranho, com certeza.

Já quase aterrissando este review, podemos dizer que sim, vale muito a pena jogar Microsoft Flight Simulator no Xbox Series X. O jogo está com gráficos excelentes e mesmo com as assistências ligadas, só o fato de poder subir seu avião aos céus já é um ponto de diversão muito acima do normal.

Também vale dizer que Microsoft Flight Simulator está de graça para aqueles que assinam o Xbox Game Pass.

Então, agradecemos por voar com a Gamers & Games e te esperamos em um próximo voo.

Microsoft Flight Simulator

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Gráficos
  • Modelagem dos aviões
  • Realismo na simulação
  • Acessibilidade
  • Eventos

Negativos

  • Alguns problemas de performance
  • Interface para PC

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo