AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

WRC 10 – Um bom simulador, mas para quem gosta | Análise

WRC 10 mais uma vez se mostra um simulador de Rally bem consistente, mas insiste em algumas falhas.

Analisado no PlayStation 5


Hoje vamos falar do jogo de rally WRC 10, uma franquia que veio ao longo dos anos se aperfeiçoando a cada lançamento. O game foi produzido pela KT Racing e publicado pela Nacon. Então, pega sua balaclava, afivele seu cinto de segurança e senta a bota no pedal do acelerador.

Se você gosta de simulador de corrida offroad, então está no lugar certo. WRC 10, vem pra comemorar o 50º aniversário dos rallys pelo mundo e te convida a fazer parte dessa história jogando com carros lendários e revivendo grande momentos das corridas.

O game conta com os carros mais modernos da atual temporada como: Lancia Delta do Grupo A, Alpine A110, Volkswagen Polo R, Citroën Xsara WRC, carros do grupo B e, lógico, contando as doze provas oficiais do mundial de rally, entre elas: Ypres Rally, Rally da Croácia, Rally da Catalunha e Rally da Estônia, que para deixar bem claro, é a minha preferida por ter duas etapas rápidas.

Quem fez a pré-encomenda do jogo ou quer comprar a versão mais top, vai ganhar os carros: Subaru Impreza do Colin McRae de 1997 e o Mitsubishi Lancer Evo V de 1998, de Tommi Mäkinen, carros que não estão na versão mais simples do game.

Vale sempre lembrar que qualquer jogador vai se animar e muito com a montanha de conteúdos que chegarão durante o ano.

Pra você que é novato com certeza irá curtir desde os primeiros minutos de jogatina, com muito conteúdo, que vão desde a escolha do carro até o treino, esse por sua vez é muito útil para você ir pegando as manhas do game.

O jogo traz como carro chefe o tradicional modo carreira, então vamos falar um pouco mais dele agora:

Depois que você já jogou algumas corrida para treinar e começar a pegar o ritmo do jogo no modo carreira, você vai começar a montar a sua própria equipe e a partir daí gerir ela da melhor forma possível, escolhendo o piloto e o copiloto, lembrando que nesse ano foi adicionada uma mulher para ser sua copiloto ou até escolher o carro que você vai correr. Não pense que será uma tarefa fácil, administrar os dias da sua agenda, como testes, treinos, treinos da equipe, corrida de aniversário ou até mesmo o descanso (merecido), exigirá muito esforço, inteligência e habilidade.

Depois de começar no modo carreira, se você jogar bem e se dedicar bastante, conseguirá ir do modo júnior até as corridas mais famosas dos rallys sem algum problema. E entre o descanso nas competições, você pode usar o editor para mudar as cores do seu carro.

Dentro do modo carreira ainda tem o “Ponto de Habilidade”, que simplesmente faz com que você ganhe pontos nas corridas para usar na compra de melhorias, que vão desde simples ajustes na sua “fama” ou até mesmo fazer ajustes mais elaborados para deixar seu carro bem equilibrado, como otimizar o turbo, fazer com que gaste menos pneus ou dar uma resistência a mais no motor ou carroceria para absorver mais os impactos.

Falando em pneus, vale lembrar que o game faz um papel muito importante em avisar que os pneus estão errados para essa corrida. Pode parecer uma besteira, mas isso ajuda e muito na hora da escolha.

Além disso, WRC 10 conta com outros modos de jogo como o “Partida Rápida”, onde você pode criar um evento personalizado, uma etapa e até a escolha do carro. Dentro dessa categoria, temos Etapas Especiais de 2021, Aniversário e Extras, onde você pode competir em uma grande série de eventos das temporadas passadas.

Já o modo “Temporada”, como o próprio nome diz, é onde você joga uma temporada, podendo escolher se vai ser curta, média, longa ou realista.

No modo multijogador, você pode escolher entre “Clubes”, “Multijogador Online” e Copiloto, onde você participa como membro de uma equipe para jogar um simples evento ou até mesmo uma etapa completa.

No modo Desenvolvimento de Habilidade, você vai poder jogar os “Desafios”, aqui você aceita um desafio com um carro pré-selecionado e dentro dele você faz treinamentos, manutenção e vai desbloqueando outros desafios conforme vai batendo os tempos.

Gosta de se sentir livre, então o seu modo é o “Área de Testes”, onde pode dirigir de forma livre, na madrugada, no meio-dia, no anoitecer e pode escolher qualquer configuração para seu carro.

Mas a Nostalgia nos toma quando jogamos o “Modo 50º Aniversário”. Sim, pra mim o melhor modo do jogo em WRC 10, onde você pode jogar os mais inesquecíveis rallys de todos os tempos, começando desde o primeiro em 1973 onde você corre com o Alpine A110 “Berlinette” e jogar o Rally da Catalunha de 2019 com o Toyota Yaris.

Como dissemos, o jogo tem vários modos para poder se divertir, mas, como um simulador, temos que falar também sobre sua jogabilidade.

De cara, podemos afirmar sem medo que a jogabilidade é bastante realista, principalmente quando existem as mudanças de terreno de terra para cascalho ou asfalto e neve. Ali dá para perceber que cada terreno conta com pneus próprios e por essa razão, temos que sempre estar atentos a esse detalhe.

Uma dica importante é que pilote pelas diversas estradas do WRC10, mas fique na pista! Tenha certeza que qualquer tentativa de cortar caminho ou sair da pista por algum motivo, vai fazer você encontrar pedras no caminho, literalmente, o que danificará seu carro (os danos são visíveis), bem como perder um tempo precioso.

Um destaque positivo que agradou bastante, principalmente  para os pilotos iniciantes, foi a possibilidade de ressurgir na pista. Ou seja, caso o jogador se perca, e isso acabe fazendo você ficar um tempo parado na faixa fora da pista, ao apertar triangulo e segurar por alguns segundos o carro volta automaticamente para a pista e  continua do ponto que parou.

Apesar de algumas falhas, os efeitos sonoros é um ponto pra se dar um destaque bastante positivo, destacando o som do cascalho e das pedras batendo no assoalho do carro, que dão um efeito ultra realista à jogatina.

Aqui na Gamers & Games, jogamos o WRC 10 no PlayStation 5, e o seu controle, o DualSense, se saiu muito bem nos testes, porém, mesmo para quem já tem uma certa prática em jogos de simulação de corrida, podemos dizer que é bem difícil jogar com o câmbio manual, dado o extremo realismo dos terrenos e carros do jogo.

O ideal realmente é jogar com volante o WRC 10. Isso é bem demonstrado até mesmo nas telas de espera, onde existem diversas ‘propagandas’ da FanaTec.

Mas o jogo conta com vários pontos negativos que temos que ressaltar aqui, como o travamento imagem durante o jogo.

Outro detalhe foi falta de uma melhor atenção do jogo com a velocidade, que se mantem à 65, 70Km/h mesmo com o carro patinando ou derrapando para fazer uma curva fechada, onde é claramente perceptível que o carro está não está nessa velocidade.

Outro detalhe negativo diz respeito a capotagem, que mesmo com os avanços da física e dos gráficos, ainda parece muito ‘mecânica’, por outro lado, diferentemente de outros simuladores de corrida, os danos no carro são visíveis.

Outro quesito que nos incomodou foi que o nível de dificuldade intermediário, que não apresentou mudanças na dirigibilidade do nível anterior, o que frustra um pouco por ser um simulador.

Como você pode perceber, WRC 10 acaba sendo um jogo feito para um nicho dentro dos games, principalmente aqueles que gostam de simuladores.

O jogo é bem difícil, principalmente se você for novato e ainda não tem muito contato com esse tipo de game, o que vai te exigir uma curva de aprendizado mais longa.

Apesar de o DualSense ter se saído bem nos nossos testes, sem dúvida nenhuma o WRC 10 é feito para o uso de volante e será assim que você vai se divertir mais.

Agora, se você se encaixa neste tipo de jogador, tenha certeza que vai se divertir muito, principalmente com os diversos modos, em especial o “Modo 50º Aniversário”.

Confira neste vídeo de gameplay o WRC 10 em ação no PS5:

Análise feita por Marcelo Luis e Ewerton Zanuzo.

WRC 10

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Vários Modos de Jogos
  • Gráficos
  • Modo Carreira
  • Muitos Carros

Negativos

  • Física ruim
  • Travamento da imagem
  • Dificuldade do jogo
  • Precisava de um polimento maior

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo