Tiny Tina’s Wonderlands – Mais Borderlands com uma pitada de D&D | Análise

Tiny Tina's Wonderlands é inspirada na DLC Tiny Tina's Assault on Dragon Keep lançada para Borderlands 2 em 2013

Analisado no PC


Tiny Tina’s Wonderlands é um RPG de ação e tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Gearbox Software e publicado pela 2K Games. O jogo foi lançado em 25/03/2022 e está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, XBOX Series X | S.

Inspirada na DLC Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep lançada para Borderlands 2 em 2013 que também foi lançada no formato standalone em 2021. Tiny Tina’s Wonderlands traz a continuação desta história, este novo jogo mistura toda a fórmula de Borderlands com RPG de mesa, o resultado é um divertido tiroteio recheado de humor que infelizmente carrega as mesmas falhas e problemas encontrados em outros jogos da série.

Como dito acima, este novo título mistura a fórmula dos outros jogos da série com RPG de mesa, então esqueça toda a trama dos outros jogos e prepare-se para um mundo cheio de magia. Aqui a Tiny Tina será a mestre dessa aventura e o jogador entra no papel de um iniciante no universo dos RPGs de mesa, você terá de criar seu personagem e partir para tentar derrotar o “Dragon Lord”.

A jogabilidade continua no mesmo estilo tradicional da série, este continua sendo um jogo de tiro em primeira pessoa, porém temos algumas adaptações que introduzem o tradicional encontrado nos RPG. A primeira mudança vem logo no início onde é preciso criar o seu personagem, aqui além de customizar a aparência é preciso escolher uma das 6 classes disponíveis e distribuir pontos de estatística e habilidade. Outra adição que muda completamente a jogabilidade é a introdução do “overworld map”, que nada mais é do que um mapa que representa uma mesa de RPG, este mapa é utilizado para se deslocar entre as áreas, você não precisa lançar dados para andar e é possível encontrar alguns eventos aleatórios. Para completar a experiência as granadas foram trocadas por magias e tivemos a introdução de armas específicas para combate corpo a corpo.

Tiny Tina’s Wonderlands – O pé de feijão Tangledrift

Essa é uma aventura divertida e quem já jogou RPG de mesa vai dar boas risadas. O jogo apela bastante para o humor, os personagens são cativantes e a Tina como mestra é uma tagarela que muda de opinião e improvisa a história e objetivos constantemente. A experiência solo é divertida e para melhorar ainda mais o jogo possui crossplay entre PC, PlayStation e Xbox.

No quesito gráficos o título tem uma temática diferente mas não impressiona. Tina’s Wonderlands foi feito com a mesma engine usada nos outros jogos da franquia e possui o mesmo estilo gráfico, algo que fica evidente visto que vários modelos de personagens são cópias dos encontrados na DLC que deu origem ao jogo. Claro que não estamos falando de um jogo de 2013 e sim de 2022 e por isso os gráficos estão bem melhores, as texturas estão bem mais detalhadas e os efeitos de sombra e iluminação foram bem feitos, mas não espere por algo diferente pois isso daqui é um spin-off de Borderlands.

Infelizmente por se tratar de um spin-off da franquia, o título acaba herdando vários problemas e falhas encontradas nos outros jogos. Mesmo com uma temática diferente que é composta de vários elementos de RPG, o título continua sendo um looter shooter e por isso quem jogar será obrigado a perder bastante tempo gerenciando as tradicionais toneladas de itens inúteis que são adquiridas em praticamente todos os confrontos, sem contar que é preciso fazer isso utilizando uma péssima interface.

Se o gerenciamento de inventário continua sendo ruim, o combate também não é lá essas coisas. Mesmo com uma temática diferente e bastante atividades para se fazer incluindo as do endgame, é muito provável que você fique entediado a partir da metade da campanha, afinal o que temos é mais Borderlands e quem jogou os outros jogos da franquia pode se sentir um pouco saturado depois de algumas horas de jogatina.

Tiny Tina’s Wonderlands – O lançamento de feitiços

Quando o assunto são bugs, o jogo não é perfeito e temos algumas falhas. Para começar os sistemas de crossplay apresentam instabilidades e problemas de conexão que ocorrem até mesmo dentro da mesma plataforma quando conectados a consoles de diferentes gerações. No PC o jogo tem sérios problemas com quedas de frames e carregamento de texturas que ocorrem sempre que entramos em uma nova área, além disso não temos dublagem em português e as legendas possuem muitas falhas, isso quando elas estão inexistentes ou somem de repente.

No final, Tiny Tina’s Wonderlands é um jogo divertido que traz um pouco de frescor para a franquia, temos uma nova temática, diferentes mecânicas, muito humor, mas infelizmente fomos forçados a conviver com velhos e datados sistemas, faltou inovação. O preço cobrado é bastante salgado para o que o jogo entrega e por isso mesmo que você seja fã da franquia, eu recomendo que espere por uma promoção.

Confira neste vídeo de gameplay o início de Tiny Tina’s Wonderlands no PC:

Sair da versão mobile