AnálisesPCPlayStationXbox

Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 – Para que ser tão difícil? | Análise

Apesar de uma pequena melhora, jogo continua trazendo uma curva de aprendizado longa e cansativa.

Analisado no Xbox Series X


Mais um ano se passou e chegou a nova versão da franquia de motocross, Monster Energy Supercross, chegando agora a sua versão de número 5. Quem me conhece, sabe que não sou muito fã de jogos que saem todos os anos, e é isso um dos pontos que vamos discutir.

Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 realmente traz um frescor para a série, o que é muito bom, mas a promessa de um gameplay mais acessível ficou apenas na tentativa.  Para quem não conhece a franquia, ela sempre foi conhecida por seu gameplay difícil, o que traz diversos momentos de conquistas, mas outros de frustração.

Esse novo Monster Energy Supercross conta com diversas assistências que com certeza vão ajudar muito no começo, já que sua curva de aprendizagem é longa e bem complicada. É difícil? Sim, mas há muitos pontos que com o tempo vamos pegando o jeitinho. Mais uma vez, controlamos tanto a direção quanto a velocidade com o analógico direito, sendo que o direito usamos para posicionar o piloto em cima da moto.

Aqui vai uma observação, quer ganhar tempos preciosos? Ahh, então o jeito é treinar muito a derrapagem, onde temos que dosar a direção da moto e o posicionamento do piloto para que a manobra seja perfeita.

Lembra daquele ditado “se cair, sacode a poeira e dá a volta por cima?” Pois bem, vai praticando muito esse mantra. Não tem jeito, é apenas com horas e horas de jogo que podemos chegar em um nível melhor.

As corridas também não são fáceis, a Inteligência Artificial está bem afiada, e qualquer erro, seja em uma curva, ou uma aceleração errada em uma das rampas, vai te custar várias posições. E em alguns circuitos, por serem pequenos, os retardatários (ou nós mesmo sendo um deles) vão prejudicar muito o seu ritmo de corrida.

O modo de jogo principal é o reformulado Modo Carreira, onde mais uma vez começamos como um novato e temos que comer muita poeira até chegar a categoria principal do jogo que é a 450cc.

Como já é tradicional neste tipo de modo, nosso corredor prodígio terá que gerenciar de modo inteligente sua carreira, como fazer bons contratos, atingir metas e cumprir objetivos. Para irmos evoluindo, há também uma Academia para aprendermos a pilotar cada vez melhor e um desafio chamado Treino Semanal onde podemos dar um boost em nossas habilidades.

Além disso, há uma Skill Tree, na qual vamos melhorando diversos fatores que tem como objetivo maior tornar a condução da moto um pouco mais fácil.

Já na parte de gráficos, apesar de algumas pequenas melhorias, principalmente na parte de iluminação e de algumas animações, não vai esperando muito mais que isso. Pra falar a verdade as principais críticas que fiz ao game no ano passado ainda continua.

Uma delas são os próprios pilotos que parecem todos iguais. Sim, não há um trabalho mais profundo na modelagem e na criação de um personagem, tudo ficando com cara de falso.

Também não houve nenhum trabalho extra com as famosas apresentações das corridas, que ainda contam com gráficos datados, fora que há muita repetição durante o tempo que jogamos. Público e auxiliares de pistas? Tudo desta mesma forma.

O Modo Online funciona bem, mas o difícil foi achar muitos jogadores para disputar partidas. Mas não se engane, Monster Energy Supercross tem uma comunidade bem ativa e você poderá encontrar algumas pessoas para jogar online.

A cereja do bolo do game é sim o Track Editor, que nos permite brincar de construção de pistas. Na minha opinião, poderia ter ainda mais ferramentas para esse modo, mas mesmo com as que tem já é suficiente para criar pistas desafiantes. Para quem gostar deste modo, vale a pena dizer que há um concurso de criação de pistas.

Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 teve sim algumas melhoras se comparamos aos jogos do ano passado. Mas como um jogo anual, caí no erro de não ter nada de tão significativo para chamar a atenção para a compra de um game novo.

Esse é o caso. Talvez o melhor aqui fosse um DLC onde poderíamos atualizar as novas informações sobre o ano de 2022 e adicionar as melhorias. Mas, mesmo lançando um game novo, a franquia ainda padece de erros passados, como uma jogabilidade que limita a entrada de novos jogadores, gráficos já datados e falta de novidades.

Não tem jeito. Apesar de divertido, esse com certeza não é um game para se aventurar. Tem que gostar muito de corridas e mesmo assim, ter muita paciência, pois a curva de aprendizado de Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 é longa e cansativa. Realmente é um jogo para os amantes do esporte e que gostem de um bom, e difícil, desafio.

Monster Energy Supercross - The Official Videogame 5

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • Modo Carreira
  • Track Editor
  • Física

Negativos

  • Curva de aprendizagem difícil
  • Gráficos
  • Animações
  • Condução da Moto

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo