AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Atari 50: The Anniversary Celebration – Uma fantástica volta ao tempo | Análise

Coletânea produzida pela Digital Eclipse é muito mais que uma mera coleção de jogos e sim um grande museu virtual.

Analisado no PlayStation 5


Quem me conhece sabe que eu tenho um carinho todo especial pelo Atari e não é para menos. Nem foi meu o “Primeiro Console” que joguei, já que tive a oportunidade de brincar no Tele-Jogo.

Mas, logo em seguida, com muita dificuldade, lá pelo meio dos anos 80, minha família adquiriu um Atari 2600, onde fiquei maravilhado com aqueles jogos “fantásticos”, onde pude ter a oportunidade de experimentar clássicos como River Raid, H.E.R.O., Pitfall, Enduro, Pac-Man, Space Invaders, Asteroids, Adventure, entre muitos outros.

Agora, essa grande nostalgia completa 50 anos. Sim, isso mesmo. Foi lá em 27 de junho de 1972 que tudo isso começou e para comemorar, a Atari resolveu colocar no mercado uma coletânea com mais de 100 jogos, chamada de Atari 50: The Anniversary Celebration.

Ok, sabemos que coletâneas já tem aos montes, mas tenho que admitir que essa, feita pela Digital Eclipse é diferente de todas as outras que tive a oportunidade de jogar. Antes de mais nada, não são apenas jogos, mas sim um passeio pela história dessa nossa paixão chamada Games.

Apesar de logo vir a cabeça o Atari 2600, vale lembrar que a companhia não fez apenas esse console e tem muito mais história para contar. Bom, é exatamente isso que você vai ter, muitas histórias para vivenciar. Então vamos começar

Como disse antes, Atari 50: The Anniversary Celebration traz uma centena de jogos produzidos pela companhia para diversas plataformas: Arcade, 2600, 5200, 7800, computadores Atari de 8 bits, Atari Lynx e Jaguar, os dois últimos aparecendo pela primeira vez nos consoles modernos.

Nem temos como discutir ou analisar clássicos como Combat, Asteroids, Adventure, Secret Quest, Swordquest: EarthWorld entre outros. São jogos que independente de opinião, são os pilares de tudo o que vemos hoje.

Mas Atari 50: The Anniversary Celebration é muito mais que isso. Através de cinco linhas do tempo, podemos saber muito mais de tudo o que representou aqueles jogos ou plataformas, tudo repleto de imagens, vídeos, entrevistas e documentos, muitos deles inéditos e exclusivos, tornando o game, um verdadeiro museu multimídia.

Mas, para quem acha que só tem jogo “velho” (no melhor sentido da palavra), se engana por completo. A Digital Eclipse incluiu 7 games da série Reimagined, que são jogos antigos reconstruídos para os tempos de hoje.

Por padrão, os jogos são reproduzidos em sua resolução nativa, mas há opções muito interessante como filtros, além de poder, como no Atari 2600, alternar com cores invertidas, selecionar um ou dois jogadores, se queremos jogar em preto e branco e outras coisinhas mais, tudo isso sempre antes de começar o jogo, como era antigamente.

Uma informação muito importante. Em Atari 50: The Anniversary Celebration, só vamos encontrar jogos produzidos pela Atari, então você não encontrará outros clássicos como River Raid, Enduro, Grand Prix, já que foram produzidos pela Activision.

Uma outra informação importante é que realmente os jogos de antigamente não nos prende horas como hoje em dia. Apesar de uma excelente diversão, não há muito sentido em ficar jogando mais que meia hora cada um deles. Talvez nos jogos multiplayers possamos passar um pouco desta média, mas é isso.

Lamentavelmente, a coletânea não possui nenhuma localização para nosso idioma, o que tira um pouco do brilho de Atari 50: The Anniversary Celebration.

Seria fácil dizer que Atari 50: The Anniversary Celebration é um título para “velhos e nostálgicos” como eu, mas não é verdade. Todos aqueles que gostam de jogos e se interessam minimamente pela história dos games, vão amar passar algumas horas conhecendo bastidores e entrevistas com Nolan Bushnell e Al Alcorn por exemplo.

Se podemos ser poéticos, podemos dizer que Atari 50: The Anniversary Celebration é um livro eletrônico de histórias com mais de 100 jogos clássicos de brinde.

Rumo aos 100 anos Atari!!!

Confira neste vídeo de gameplay Atari 50: The Anniversary Celebration com comentários:

Atari 50: The Anniversary Celebration

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Grandes jogos
  • Várias opções de jogabilidade
  • Dezenas de clássicos
  • Excelentes vídeos e fotos

Negativos

  • Sem localização para nosso idioma
  • Faltou jogos da Activision

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo