
EA Sports Madden NFL 24: mais do mesmo, mas com alguns brilhos | Análise
Apesar de entregar diversas melhorias e novidades, jogo ainda passa a percepção de Mais do Mesmo.
Analisado no PC
A EA avisou que neste ano os estúdios iriam dar muita importância ao lançamento de NFL 24, já que o jogo do ano passado foi recebido com notas bem decepcionantes.
Por isso era a hora de virar a página e partir para um jogo que quebrasse paradigmas, que fosse um excelente jogo para os fãs da franquia. Mas será que, para um jogo anual isso é realmente possível?
Bom, já dando spoilers da análise, podemos dizer que está cada vez mais difícil paras as franquias de jogos anuais em relação a evolução. Digo isso porque há várias coisas que realmente deixam isso tudo mais difícil. A primeira sem dúvida é o pouco tempo de desenvolvimento. Lógico que esse jogo não vem sendo desenvolvido a apenas um ano, mas ele tem que ser sempre uma evolução do que é lançado anteriormente, isso acaba ocasionando uma demora grande e muitas vezes anula coisas que poderia ser mudada.
A segunda é sempre ficar correndo atrás de melhorias do jogo passado. Ou seja, nunca um jogo é pensado do início ao fim, dando sempre a sensação de um certo continuísmo entre os jogos.
NFL 24 sofre desde mesmo mal. Por mais que tentem mexer no jogo, sempre a sensação é que todos os anos temos apenas uma evolução, as vezes maior, as vezes menor, do jogo anterior, como ocorreu com o jogo deste ano, que apesar de melhorias, parece que estamos ainda no do ano passado.
Uma das grandes melhorias deste ano foi a IA dos quarterbacks e da enorme evolução de todo o time que tem que defender seu lançador. Só essas duas mudanças já proporcionaram outras várias, principalmente no gameplay, como a abertura de espaços para os Running Backs.
Mas não parou por aí não, houve uma boa melhoria nas animações das recepções. Segundo informações fornecidas pelo própria EA, foram atualizados e adicionados, mais de 1700 animações de tackles. Isso foi proporcionado graças a evolução do jogo para o motor gráfico Frostbite, bem melhor para jogos de esportes. Além disso, o motor ajudou demais a transição da animação da recepção, que é feita sem lag.
Já que falamos em animações, é bom deixar claro que eu, sinceramente, vi muitas diferentes, mas as repetições começaram a ser frequentes já no começo do jogo. Mas outras coisas negativas que estavam presentes na edição do ano passado ainda continuam. A Inteligência de muitos jogadores ainda estão bem defasadas. Um dos exemplos é quando você consegue fazer uma jogada bem trabalhada, lança na mão de um recebedor e…. mesmo a bola estando na mão dele, ele deixa cair.
Quem joga, sabe que o Ultimate Team é a cereja do bolo do jogo, mas vamos deixar claro que ainda este modo de jogo força demais o gamer a recorrer para as microtrasações e é uma coisa muito chata. Mas isso pelo menos este ano, serviu para uma coisa boa, para que olharmos mais carinhosamente para os outros modos de jogo, como por exemplo o Franchise Mode, que conta agora com mini games para melhorar os atributos de seus atletas e contou com uma reestruturação em relação aos contratos dos jogadores.
Caso você queira, dê uma chance também ao modo Superstar Mode, que é o Modo Carreira para apenas um jogador.
Mas em outras partes ainda o jogo deixa a desejar, como no novo Training Camp que adiciona poucas possibilidades para encantar o jogador.
Como estamos dizendo desde o início deste review, NFL 24 tem um misto de novidades com ainda a impressão de um continuísmo do mais do mesmo. Uma das coisas que gostei muito, foi sem dúvida seu gameplay, que passa longe da perfeição, mas que tem uma melhora bem significativa e que deixa muitas esperanças para o ano que vem.
Como disse no começo deste texto, NFL 24 sobre como quase todos os jogos que saem todos os anos sofrem. As grandes evoluções ficam travadas e mesmo quando há todo um marketing de grandes mudanças, a percepção delas é quase nula.
NFL melhorou bastante se compararmos com o 23, mas dizer que é uma evolução chega a não ser verdade. Mesmo assim, o jogo tem muitos brilhos que com certeza vão prender os amantes da bola Oval e ganharão algum elogios aqui e ali.
Mas está na hora desses jogos de esporte começarem a repensar esse método. Os jogadores estão ficando cada vez mais criteriosos e com a alta nos valores dos games, cada vez estão escolhendo gastar menos. Talvez uma boa atualização a cada ano possa ser a solução, fazendo que um time maior possa trabalhar mais tempo em um jogo novo realmente.