AnálisesHardware

GameSir Nova Lite – O controle com o melhor custo-benefício atualmente para PC, Switch e Mobile | Análise

O Nova Lite é baseado no layout de Xbox com um D-pad que lembra o do Pro Controller do Switch só que melhor.

Controles de jogo, o acessório essencial para todo console e também muito utilizado no PC. Os controles de jogo foram desenvolvidos inicialmente no fim da década de 50 e nesses quase 70 anos de existência eles evoluíram bastante, com os atuais trazendo diversos recursos que incluem trackpads, triggers adaptados e até câmeras de rastreamento como é o caso dos controles de VR.

Infelizmente, apesar de termos vários recursos nos controles oficiais mais recentes, todos eles pecam em uma peça fundamental que é tecnicamente a mais utilizada, as alavancas analógicas. Não importa qual console você escolher, seja o Nintendo Switch, PlayStation 5 ou Xbox Series, todos os consoles são acompanhados de controles que mais cedo ou mais tarde vão sofrer problemas com os analógicos, sendo o mais comum e temido o drift que acontece seja pelo desgaste precoce ou por alguma sujeira que impacta o funcionamento das alavancas analógicas.

Gamesir Nova Lite

Tradicionalmente e até por questões de custo, as alavancas analógicas dos controles geralmente são compostas por potenciômetros que atendem bem a proposta, porém são suscetíveis ao desgaste das peças visto que o mecanismo funciona através do contato entre componentes que por várias razões chegam ao seu limite de uso acarretando problemas de funcionamento. Tecnicamente, isso não é um problema se forem utilizados componentes de boa qualidade, eu mesmo tenho um conjunto de HOTAS e Throttle da CH Products a mais de uma década que segue sem problema algum. A questão é que nos últimos controles oficiais de consoles, nós tivemos um aumento de preço e uma diminuição drástica de qualidade nas alavancas analógicas, com controles novos as vezes apresentando problemas após meses ou em alguns casos até semanas do primeiro uso.

Os potenciómetros são só uma das formas que alavancas analógicas podem ser construídas, essas que atualmente também podem utilizar sensores e sistemas baseados em Hall Effect, Ópticos e até Indutivos para sua construção. Mecanismos Indutivos são atualmente reservados para o uso industrial, Ópticos também são usados na indústria, mas também temos controles Arcade com placas ópticas para o Stick e por último temos os sensores Hall Effect que acompanham o Nova Lite.

Gamesir Nova Lite

Os sensores Hall Effect não são nenhuma novidade, eles são amplamente utilizados nos simuladores HOTAS para PC e já apareceram nos consoles oficiais através da Sega que utilizou sensores Hall Effect nas alavancas dos controles do Dreamcast e do 3D Control Pad do Saturn. O diferencial dos sensores Hall Effect é que o mecanismo funciona sem contato direto, ou seja, tecnicamente ele não é suscetível ao desgaste prematuro de componentes pois não a contato entre as peças, apesar disso, a alavanca também pode quebrar como qualquer outra, os problemas com esse sistema são bem mais difíceis de ocorrer.

Nos últimos anos, nós tivemos vários fabricantes lançando controles alternativos com alavancas analógicas baseadas em sensores Hall Effect e o Gamesir Nova Lite é um dos novos lançamentos que chega com um excelente custo-benefício.

O Nova Lite é vendido em um pacote minimalista. Compramos direto da loja da Gamesir no Ali Express https://a.aliexpress.com/_mNSpPbc e recebemos um pacote bem embalado, dentro tinha uma caixa de papelão pequena do tamanho do controle, ao abrir a caixa temos uma case e dentro deste estão o controle e o receptor. O controle não acompanha manual de operação nem cabo de carregamento, para ter acesso ao manual basta escanear o QR Code que está na lateral da caixa ou acessar o link a seguir https://www.gamesir.hk/pages/classification-gamepads.

O Nova Lite é baseado no layout de Xbox com um D-pad que lembra o do Pro Controller do Switch só que melhor. O controle pode ser conectado via cabo usb-c, Bluetooth ou via receptor 2.4ghz para uma menor latência, também temos suporte para o PC, Nintendo Switch e plataformas mobile Android/iOS. Para conectar e alternar os modos, basta ligar o controle pressionando o botão Home mais o B para Bluetooth, Y para o Switch, X para o modo X-input/receptor e A para mobile. Uma vez conectado o controle irá memorizar o dispositivo e é possível fazer trocas rápidas, aqui eu o alternei entre o PC e o Switch sem problema algum.

No cabo o controle é foi reconhecido no Windows 11 como um controle de Xbox 360, no Linux ele também foi reconhecido sem problemas. Com o receptor a conexão é feita diretamente e só foi necessário apertar o botão no receptor para o controle se conectar, o interessante é que após 10 minutos de inatividade ambos controle e receptor se desligam e você não fica com o os Leds piscando como é o caso dos receptores da 8bitdo no PC.

Gamesir Nova Lite

No Nintendo Switch ele funciona como um Pro Controller e a conexão no console também foi feita de maneira simples e direta, mas infelizmente o Nova Lite não tem giroscópio e não possui função Wake que podem fazer falta para quem já está acostumado com esses recursos. O lado positivo é que apesar de ser baseado no layout do Xbox, é possível alternar os botões A-B X-Y para os padrões do Switch ao segurar o botão M (mode) e A por 2 segundo o que é muito bem vindo. Além desses também temos função turbo, modo 0 deadzone e 5 estágios de vibração que podem ser alternados conforme o gosto do jogador.

Testamos o controle por mais ou menos uma semana, onde jogamos títulos de plataforma, FPS, arcade, luta e aventura, em todos o controle se mostrou bastante responsivo. Os triggers são resistentes e aparentam ter uma boa construção, os botões A-B-X-Y tem uma membrana intermediária que não os deixa nem moles nem duros demais e o D-pad impressionou nos jogos de luta, onde não tivemos nenhum problema para executar golpes com o controle possuindo uma membrana resistente que registra as diagonais perfeitamente.

Gamesir Nova Lite

A bateria tem uma duração que varia dependendo dos recursos utilizados e da potência da vibração, mas na média foi possível jogar entre 9 e 10 horas quando conectado no receptor e umas 12 a 13 horas via Bluetooth. Para carregar a bateria foram necessárias pouco mais de duas horas, tempo este que pode não ser percebido pois como disse acima o controle também pode ser conectado via cabo.

O Nova Lite tem uma carcaça toda feita em plástico liso com uma textura na parte de trás para melhorar o grip. No geral nossas impressões durante essa semana de jogo foram positivas, como dito acima os botões são bastante responsivos, os analógicos com sensores Hall Effect passam confiança e o único ponto negativo da experiência foi a vibração do controle, com o rumble não sendo tão confortável quando comparado aos dos controles oficiais.

No final, apesar de não ser compatível com o Xbox Series ou com PlayStation 5 e nem ter giroscópio e função Wake no Switch. O Nova Lite atualmente não tem competidor com sensores Hall Effect em sua faixa de preço, apesar de suas limitações o conjunto é completo para quem joga no PC e mobile, além de ser uma boa adição para o Nintendo Switch. Por estes motivos, se você se interessou vale muito a pena adquirir o Gamesir Nova Lite.

Gamesir Nova Lite

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Analógicos com sensor Hall Effect
  • Conexão simples e rápida
  • Opções para troca de botões para o Switch
  • Recursos extras

Negativos

  • Não tem suporte a Xbox e PlayStation
  • Bateria poderia ser melhor
  • Não tem giroscópio nem função Wake para o Switch.

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo