HardwareNintendoNotíciasPCPlayStationXbox

AbleGamers Brasil anuncia UMAGIC, controle universal acessível desenvolvido em parceria com a Bolha

O UMAGIC será demonstrado pela primeira vez durante a gamescom latam 2024, de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo

A AbleGamers Brasil, em parceria com a Bolha, estúdio de tecnologia criativa, revelou o UMAGIC (Universal Modular Adaptive Gaming Interface Controller), um controle de videogame universal inédito voltado a pessoas com deficiência física. O UMAGIC será demonstrado para o público e testado pela primeira vez no mundo durante a gamescom latam 2024, que ocorre de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo.

A indústria de jogos eletrônicos tem dedicado amplos recursos no desenvolvimento do controle ideal, porém com o foco em conforto, usabilidade e ergonomia de pessoas com duas mãos funcionais, e apenas nos últimos anos os controles acessíveis começaram a ganhar força. Para jogadores com deficiências, segurar um controle padrão pode se tornar um desafio e, em alguns casos, uma barreira que chega a impedir a pessoa de se divertir. Embora os controles adaptados existentes sejam acessíveis, eles não são inclusivos devido a sérias limitações, como falta de portabilidade e compatibilidade com as diversas plataformas existentes no mercado.

Esta limitação incomodava os membros da AbleGamers, o que levou, ainda em 2023, a AbleGamers Brasil a se unir à Bolha para trabalharem em conjunto um controle que mudasse a história da acessibilidade no mundo.

A produção do controle foi focada em três pilares:

  • Modular: adaptação simples para o maior número possível de deficiências;
  • Universal: ser utilizado em qualquer plataforma;
  • Móvel: possa ser levado e utilizado em todos os espaços.

O UMAGIC conta com almofadas na parte de baixo com velcro e opções de altura e inclinação, permitindo que seja ajustado para a mobilidade favorável do jogador. A base do controle é metálica com botões e alavancas adaptadas e com ímãs para serem fixados e ajustados na melhor posição possível para o jogador. Além disso, há várias opções de tipos de botões e todos são ativados com baixa pressão, reduzindo a fadiga do usuário.

A conexão do controle é realizada por meio de cabos avulsos, que facilita a troca, configuração e ajuste de cada botão. Para utilizar o UMAGIC na plataforma desejada, o jogador pode usar o botão touch no topo do controle para selecionar uma das opções. O controle já é compatível com Xbox ONE/Series, PlayStation 5, PC e Nintendo Switch. O próximo passo será incluir compatibilidade com dispositivos móveis Android e iOS.

“Na Bolha, acreditamos que a verdadeiras inovações precisam ser inclusivas de alguma forma. O UMAGIC representa essa visão, proporcionando uma experiência de jogo adaptável e acessível para todos, independentemente da plataforma. Combinando tecnologia de ponta e design intuitivo, o UMAGIC não só redefine o conceito de acessibilidade nos videogames, mas também democratiza o acesso ao entretenimento digital para jogadores com diferentes necessidades”, comentou Nagib Nassif Filho, CEO da Bolha.

“O UMAGIC é uma criação revolucionária, que expande as barreiras da acessibilidade em videogames, criando uma experiência realmente inclusiva para pessoas com deficiência em eventos de games e além”, afirma Christian Rivolta Bernauer, diretor presidente da AbleGamers Brasil. “Essa tecnologia desenvolvida no Brasil não seria possível sem a criatividade e know-how da Bolha e apoio da gamescom latam”.

Tom Zanuzo

Apaixonado por games desde a infância, começou com Donkey Kong no Super Nintendo e hoje joga no PC e PS5. Amante de jogos de simulação, especialmente Flight Simulator, e sniper em FPS.
Botão Voltar ao topo