Confira entrevista com a Team ASOBI, criadora de Astro Bot
Jogo chegou no dia 06 de setembro e é sucesso de crítica e público.
A tão aguardada volta de Astro Bot aconteceu! O novo jogo de ação da Team ASOBI, responsável por Astro’s Playroom, chegou ao PlayStation 5 prometendo uma jogabilidade mais ampla e recheada de novos poderes e recursos, o retorno de Astro gerou grande expectativa entre os fãs.
O PlayStation Blog teve a oportunidade de visitar o estúdio da Team ASOBI e entrevistar a equipe de desenvolvimento sobre os bastidores da criação do jogo. Eles compartilharam insights sobre o processo criativo, o uso da tecnologia e o que os jogadores podem esperar dessa nova aventura.
Criatividade e Jogabilidade Guiam o Design de Personagens
Segundo Jamie Smith, animador do estúdio, a equipe foca em capturar o espírito lúdico das crianças na hora de criar os personagens. “As crianças são livres em suas emoções, e tentamos colocar essa essência nos nossos designs,” explicou. Para Jamie, o principal objetivo é transmitir sentimentos positivos, como felicidade, através da animação dos personagens.
O designer Sebastian Brueckner acrescenta que as ideias para o jogo sempre nascem da jogabilidade. “A equipe começa a imaginar cenários de jogo e, a partir daí, definimos o mundo e seus detalhes.” Ele deu como exemplo o Macaco Escalador, um personagem criado para ajudar o Astro a escalar. “Depois de desenvolver a mecânica, pensamos em como tornar o personagem mais fofo, e a solução foi colocá-lo nas costas do Astro.”
Inovação Tecnológica: Astro Bot e o DualSense
A Team ASOBI também se destacou por explorar o potencial tecnológico do PlayStation. Masayuki Yamada, programador da equipe, explicou que a jogabilidade é sempre o ponto de partida no processo de modelagem. “Criamos modelos primitivos para testar a jogabilidade. Só depois que comprovamos a diversão, a equipe de arte entra em ação para aprimorar a experiência.”
Além disso, o controle sem fio DualSense ganha vida no jogo como o personagem Dual Speeder. Para Toshimasa Aoki, desenvolvedor de hardware da equipe, ver o controle que ajudou a criar se transformar em um personagem 3D foi gratificante. “Agora, os controles voam pelo jogo, respondendo a cada movimento. Não há maneira melhor de mostrar o poder do nosso hardware.”
A Team ASOBI utiliza o jogo como uma plataforma para destacar as novas tecnologias do PlayStation, como o PlayStation VR e o próprio DualSense. Segundo Toshimasa, o foco da equipe é sempre entregar novas experiências aos jogadores. “Quando vemos a equipe sorrindo ou dando risada ao testar protótipos, sabemos que estamos no caminho certo.”
Homenagens aos 30 Anos de História do PlayStation
Um dos destaques de Astro Bot são as referências aos 30 anos de história do PlayStation. De acordo com Nicolas Doucet, diretor criativo da Team ASOBI, o jogo promete agradar tanto aos veteranos quanto aos novos jogadores. “Queremos oferecer uma experiência nostálgica, cheia de homenagens a personagens icônicos como PaRappa,” comentou. Para Nicolas, é importante que o jogo desperte a mesma alegria que ele sentiu ao jogar videogame pela primeira vez.
Sobre a colaboração com outros estúdios do PlayStation Studios, Nicolas revela que a participação especial de 150 personagens foi possível graças ao entusiasmo de todos os envolvidos. “No início, achávamos que só conseguiríamos incluir 50 personagens, mas, para nossa surpresa, todos foram unânimes em apoiar a inclusão de todos os 150.”
O Que Esperar de Astro Bot
Com três anos de desenvolvimento, a nova aventura de Astro Bot está repleta de atividades divertidas e surpresas para os jogadores. Segundo Nicolas, o jogo foi cuidadosamente criado tanto para iniciantes quanto para fãs de longa data do PlayStation. “Curtam cada segundo e explorem todos os cantos do jogo. Deixamos vários segredos escondidos para vocês descobrirem!”