
Sony cancela projetos live-service, sendo um no universo God of War
Jogos estavam sendo produzidos pela Bend Studio e Bluepoint Games
A Sony cancelou dois projetos live-service que estavam sob desenvolvimento na Bend Studio e na Bluepoint Games. A notícia ganhou força após reportagens da Bloomberg, lideradas por Jason Schreier. De acordo com as informações, um dos projetos da Bluepoint Games era ambientado no universo de God of War, o que aumentou ainda mais a curiosidade (e a frustração) dos fãs.
Embora os estúdios continuem operando, a Sony afirmou que está colaborando diretamente com eles para alinhar novos projetos. Essa movimentação faz parte de uma reavaliação estratégica da Sony Interactive Entertainment (SIE), que inicialmente planejava lançar 12 títulos live-service até março de 2026.
Por que a Sony está mudando de direção?
As decisões mais recentes refletem os desafios enfrentados pela gigante japonesa no mercado de live-service. Sendo um gênero que, em teoria, oferece grande potencial financeiro, ele também exige uma base de jogadores altamente engajada e consistência em conteúdo de qualidade – o que, claramente, se mostrou difícil de atingir para a Sony em alguns casos.
Aliás, nesse processo, a Bungie (sim, os criadores de Destiny) teve um papel importante. A experiência deles foi fundamental para ajudar a Sony a analisar projetos já em andamento e a decidir quais deles precisavam de ajustes ou poderiam ser adiados para garantir padrões mais altos de qualidade.
Conforme explicou Hiroki Totoki, presidente e diretor de operações da Sony, apenas seis dos 12 títulos planejados têm lançamentos programados até o fim do ano fiscal de 2025. Os demais ainda estão em desenvolvimento e provavelmente só chegarão ao mercado após testes mais rigorosos.
O impacto do fracasso de “Concord”
Outra questão que não pode ser ignorada nessa equação é o impacto negativo de Concord, um jogo live-service lançado pela Sony em agosto de 2024 e retirado do mercado menos de duas semanas depois. A recepção foi morna, as vendas ficaram abaixo do esperado e a base de jogadores não decolou.
O resultado? Um retrocesso significativo, com a Sony oferecendo reembolsos aos compradores e enfrentando pressões para reavaliar sua abordagem para futuros lançamentos. A experiência deixou claro que o foco na quantidade de lançamentos precisava ser equilibrado com a qualidade e a aceitação do público.
O que esperar daqui para frente?
Embora os cancelamentos e adiamentos sejam desapontadores para muitos, as decisões recentes da Sony indicam uma postura mais madura e comprometida com o futuro do mercado de jogos. A participação da Bungie no processo e a promessa de priorizar qualidade mostram que a empresa quer evitar erros do passado, como o desfecho rápido e frustrante de Concord.
Para quem estava ansioso pelo suposto título no universo de God of War, a decepção é inevitável. Mas, pelo menos, os fãs podem se confortar ao saber que Bend Studio e Bluepoint continuam ativos e que há novos projetos sendo alinhados.
Assim sendo, o mercado live-service da Sony está longe de seus melhores dias, mas a empresa parece determinada a retomar sua força. E, diga-se de passagem, ainda há muito a ser anunciado. Resta-nos esperar para ver como a gigante japonesa vai equilibrar inovação com consistência no competitivo mundo dos games.