
EA reduz previsão de receita com queda de FC 25 e Dragon Age
Títulos de peso decepcionam e afetam projeções financeiras.
Em um anúncio que surpreendeu a indústria, a Electronic Arts (EA) revelou que reduziu sua previsão de receita para o ano fiscal que termina em março de 2025. Segundo a empresa, o desempenho abaixo do esperado de dois de seus grandes títulos – EA Sports FC 25 e Dragon Age: The Veilguard – impactou significativamente suas projeções.
Anteriormente, a EA estimava um crescimento “de um dígito médio” impulsionado por seus jogos de serviço, como FC 25. Agora, a expectativa mudou para uma queda no mesmo intervalo. A empresa atribuiu grande parte dessa revisão ao “desempenho fraco de FC 25 no período de Natal“, com o título não alcançando o desempenho financeiro esperado em um momento chave para vendas.
Outro ponto de preocupação foi o RPG da BioWare, Dragon Age: The Veilguard, lançado em outubro. Durante o trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2024, o jogo atingiu apenas 1,5 milhão de jogadores, praticamente metade do que a EA havia projetado.
Ajustando as expectativas financeiras
Com essa mudança de cenário, a EA revisou suas metas financeiras. A previsão para o ano agora está entre US$ 7 bilhões e US$ 7,15 bilhões em receitas líquidas, uma queda em relação à faixa anteriormente projetada de US$ 7,5 bilhões a US$ 7,8 bilhões.
Apesar disso, o CEO da EA, Andrew Wilson, reforçou que a empresa continua comprometida em entregar experiências inovadoras. “No terceiro trimestre, lançamos jogos de alta qualidade, mas Dragon Age e EA Sports FC 25 ficaram abaixo das nossas expectativas de receita líquida“, afirmou Wilson.
Ainda assim, ele destacou que a EA lançou uma grande atualização de jogabilidade em FC 25 no último mês, incluindo diversos pedidos feitos pela comunidade. “Os primeiros resultados e o feedback dos jogadores são encorajadores. Estamos confiantes na nossa estratégia de longo prazo e esperamos um retorno ao crescimento no ano fiscal de 2026”, completou.
O CFO da EA, Stuart Canfield, também destacou o equilíbrio entre investimento em crescimento futuro e disciplina operacional. Ele indicou que o próximo ano fiscal será marcado por uma recuperação impulsionada pelo lançamento de algumas das franquias mais emblemáticas da empresa.
Dragon Age: expectativa versus realidade
O desempenho de Dragon Age: The Veilguard, um dos jogos mais esperados dos últimos anos, foi particularmente preocupante. Lançado para PS5, Xbox Series X/S e PC, o RPG não conseguiu atingir os níveis de engajamento desejados. Além disso, a saída da diretora do jogo, Corine Busche, no início de janeiro, traz mais dúvidas sobre o futuro da franquia.
Apesar disso, a BioWare segue no radar como um pilar importante para o legado da EA. A empresa espera que ajustes e aprendizados possam ser aplicados em novos títulos, fortalecendo os próximos lançamentos.
Futuro da EA: crise temporária ou tendência?
Embora as notícias não sejam ideais, a EA insiste que a situação atual é uma fase de transição e não uma crise permanente. Atualizações constantes e a resposta rápida à comunidade de FC 25 são vistos como primeiros passos para recuperar o fôlego. A projeção para 2026 parece positiva, com uma forte linha de jogos planejada nos próximos anos.
Para os fãs, resta a expectativa de que Dragon Age: The Veilguard e FC 25 recebam suporte adicional para melhorar a longevidade e engajamento. O que está claro é que a Electronic Arts está apostando em sua capacidade de adaptação para reverter a situação.
Mas a pergunta é: será que os jogadores e o mercado seguirão confiando nessa estratégia?