
Xbox Series S foi crucial para Kingdom Come: Deliverance 2, diz Warhorse
Otimizações feitas no console beneficiaram todas as plataformas.
Muitos desenvolvedores já apontaram a Xbox Series S como um dos maiores desafios da geração, com seu hardware menos potente impactando o desenvolvimento de jogos multiplataforma. No entanto, para a Warhorse Studios, a realidade foi diferente: em vez de dificultar, o console ajudou a refinar Kingdom Come: Deliverance 2.
Durante uma entrevista recente, Tobias Stolz-Zwilling, chefe de relações públicas do estúdio, explicou que a necessidade de otimizar o jogo para a Series S acabou melhorando a performance em todas as plataformas. Segundo ele, esse processo forçou a equipe a ser mais criteriosa na programação e nos cortes necessários para garantir consistência no desempenho.
O lado positivo das limitações
A declaração gerou surpresa, já que é comum ver estúdios alegando atrasos e dificuldades devido ao poder reduzido do Series S. Stolz-Zwilling reconheceu que o console é, de fato, o menos potente entre os da geração atual, mas destacou que o esforço extra para adaptá-lo trouxe benefícios inesperados.
“Foi necessário cortar algumas coisas e ter mais cuidado com o que se pode fazer na programação,” explicou. Como resultado, todas as outras versões do jogo ganharam com as otimizações feitas nessa etapa.
Um sucesso imediato
Independentemente do impacto do Series S, Kingdom Come: Deliverance 2 já provou ser um sucesso estrondoso. Em apenas 24 horas, o jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias, mostrando a força da franquia e o interesse do público.
Se essa abordagem de desenvolvimento se tornará uma tendência para outros estúdios, ainda é cedo para dizer. O fato é que, neste caso, um hardware mais modesto resultou em um produto ainda mais refinado para todos os jogadores.