
Xbox reforça estratégia multiplataforma
Craig Duncan destaca benefícios do novo modelo de lançamentos para PS5 e Switch.
Craig Duncan, chefe da Xbox Game Studios, afirmou que a estratégia da Microsoft de lançar seus jogos exclusivos para PlayStation 5 e Nintendo Switch é um benefício para jogadores e desenvolvedores.
Durante o mais recente podcast oficial do Xbox, Duncan enfatizou que o objetivo dos estúdios da empresa é expandir o alcance de seus jogos ao maior número possível de jogadores.
“Nossos estúdios fazem jogos incríveis e queremos dar a esses jogos a chance de alcançar o público mais amplo possível.”
A crescente lista de jogos Xbox chegando a outras plataformas
Nos últimos meses, a Microsoft anunciou vários títulos anteriormente exclusivos do Xbox que estão chegando a PS5 e Switch. Entre eles:
- Pentiment, Hi-Fi Rush, Sea of Thieves e Grounded já foram confirmados para outras plataformas.
- Doom: The Dark Ages será lançado para Xbox Series X|S, PC e PS5.
- O novo jogo de Indiana Jones também terá versão para PS5 ainda este ano.
- Forza Horizon 5 será lançado para PS5 na primavera americana.
- Age of Mythology: Retold e Age of Empires II: Definitive Edition serão disponibilizados para o PlayStation 5.
Com esse movimento, a Microsoft reforça seu compromisso com um Xbox estratégia multiplataforma, expandindo sua audiência além do ecossistema tradicional do Xbox.
O futuro da estratégia multiplataforma do Xbox
Phil Spencer, CEO da divisão de games da Microsoft, reiterou em novembro que não há regras fixas sobre quais jogos Xbox podem ser lançados em outras plataformas. Isso significa que qualquer título do Xbox Game Studios pode, futuramente, chegar ao PlayStation ou Switch.
Recentemente, surgiram rumores de que Hellblade 2 poderia ser um dos próximos jogos a desembarcar no PS5.
Além disso, Duncan confirmou no podcast que o aguardado RPG Fable teve seu lançamento adiado para 2026.