
O ex-cofundador da PlatinumGames, Hideki Kamiya, expressou novamente seu desejo de reviver o projeto cancelado Scalebound. Atualmente trabalhando em uma sequência de Okami com seu novo estúdio, Clovers Inc, Kamiya continua a demonstrar interesse em retomar o desenvolvimento do RPG de ação que foi cancelado em 2017.
História de Scalebound
Scalebound começou a ser desenvolvido na PlatinumGames em 2013, com Kamiya como diretor. O jogo estava sendo desenvolvido para Xbox e PC, com a Microsoft Studios como publicadora. No entanto, em 2017, a Microsoft anunciou o cancelamento do jogo, para a decepção de muitos fãs e da equipe de desenvolvimento.
Interesse Contínuo
Today’s #CLOVERS 🍀
Noticed some excitement around Kamiya’s desk…
He was reminiscing about the development of #Scalebound while watching YouTube videos.
It never made it to release, but even now, he still feels proud of it.Kamiya: “I’d love to make it again someday.😊” pic.twitter.com/HKZVsVhRNw
— CLOVERS Inc. (@CLOVERS_en) March 3, 2025
Em um novo tweet postado pela conta oficial da Clovers Inc na rede social X, foi sugerido que Kamiya ainda pensa em Scalebound. O tweet mostra Kamiya e outros funcionários assistindo a vídeos no YouTube de imagens iniciais de Scalebound. “Notei alguma exaltação em volta da mesa de Kamiya,” o tweet diz. “Ele estava relembrando o desenvolvimento do Scalebound enquanto assistia a vídeos do YouTube. Ele nunca chegou a ser lançado, mas mesmo agora, ele ainda se sente orgulhoso dele.”
No vídeo, Kamiya é visto explicando a seus colegas que o protagonista tem fones de ouvido e um smartphone, apesar de estar em um mundo de fantasia com dragões. “Assim como uma reencarnação isekai,” comenta um desenvolvedor, referindo-se a um subgênero de mangá e anime onde um personagem é transportado para outro mundo. “Sim, exatamente,” Kamiya responde. “Essa é a grande tendência agora.”
Desejo de Reviver Scalebound
O tweet também cita Kamiya dizendo “Eu adoraria fazer isso de novo algum dia,” embora o vídeo não mostre essa declaração. Kamiya então retweetou o vídeo com a mensagem “vamos fazer isso, Phil,” direcionada ao atual CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer.
Desde o cancelamento de Scalebound, tanto a PlatinumGames quanto a liderança da Xbox têm sido questionadas sobre a possibilidade de reviver o projeto. Especulações foram renovadas no início de 2022, quando Kamiya disse que gostaria de abrir discussões com a Microsoft sobre a possibilidade de reviver oficialmente o projeto.
Naquela época, Kamiya também disse “Phil, vamos fazer isso,” e mais tarde afirmou: “Não, não é brincadeira, estou falando sério.”
Em setembro do ano passado, Spencer foi questionado pela publicação japonesa Game Watch se um Scalebound revivido era possível, mas ele respondeu com um sorriso que “atualmente não há nada a dizer sobre Scalebound.”
Com o contínuo interesse de Hideki Kamiya em reviver Scalebound, resta ver se a Microsoft estará disposta a reconsiderar o projeto. A comunidade de jogadores e fãs de Kamiya certamente aguardam ansiosamente por qualquer desenvolvimento futuro que possa trazer Scalebound de volta à vida.