NotíciasPlayStation

Mark Cerny revela nova tecnologia de upscaling para PS5 Pro

Nova tecnologia semelhante ao FSR 4 chega ao PS5 Pro em 2026.

O arquiteto do PlayStation 5, Mark Cerny, revelou novos detalhes sobre o futuro do PS5 Pro, incluindo melhorias em sua tecnologia de upscaling. Durante uma entrevista ao Digital Foundry, Cerny falou sobre a parceria entre Sony e AMD no Project Amethyst, que tem como objetivo oferecer uma alternativa ao DLSS da Nvidia.

Segundo Cerny, a tecnologia desenvolvida nesse projeto já começou a dar frutos com o upscaler presente no FSR 4, da AMD. “Os resultados são excelentes, é uma abordagem mais avançada que pode superar a nitidez do PSSR”, afirmou. O PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) é a solução proprietária de upscaling da Sony, baseada em machine-learning.

PS5 Pro, lançado em 7 de novembro de 2024 por R$ 6.500,00, trouxe uma série de melhorias gráficas e de desempenho, com mais de 50 jogos atualizados para aproveitar ao máximo o hardware aprimorado. Para 2025, o foco da Sony será trabalhar com desenvolvedores para integrar o PSSR em mais títulos. No entanto, a empresa já iniciou os trabalhos para trazer um novo upscaler para o console.

“Nossa meta é ter algo muito semelhante ao upscaler do FSR 4 disponível no PS5 Pro para os jogos lançados em 2026“, explicou Cerny. “Esse processo de implementação é ambicioso e exige tempo. Por isso, essa nova tecnologia ainda não foi incluída na versão atual do PS5 Pro.”

Playstation 5 Pro

Vendas do PS5 Pro e desempenho do PlayStation 5

A Sony ainda não divulgou os números específicos de vendas do PS5 Pro, mas os últimos relatórios financeiros incluíram as vendas do modelo pela primeira vez. Os dados indicam que o PlayStation 5, no geral, está apenas 1,5 milhão de unidades atrás do desempenho do PS4 no mesmo período de seu ciclo de vida (75 milhões vs. 76,5 milhões de unidades vendidas).

Os dados da Circana, compartilhados pelo analista Mat Piscatella, indicam um crescimento sólido para a plataforma. No entanto, vale ressaltar que o PS5 Pro tem um preço muito mais alto do que o PS4 Pro, que foi lançado por $400, enquanto o modelo atual custa $700.

Com a promessa de avanços gráficos contínuos, o PS5 Pro segue como peça essencial na estratégia da Sony para manter seu domínio no mercado de consoles. O suporte aprimorado ao FSR 4 e ao PSSR promete tornar os jogos de 2026 ainda mais impressionantes no console, elevando a experiência para os jogadores.

Fique ligado para mais atualizações sobre o PS5 Pro e suas futuras melhorias gráficas!

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo