
NVIDIA anuncia driver para GeForce RTX 5060
Empresa revela Path Tracing em DOOM: The Dark Ages, RTX Remix atualizado e mais tecnologias durante a feira em Taipei
Durante sua aguardada apresentação na Computex 2025, a NVIDIA revelou uma série de anúncios impactantes que prometem elevar a experiência de jogo para outro patamar. Entre as principais novidades estão: a expansão do DLSS 4 com Multi-Frame Generation para mais de 125 jogos e aplicativos, a chegada da tecnologia Path Tracing ao recém-lançado DOOM: The Dark Ages, novas funcionalidades em Portal with RTX e, como se não bastasse, o lançamento oficial das GPUs GeForce RTX 5060 para desktops e notebooks.
A seguir, confira todos os detalhes sobre os anúncios da NVIDIA na Computex 2025:
DLSS 4 Multi-Frame Generation já está presente em mais de 125 jogos e aplicativos
Desde o lançamento da linha GeForce RTX Série 50 em janeiro deste ano, a NVIDIA tem expandido rapidamente o suporte ao DLSS 4 com Multi-Frame Generation. Inicialmente, eram apenas 75 títulos compatíveis. Contudo, em março, esse número saltou para 100. Agora, a empresa comemora um novo marco: mais de 125 jogos e aplicativos já contam com essa tecnologia revolucionária.
Ou seja, a adoção do DLSS 4 superou todas as expectativas, sendo dois anos mais rápida do que a do DLSS 3. Dessa forma, o DLSS 4 se consolida como a tecnologia da NVIDIA com a maior taxa de adoção na história da empresa.
Mas afinal, o que torna o DLSS 4 tão especial? Em resumo, ele é capaz de gerar até três quadros extras para cada quadro tradicionalmente renderizado. Com isso, combinado às demais tecnologias do pacote DLSS, o recurso pode multiplicar as taxas de quadros em até oito vezes. Portanto, os jogadores conseguem manter alta performance, mesmo com configurações gráficas elevadas.
Além disso, novos jogos já estão com suporte à tecnologia a caminho. Confira a lista a seguir:
-
Crimson Desert
-
F1® 25
-
FBC: Firebreak
-
Dune: Awakening
-
inZOI
-
LIGHT OF MOTIRAM
-
MindsEye
-
RoadCraft
-
Splitgate 2
-
WUCHANG: Fallen Feathers
Adicionalmente, ferramentas como Chaos Enscape e Autodesk VRED também entrarão para o grupo de softwares compatíveis.
DOOM: The Dark Ages receberá Path Tracing e DLSS Ray Reconstruction em junho
Lançado recentemente, o aguardado DOOM: The Dark Ages já oferece uma experiência espetacular para os jogadores de PC com placas GeForce RTX. No entanto, a NVIDIA quer ir além. Em junho, o título receberá uma atualização robusta com suporte a Path Tracing, elevando ainda mais o realismo visual do jogo.
Além disso, a atualização incluirá o recurso NVIDIA Spatial Hash Radiance Cache (SHaRC), que permite cálculos de luz mais eficientes. Em paralelo, a tecnologia Shader Execution Reordering melhora significativamente o desempenho em placas GeForce RTX.
E não para por aí. Para garantir que o Path Tracing atinja seu potencial máximo, os denoisers tradicionais serão substituídos pelo DLSS Ray Reconstruction, agora com IA avançada. O resultado? Imagens mais limpas, detalhadas e estáveis, garantindo uma experiência de altíssima qualidade.
Ou seja, quem jogar DOOM: The Dark Ages no PC com GeForce RTX em junho verá o game com visuais de nova geração, aproveitando ao máximo cada recurso gráfico.
Portal with RTX ganha atualização com DLSS 4 e renderização neural
Enquanto isso, Portal with RTX, remasterizado com o poder do NVIDIA RTX Remix, também recebeu uma atualização de peso. O clássico da Valve foi revitalizado com tecnologias de ponta que transformam sua estética e desempenho.
Entre as novidades, destacam-se:
-
Integração com o DLSS 4 com Multi-Frame Generation
-
Atualização do DLSS Frame Generation com o modelo de IA mais recente
-
Aprimoramento do DLSS Ray Reconstruction, agora com tecnologia de transformadores
-
Inclusão do inovador RTX Neural Radiance Cache (NRC), o primeiro shader neural do mundo, que utiliza IA para estimar com precisão a iluminação indireta
Dessa forma, o jogo agora entrega reflexos, sombras, iluminação e refrações ainda mais realistas — tudo isso com desempenho superior.
Em resumo, Portal with RTX se transforma em uma vitrine do que a IA pode fazer pela fidelidade gráfica e fluidez dos jogos.
GeForce RTX 5060 chega com novo driver Game Ready
Por fim, a NVIDIA anunciou a chegada oficial das GPUs GeForce RTX 5060 ao mercado. Tanto para desktops quanto para notebooks, os novos modelos oferecem um salto importante em desempenho e eficiência. Junto com esse lançamento, a empresa disponibilizou um novo GeForce Game Ready Driver, com otimizações para jogos como Dune: Awakening e F1® 25.
Além disso, o driver garante compatibilidade total com as atualizações de Portal with RTX e da versão com Ray Tracing completo de NARAKA: BLADEPOINT.
No caso das versões para desktop, os modelos RTX 5060 chegam em variantes com clock padrão e overclock de fábrica, oferecidas por fabricantes como ASUS, GIGABYTE, MSI, ZOTAC, entre outras. Comparando com a RTX 4060, a nova placa entrega o dobro de desempenho em títulos com DLSS 4.
Por outro lado, os notebooks com a nova GPU chegarão em breve ao Brasil. Além de serem extremamente finos — com apenas 14,9 mm de espessura —, eles oferecem alta performance com menor consumo de energia, graças à arquitetura NVIDIA Blackwell e às tecnologias Max-Q. Dessa forma, os usuários poderão jogar ou trabalhar por mais tempo, sem se preocupar com a bateria.
Portanto, com todos esses anúncios, a NVIDIA reforça sua posição de liderança em inovação gráfica. Seja com o crescimento acelerado do DLSS 4, com a chegada do Path Tracing em novos jogos ou com o lançamento das novas GPUs GeForce RTX 5060, a empresa mostra que o futuro dos games já começou.