NotíciasXbox

Negociações para salvar reboot de Perfect Dark fracassam

Take-Two quase assumiu o projeto após o cancelamento, mas falta de acordo encerrou as conversas.

Segundo apuração de Jason Schreier (Bloomberg), a Take-Two esteve próxima de assumir o desenvolvimento e a publicação do reboot de Perfect Dark, clássico do gênero “spy shooter” da Rare, mas as negociações acabaram fracassando devido a divergências sobre o futuro da franquia.

O acordo envolveria a Microsoft (dona dos direitos), a Embracer (proprietária da Crystal Dynamics, co-desenvolvedora do projeto) e a própria Take-Two.

Disputas pelo controle da franquia impediram o avanço

O principal ponto de impasse teria sido a definição sobre quem manteria a propriedade a longo prazo da série Perfect Dark, algo considerado estratégico tanto para a Microsoft quanto para potenciais novos investidores como a Take-Two.

Com o cancelamento do projeto e o colapso das tratativas, ocorreu uma nova leva de demissões na Crystal Dynamics no mês passado. O estúdio, reconhecido por Tomb Raider, estava trabalhando no reboot em conjunto com a The Initiative (Xbox), antes de ambos serem impactados pelos cortes em massa promovidos pela Microsoft.

Contexto da crise e impacto nas equipes

  • O reboot de Perfect Dark havia sido anunciado em 2020, recebendo destaque em vitrines recentes da Xbox, e chegou a empolgar fãs do clássico de espionagem da Rare.
  • A Crystal Dynamics se envolveu no projeto como co-desenvolvedora ao lado do estúdio The Initiative, da própria Xbox Game Studios.
  • O cancelamento do jogo ocorreu em julho, em meio a um grande corte de pessoal que atingiu cerca de 4% dos funcionários da Microsoft (aproximadamente 9.100 pessoas), afetando inclusive equipes de games.
  • Microsoft, Embracer e Take-Two não comentaram oficialmente sobre as negociações.

O futuro da franquia Perfect Dark segue incerto

Com o fracasso das conversas e sem acordo firmado, o futuro da franquia agora permanece indefinido. Não se sabe quando – ou se – a série ganhará uma nova chance após o reboot cancelado e as recentes reestruturações do setor.

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo