Notícias

PS6 poderá custar metade do preço do novo Xbox “Magnus”, segundo rumores

Produzida em parceria com a AMD, o próximo console da Microsoft será “premium e high-end" além de caro.

Microsoft Gaming está oficialmente a trabalhar em seu console de próxima geração, desenvolvida em parceria com a AMD, e que internamente é conhecida sob o nome de código Xbox Magnus, uma referência ao chip de alto desempenho que deverá alimentar o sistema. De acordo com Sarah Bond, presidente da Xbox, o objetivo é claro: criar um console “muito premium”, capaz de oferecer a melhor experiência possível aos jogadores que valorizam poder e qualidade acima de tudo.

Sem revelar detalhes técnicos concretos, Bond descreveu o novo hardware como um equipamento de ponta cujo design será inspirado nas linhas dos dispositivos portáteis ROG Xbox Ally e Ally X, fruto da colaboração entre a ASUS e a Microsoft. A menção sugere que o futuro da Xbox poderá caminhar para um conceito híbrido entre console e PC, algo que a empresa de Redmond tem manifestado interesse em explorar há vários anos — especialmente com a crescente integração do Game Pass, da Windows Store e do ecossistema PC.

A fala da executiva, no entanto, intensificou especulações sobre o preço do console, que vários insiders da indústria já vêm discutindo. Rumores apontam que o custo de fabricação e os componentes de nova geração, incluindo mais memória GDDR6sistemas de refrigeração avançados e chips de silício com grandes dimensões, poderão colocar o preço final da Xbox Magnus acima dos 1000 euros.

O insider Kepler_L2, conhecido por antecipar informações técnicas sobre hardware da AMD e consoles, voltou a comentar o tema após a entrevista de Bond. Quando questionado sobre a possível diferença de preço entre o PS6 e o novo Xbox, foi direto:

$600 vs $1200 é a minha aposta”, respondeu Kepler_L2, acrescentando que a diferença se deve a “aproximadamente 42% mais silício, 20% mais memória, custos superiores de placa e refrigeração, e o fato de a Microsoft já não conseguir subsidiar o hardware com o apoio do varejo.”

Se as estimativas de Kepler_L2 se confirmarem, a Xbox Magnus poderá ser a console mais potente e também o mais caro da história da marca. O rumor coloca a Microsoft e a Sony em posições de mercado bastante distintas na futura geração, com a PlayStation 6 mantendo uma filosofia de equilíbrio entre custo e desempenho, enquanto a Xbox apostaria num modelo “entusiasta”, voltado para jogadores dispostos a pagar pelo máximo poder disponível.

Ainda assim, a ideia de um console na faixa dos quatro dígitos levanta questões sobre a sua viabilidade comercial, especialmente após Phil Spencer, chefe da Xbox, ter criticado a estratégia da Sony ao lançar o PS5 Pro por um preço elevado, argumentando na época que “aumentos de performance não justificam aumentos de preço sem base técnica clara para o consumidor”.

Por agora, tudo continua no campo da especulação. Nem a Microsoft nem a Sony revelaram especificações, preços ou datas de lançamento oficiais, embora ambas as próximas gerações sejam amplamente esperadas para 2027.

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo