
A Kingston, em parceria com a Terabyte e a CNB Academy, disponibiliza mil bolsas de estudo gratuitas para moradores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal interessados em aprender a montar e realizar a manutenção de computadores. A iniciativa faz parte do Kingston Maker, projeto que pretende oferecer 10 mil bolsas em todo o Brasil até o final de 2026.
A quarta etapa do programa busca ampliar o acesso à capacitação na área de tecnologia e aproximar usuários do funcionamento dos componentes de um computador. O objetivo é preparar participantes sem experiência para que possam montar, otimizar e realizar a manutenção das próprias máquinas.
Curso gratuito tem 17 horas de conteúdo
O curso é totalmente online e disponibilizado pela plataforma da CNB Academy. A formação conta com 17 horas de conteúdo teórico e prático, ministrado pelo professor Paulo Mauricio Rufino, profissional com mais de 20 anos de experiência no segmento.
A capacitação é dividida em três módulos e aborda desde os conceitos básicos dos principais componentes de um computador até a montagem prática de uma máquina. Entre os conteúdos apresentados estão:
- Processadores;
- Placas de vídeo;
- Memória RAM;
- SSDs;
- Componentes essenciais de um computador;
- Montagem de computadores;
- Conceitos relacionados à manutenção e otimização de PCs.
Ao concluir a formação, os participantes recebem um certificado oficial.
Kingston Maker já capacitou mais de 2.300 pessoas
As etapas anteriores do Kingston Maker contemplaram moradores das regiões Sudeste, Norte e Nordeste. Até o momento, mais de 2.300 pessoas já participam da capacitação, com adesão acima das expectativas da organização.
O programa também registra média de avaliação de 4,9/5 entre os participantes. A iniciativa seguirá avançando para outras regiões brasileiras nos próximos meses, com a distribuição gradual das bolsas até o final de 2026.
As vagas disponíveis para o Centro-Oeste são destinadas a moradores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. As inscrições e demais informações podem ser consultadas no site oficial do Kingston Maker.
Próxima etapa será destinada à região Sul
Após a etapa voltada ao Centro-Oeste, o cronograma do Kingston Maker prevê novas inscrições para outras partes do país. A próxima fase anunciada será destinada à região Sul:
- 3 de novembro de 2026 – Região Sul: mais de 500 vagas.
Ao final do projeto, a iniciativa pretende contemplar os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, ampliando o acesso gratuito à formação sobre montagem e manutenção de computadores.






