AnálisesNotíciasPCPlayStationXbox

Metal Gear Survive – Confira nossa análise.

Antes de falarmos do jogo propriamente dito, não há como não falar de todas as criticas negativas vindo da comunidade Gamer, desde que “Metal Gear Survive” foi anunciado. Muitos dizem que a voz do povo é a voz de Deus, mas será?

Devemos tomar cuidado com esse hater em cima de jogos, cinema, opiniões, etc… Todos nós temos o direito de não gostar de algo, mas antes porém, devemos ter o cuidado com o que falamos. No caso de um game, como que antes mesmo de jogarmos já criticamos ele? Será que essa critica é verdadeira? Apesar de tantos erros da Konami, principalmente na saída de Kojima, criador da série “Metal Gear”, temos que lembrar que atrás de um game há pessoas, funcionários que estão lá trabalhando duro, que merece sim criticas, mas justas.

De toda forma, nós da Gamers, que também temos nossas opiniões, nos mantemos fora desta polêmica na hora de analisar o jogo que você confere agora:

“Metal Gear Survive” começa exatamente onde “Ground Zero termina”, onde não encontramos mais Big Boss ou Snake, mas sim podemos criar um novo personagem do jeito que quisermos. Mother Base foi destruída, e depois de passarmos pelo buraco de minhoca, chegamos em um mundo diferente, chamado de Dite. É aí que percebemos que “Metal Gear Survive” é realmente um spin off da série.

“Survive”, é um jogo de sobrevivência onde teremos que cumprir tarefas, nos alimentar, explorar Dite e acima de tudo sobreviver a hordas de inimigos, chamados de Andarilhos, que vão tentar a qualquer custo não deixar de cumprir nossos 2 maiores objetivos: salvar os soldados sobreviventes de nossa equipe e pegar os dados da Força-Tarefa para podermos sair daí e voltarmos a Terra.

Pois bem, no modo solo, temos que ir cumprindo várias tarefas para melhorarmos as habilidades do nosso personagem. O jogo cumpri bem o que promete, mas como todos os jogos deste tipo peca na repetição. Parece que sempre temos a impressão de que já fizemos aquilo, talvez apenas com um grau de dificuldade ou lugar diferente. Mas não chega a ser ruim. Mas alertamos que o jogo tem um começo lento, totalmente focado em muitas cinemáticas para explicar a história e um longo tutorial. Par se ter uma ideia, mesmo já conhecendo o game, demoramos mais de uma hora para avançar a introdução de Survive.

História que, se não é espetacular, é longe de ser ruim. Tem tudo o que podemos esperar de um roteiro da série Metal Gear: História complexa, momentos cinematográficos, ficção-científica, mas não tente comparar com a história dos jogos principais da série. Em partes porque Kojima não está lá e também porque a equipe, lideradas por Yota Tsutsumizaki, diretor, e Yuje Korikado produtor, resolveram dar mais destaque as novas mecânicas do jogo. mesmo assim, algumas boas surpresas nos aguardam durante a história do jogo.

E é isso que o jogo tem de melhor. Toda a equipe realmente se preocupou em tentar fazer um ótimo jogo de sobrevivência, e conseguiram. Para darmos bem no game, seja solo ou seja em modo cooperativo, temos que ter estratégias definidas.

Para começar, devemos sempre reforçar nossa base, o que sempre será o objetivo principal. Barricadas, armadilhas e armas serão o tripé para defendermos bem o nosso cantinho no jogo. Não estaremos sozinhos nesse trabalho não. Podemos trazer personagens que encontramos em Dite para nos auxiliarmos, além de sempre contarmos com a ajuda de uma inteligência artificial que fica na Base.

Durante as nossas patrulhas, não aconselho enfrentar os Andarilhos de peito aberto. Pense sempre em uma estratégia para conseguir o seu objetivo. Mas não pense que os inimigos se resumem aos Zumbies. Para se manter vivo teremos que controlar nossa fome e nossa sede, e vai por mim, no começo não é uma tarefa nada fácil e causa facilmente a morte de nosso personagem, principalmente porque com o passar do tempo, ambos vão ficando mais escassos.

Também iremos coletar itens, que em lugares específicos do mapa podemos montar novos acessórios, equipamentos, armas e também comida.

Apesar de um começo devagar, Metal Gear Survive se torna um jogo divertido, principalmente quando entendemos as mecânicas e estratégias do jogo. Com nossa base já estabelecida e nosso personagem já desenvolvido, o jogo entrega uma experiência boa, principalmente se jogarmos com amigos.

Passando para o lado técnico, podemos dizer que Survive tem gráficos excelentes. Mas isso não foi uma surpresa, pois ele foi produzido em cima do motor gráfico Fox Engine e não tem como perceber que muitas coisas foram aproveitadas de “Metal Gear Solid V: The Phantom Pain”. O jogo corre muito bem a 60 frames por segundo e tem uma ótima modelagem de personagens, mas o que sentimos é falta de alguns detalhes o que torna as vezes as paisagens um pouco simples de mais. Outro detalhe negativos são os vários loadings que o jogo possuí e a obrigatoriedade de estar sempre online, mesmo jogando no modo solo.

E, lógico, que polêmica pouca é bobagem, a Konami acabou incluindo uma opção no jogo nada agradável. Apesar de o jogo ter vários slots de personagem, só podemos usar um no game. Para usarmos um segundo slot, devemos desembolsar U$ 9,99, o que realmente não é uma boa estratégia para agradar aos jogadores. Em contra partida o jogo chega um pouco mais barato que outros no estilo, saindo por R$149,99

Diferente do que os Hater pregaram, “Metal Gear Survive” não é um jogo horrível. Mesmo não tendo mais Kojima para dirigir, “Survive” realmente é apenas um spin off da série, trazendo um formato pouco visto na série. Apesar de um começo lento, tanto no desenvolvimento da história quanto no do personagem, depois o jogo embala e até agrada. Com certeza, nem a Konami estava pensando em fazer algo parecido com “The Phantom Pain”, mas sim algo que pudesse ser mais parecido com “Metal Gear Rising: Revengeance” que também foi muito criticado pela comunidade por não ser dirigido pelo Kojima, mas que acabou dando a volta por cima. Não sei de “Survive” conseguirá essa façanha, mas até seria justo, pois é um jogo como muitos outros jogos medianos que temos no mercado.

Talvez se a Konami tivesse retirado as microtransações do jogo ajudaria muito a diminuir essa rejeição ao jogo, que insistimos, existe por motivos alheios ao resultado final do jogo, o que é no mínimo injusto.

Para nós, uma boa notícia é que o jogo está localizado em português com legendas em nosso idioma.

Metal Gear Survive

149,99
7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Estratégia
  • Gráficos
  • Bom modo cooperativo

Negativos

  • Começo lento
  • Microtransações
  • Missões repetitivas
  • Ligação constante de internet

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo