AnálisesNotíciasPlayStation

Confira nossa análise de Marvel’s Spider-Man.

Como é bom novamente ter um jogo bom de Super-Herói. Isso mesmo, Spider-Man traz de volta o cabeça de teia de um jeito jamais visto nos vídeo-games.

Todos os amantes de Super-Heróis com certeza não viam a hora de colocar a mão em Marvel’s Spider-Man, jogo lançado exclusivamente para PS4 pela Insomniac Games. E temos que valorizar o excelente trabalho que o estúdio fez, fazendo um jogo de mundo-aberto de uma maneira formidável, com uma história coesa e muita aventura, que é o que mais queríamos.

Saiba que não vamos ter que assistir pela centésima vez como o jovem Peter Parker se tornou o Homem-Aranha, nem sofrer (mais uma vez) com a morte do Tio Ben. Não, desta vez Peter Parker já tem 24 anos e há 8 anos é um Super-Herói que já prendeu centenas de ladrões, já enfrentou dezenas de seus inimigos mais conhecidos e nem é mais repórter do Clarim.

Peter já trabalha em um laboratório, exercitando seus dons de cientistas e seu romance com Mary Jane já existiu, mas cada um seguiu seu caminho. Spoilers? Não. Isso é apenas o começo da narrativa, que é o ponto forte do jogo. A história do Homem-Aranha é muitas vezes substituída pela de Peter de forma excepcional. Sim, esse é um jogo com muitas história.

Para quem esperava uma narrativa banal (típico de jogos deste tipo), se enganou. A Insomniac decidiu que isso seria o chamariz para um bom jogo, apostou em um roteiro original e se deu bem. Se todos os elementos que conhecíamos do Amigão da Vizinhança estão lá, há uma história que traz um Spider-Man moderno (inspirado nos atuais quadrinhos) e vilões novos, fazendo do jogo um universo totalmente novo, mas cheio de momentos emocionantes.

Homem-Aranha já trabalha em conjunto com a Polícia, principalmente com a policial Yuri Watanabe, que é quem nos dá todas as informações sobre nossas ações.

Se alguém disser: “Ahhh, a jogabilidade é a mesmo da Batman da série Arkham”, tenha certeza que é uma verdade. Mas não toda. Não tem como negar que os jogos da Rocksteady Studios serviram de inspiração para a Insomniac, mas a grande sacada do estúdio foi não copiar por copiar e sim evoluir algo que já era ótimo.

Sim, pois passear por Manhattan balançando por teias é a sensação mais gostosa que tive nos últimos anos nos consoles. Os movimentos são precisos, controlar nosso herói é fácil. Mas não é só isso, podemos andar nos prédios correndo pelas paredes, pular, rodopiar, impulsionar com nossa teia e até mesmo mergulhar em um salto de um prédio, tudo com uma simplicidade que com poucos minutos de jogo qualquer gamer já é capaz de dominar.

Outro detalhe que é baseado nos jogos da Rocksteady Studios é o sistema de combate. Com combos simples e fáceis, as lutas se tornam boas de se encarar e para tornar nossa vida um pouco mais tranquila, podemos usar gadgets que temos nos diversos uniformes do Homem-Aranha, passando de uma bomba de teia, até uma teia elétrica ou um drone!!! Se não quiser ir já chegando dando pontapé em todo mundo, temos a possibilidade de usar o cenário a nosso favor, como atirar um barril num inimigo ou até derrubar uma estrutura em cima deles.

As lutas as vezes são um pouco cansativas e algumas longas demais, mas para torna-la um pouco mais atraente, o jogo te dá alguns desafios, que se completados você ganha XP a mais, como derrubar 10 inimigos com combos e etc. Com o XP, vamos adquirindo novas habilidades, todas dispostas em uma Skill Tree fácil de se manusear.

Outro detalhe que também vimos nos jogos do Batman, são os colecionáveis e as missões secundárias. O principal problema desses jogos são que, para manter o jogador por mais tempo, os estúdios colocam várias coisas para se fazer além da história principal, mas na maioria das vezes são chatas e até mesmo sem nexo. Se não chega a ser uma perfeição, mais uma vez a Insomniac fez questão de evoluir isso. Os colecionáveis ou missões secundárias, como coletar as mochilas de Peter, se tornam uma grande aventura, porque a cada uma achada, acabamos sabendo do passado de Parker.

Um detalhe que não posso deixar de comentar é que o jogo parece realmente estar acontecendo em tempo real. Digo isso porque a cada missão que fazemos, ao passearmos por Manhattan, vamos ouvindo John Jonah Jameson (o JJJ, dono do Clarim Diário), agora em seu programa de rádio, comentando sobre o perigo do Homem-Aranha e as ações que acabamos de fazer no jogo. Como disse é um detalhezinho, mas que mostra o capricho que o game tem.

Como todos os títulos da Playstation ultimamente, o jogo chega totalmente localizado para português do nosso Brasil. E mais uma vez o trabalho foi muito bem feito.

Marvel’s Spider-Man consegue mostrar que é um jogo equilibrado e bom em todos os sentidos. Com certeza, um dos melhores jogos de Super-heróis já criados e não tenho dúvida que, como aconteceu com os jogos de Batman da Rocksteady, vai se tornar referência para os futuros jogos desse gênero.

Portanto, se você gosta de um jogo de ação, recheado de momentos eletrizantes, com um bom humor na medida certa e uma história cativante, esse é o jogo certo para você. Se não for, compre mesmo assim, mesmo que seja só para passear por Manhattan balançando pelas teias do Homem-Aranha.

Marvel's Spider-Man

9.1

Nota

9.1/10

Positivos

  • Narrativa
  • Gráficos
  • Combate fluído
  • História dos Personagens

Negativos

  • Combates Longos
  • Alguns combates fáceis contra chefes

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo