AnálisesPCPlayStationXbox

Life is Strange 2 – Episódio 1: Roads – Confira nossa análise.

Analisado no PlayStation 4 Pro


 

A Dontnod foi corajosa em usar o nome “Life is Strange 2”, mas não continuar com a história do game anterior. Sim, saiba de antemão que o jogo não continua a saga de Max e Chloe, dando agora o protagonismo para os irmãos Diaz.

Desta vez, o game nos coloca em Seatle em um momento em que os Estados Unidos vivenciaram diversos problemas de racismo e tensão entre imigrantes, o que colocou parte da população em ebulição. Neste contexto encontramos a família Diaz, onde estaremos na pele destes imigrantes mexicanos tentando uma vida melhor na terra do Tio Sam. Mas, perto do Halloween, uma tragédia acontece, forçando os irmão Sean, de apenas 16 anos e Daniel de 9, a fugirem daquele local e tentarem chegar ao México para reencontrar um lar.

A história, apoiada em nossas decisões, parece bem coesa, e promete que cada escolha vai influenciar no andamento do jogo e nos 4 capítulos que virão a seguir. Os momentos de drama são bem cadenciadas e divididos entre momentos de tranquilidade e alguns até de comédia. Apesar de um tom bem juvenil, com o andar do episódio, é impossível não nos apegarmos aos irmão e de nos emocionarmos com cada momento.

Algumas decisões podem parecer meio bobinhas, mas algumas são difíceis. Muitas delas vão passar por situações morais, como roubos e mentiras, já que estaremos em ocasiões que fogem do nosso controle, onde fome e medo vão com certeza influenciar nas decisões. Mas é bom deixar claro que, pelo menos nesse primeiro episódio, a aventura e até o carisma de Max e Chloe do primeiro jogo acaba sendo superior a esse, mas também mostra que “Life is Strange 2” está no caminho certo, nos colocando em situações e desafios novos.

Além de nossas decisões, o mantimento que levamos em nossa mochila e os nossos gastos, com os raros dólares que tivermos, também vão influenciar o andamento do jogo. Nós controlamos apenas o irmão mais velho, Sean, mas temos que ter em mente que agora somos o protetor de Daniel, e que ele vê no irmão uma espécie de herói em que vai se espelhar. Como no primeiro “Life is Strange”, teremos um elemento sobrenatural, desta vez ligado a Daniel, que apesar de ainda não entendermos direito neste primeiro capítulo, já aguça nossa curiosidade de sabermos mais sobre isso.

Infelizmente o jogo não mostra novidades em sua estrutura de gameplay. O jogo vai nos orientando o que devemos fazer e, além de tomarmos as decisões que acharmos melhores, vamos ter algumas áreas onde podemos explorar, descobrir objetos e algumas pequenas histórias. Falando nisso, desta vez teremos a oportunidade de desenhar algumas paisagens, mas infelizmente isso é algo muito simples e que aos poucos vamos perdendo o interesse.

Em relação a gráficos, o jogo melhorou muito. Apesar de manter a mesma direção artística do primeiro game, podemos reparar as melhorias nos detalhes, principalmente nas expressões faciais dos personagens. Porém, as melhorias ficam por aí. Outro ponto que é idêntico ao jogo anterior, e ponto positivo, é sua trilha sonora que é sensacional. Jogue com o som um pouco mais alto que o normal para curtir as músicas, vale a pena.

O jogo chega ao Brasil com legendas e menus em português, não há dublagem. Mas sinceramente, não há essa necessidade com certeza.

“Life is Strange 2” mostra ousadia contando a história de 2 irmãos pequenos, mas escancarando um mundo de muitos problemas da instabilidade social que vive os Estados Unidos. Apesar de uma história cativante e envolvente, faltou um pouco de mudanças em relação a gameplay que poderia ser também mais ousado.

Mas não dá pra negar, que os jogos da Dontnod agora viraram referência em jogos deste estilo, e, já estamos no aguardo do segundo capítulo do jogo.

Confira nossa live que fizemos no lançamento de “Life is Strange 2”:

Life is Strange 2 – Episódio 1: Roads

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Narrativa envolvente
  • Escolhas influenciam na história
  • Bons personagens

Negativos

  • Mecânica simples
  • Pouca exploração

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo