AnálisesNotíciasPCPlayStationXbox

Layers of Fear 2 – Sombrio e maçante | Análise

Analisado no PlayStation 4

Layers of Fear 2 chega para assustar os gamers em um ano de poucos jogos no estilo de terror/suspense. O jogo é o segundo título da franquia, ele conta da mesma fórmula do primeiro jogo: o seu personagem é um ator que vai, aos poucos, ficando maluco. Quanto mais o jogador vai avançando no jogo mais ele se aprofunda na história completamente maluca e chega em um momento de até não conseguir mais separar a realidade de suas alucinações. Layers of Fear 2 foi lançado em 28 de maio de 2019 para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Você se tornou um ator, então você não teria que ser você mesmo, não é mesmo? O jogo é em primeira pessoa com uma pegada muito psicológica, com ênfase em exploração e história. Os jogadores controlam um ator de Hollywood que atende ao chamado de um diretor enigmático para assumir o papel principal em um filme que será gravado a bordo de um transatlântico.

O jogo se passa muito tempo em um único lugar, no caso o navio de cruzeiro. As mecânicas de jogo são muito básicas: você deve andar pelos corredores, abrir milhares de portas para entrar em quartos, procurar por itens, sendo alguns colecionáveis e resolver alguns desafios que, aos poucos, vão explicando a história do jogo, montando essa narrativa peça por peça, como se fosse um quebra-cabeça.

Em Layers of Fear 2 você tem apenas três ações no jogo todo: andar (ou correr), agachar e segurar (ação usada para pegar itens, abrir portas e mexer em alavancas). Essas três ações possuem tudo que o jogador utiliza para completar o jogo, e sim, você não possui nenhuma arma em mãos, se você tiver muito coragem para jogar esse tipo de jogo já é o ideal. Outra coisa muito ‘chamativa’ é que no decorrer do jogo inteiro (e por ser um jogo de terror), praticamente não há inimigos. Durante o jogo você irá encontrar pelo caminho diversos manequins, que, apesar de bizarros e muitas vezes assustadores, não são uma ameaça direta para o jogador. A única ameaça que ele irá encontrar é um monstro muito bizarro com sombras que te mata em um único golpe, obrigando o jogador a fugir até encontrar um local seguro, caso ele consiga te capturar automaticamente o jogador morre e volta do último ponto de controle. A aparição desse monstro é bem rara no começo, mas vai se tornando mais frequente conforme você vai progredindo em sua loucura.

Um dos pontos negativos do jogo é que ele é meio tedioso, Layers of Fear 2 é um grande jogo de terror, mas muitas vezes acaba se tornando simplesmente um tédio. Esse tédio é sentido principalmente no começo do jogo, onde você anda durante uma hora para dar de cara com um monstro assombrado, ou seja, você irá ficar uma hora andando por corredores do navio e abrindo portas; e por conta disso encontrar uma porta trancada será a maior “emoção” da sua jogatina, pois nesse meio tempo não haverá nenhum inimigo ou ameaça real para te fazer sentir aquela tensão e ansiedade que é a marca dos jogos do terror. Sendo assim, o jogo tem essa parte tediosa, mas os ambientes e os sons que você escuta conforme vai jogando é muito sombrio e te deixa de cabelos arrepiados.

Gostaria de deixar claro que a história do jogo é muito difícil de ser compreendida. O jogo nos coloca dentro do cenário sem qualquer explicação, nos dão um personagem sem dizer nada sobre ele, o que ele está fazendo ali ou até mesmo qual é o seu objetivo e como eu disse ele demora encontrar os monstros, então o jogador passa um bom tempo simplesmente andando sem rumo pelos corredores, sem saber porque está ali ou até mesmo o que ele precisa fazer.

Isso torna o jogo extremamente chato, eu consegui terminar o jogo em uma média de cinco horas, e isso é um tempo para exigir que o jogador ignore todos os problemas antes que ele desista de jogar. E mesmo quem consegue chegar na parte em que o jogo começa a ter mais inimigos e a história começa a ficar mais interessante, provavelmente muitos vão já está entediado demais para se importar com os desdobramentos.

O som do jogo é de deixar você bastante aflito, o efeitos sonoros são muito bem feitos e no decorrer do gameplay você escuta milhares de estalos, pessoas falando e entre outras coisas, isso faz com que o jogador se sinta acompanhado em um cenário completamente tranquilo. Recomendo que joguem com fones de ouvido para ter uma imersão maior do jogo.

Layers of Fear 2 é um jogo excelente para o seu gênero, com gráficos bem otimizados e efeitos sonoros de altíssima qualidade, com jogabilidade muito simples de se jogar, uma história completamente confusa e que deixa qualquer pessoa aflita sem conseguir explicar em que o jogo está querendo nos passar. O jogo infelizmente só tem esse grande momento tedioso e que pode deixar logo de cara muitos jogadores com vontade de desistir, sem ter a vontade de saber como é o desenrolar dessa história toda.

Layers of Fear 2

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Gráfico
  • Trilha Sonora
  • Efeitos sonoros

Negativos

  • História maçante
  • Poucos inimigos
  • Início tedioso

Matheus Araújo

Editor da Gamers & Games, podcaster, cinéfilo, seriéfilo, gosto de jogos de FPS e aguardo uma sequência de Black.
Botão Voltar ao topo