AnálisesNotíciasPCPlayStation

Observation – Intenso do início ao fim | Análise

Analisado no PlayStation 4

Um dos melhores jogos do ano não poderia está de fora da lista de análises da Gamers & Games. Sim, Observation para mim já entra na listinha dos melhores do ano, bom, pelo menos para mim. Observation é um thriller de ficção científica que tenta desvendar o que aconteceu com a Dra. Emma Fisher, aaah… uma linda mulher…, então, prosseguindo… você tenta desvendar o que está acontecendo junto com a equipe da missão dela, através da lente da inteligência artificial da estação, o S.A.M. O jogo foi lançado em 21 de maio de 2019 para PlayStation 4 e PC, desenvolvido pela No Code e publicado pela Devolver Digital.

 

 

Em Observation você é a inteligência artificial, ou seja, o ‘SAM’. Toda a tripulação conta com a sua ajuda para fazer de tudo nas estações espaciais. Como por exemplo, procurar tripulantes e dar detalhes de como e onde eles estão, abrir portas dos módulos, acessar notebooks, ler documentos nas paredes e tudo mais. Módulos são partes da estação, toda a estação contém vários módulos, eu posso dizer que são como “quartos”, em cada um fica uma função especifica e por isso o jogo te dar muito trabalho para progredir na história, por te fazer rodar a estação inteira atrás dos objetivos, e as vezes eles estão bem na sua cara, bem nítidos, e acaba passando despercebido.

 

 

O jogo pode ser comparado com vários filmes de ficção científica de “presos no espaço” como 2001: Uma Odisseia no Espaço, Gravidade, Vida e Interstelar. Agora falando um pouquinho da história, Observation te traz para uma estação espacial multinacional em órbita sobre a Terra no ano de 2026. No entanto, a estação espacial paralisou com um desconhecido desastre deixando-a sem energia e fazendo a nossa querida Dra. Emma Fisher girar sem parar enquanto tentava fazer contato com Houston, assim como outros cinco membros da tripulação também tentaram verificar o que aconteceu, mas sem sucesso.

Enquanto a Emma tentava fazer contato ela conseguiu reinicializar as estações integradas, SAM (Administração e Manutenção de Sistemas), que controla os sistemas e funções da estação que é o papel que o jogador assume. No decorrer do jogo você se depara com frase dizendo ‘TRAGA ELA’ e insinuando, talvez, que você deveria levar a Emma para alguém, com diversos quebra-cabeças você acaba tendo muita dor de cabeça para progredir no jogo, mas é tão bom jogar Observation que te faz querer saber o fim da história, é como você jogar um filme com uma história muito comovente e que te faça sentir algo pelos personagens, confesso que em alguns momentos me senti como se estivesse dentro da estação junto com o SAM e a Emma Fisher.

 

A jogabilidade é muito simples, com o tipo de jogo que Observation é realmente não precisava ter algo de muita complexidade, como você é uma inteligência artificial sua forma de jogar é monitorando as câmeras das estações e concluindo seus objetivos através delas, claro, em algumas situações é necessário que você tenha um contato mais próximo para fazer certos comandos e por isso que tem a possibilidade de você controlar uma esfera, ela é chamada de ‘Esfera de Conexão’ e te deixa ‘andar’ pela estação e por todos os módulos, em alguns momentos o jogo limita seu uso, mas mesmo assim é uma mecânica muito agradável, até da forma que controlamos a esfera e com um ‘delay’ que deixa muito mais realista. Ah, um pequeno spoiler, você pode controlar a esfera fora da estação também.

 

 

Gráficos não importam muito para um jogo que contém uma história comovente, mas em Observation os gráficos não deixam a desejar, e quando falamos de trilha e efeitos sonoros aí que a coisa fica boa. O jogo não tem nenhuma musica rolando ao fundo enquanto você joga, é totalmente sem trilha, apenas com um efeito sonoro que parece que você está dentro da estação, é incrível a sensação. Claro, o jogo tem uma trilha sonora também e que dá sua cara em momentos específicos da história. Vou ressaltar aqui também que no início do jogo temos uma abertura que é maravilhosa e dá arrepios.

 

Posso dizer que Observation te coloca em uma história de muita tensão, o jogo passa uma aflição desde o início e com muita reviravolta, antes de publicar a análise eu já tinha zerado o jogo e o final me deixou um pouco confuso e chocado ao mesmo tempo. Observation é daqueles jogos que te faz não querer parar de jogar, recomendo muito que joguem o jogo, vale a pena!

 


 

Observation

9.6

Nota

9.6/10

Positivos

  • História
  • Gráfico
  • Trilha sonora
  • Efeitos sonoros
  • Jogabilidade

Negativos

  • Instruções rasas
  • Movimentação lenta das câmeras

Matheus Araújo

Editor da Gamers & Games, podcaster, cinéfilo, seriéfilo, gosto de jogos de FPS e aguardo uma sequência de Black.
Botão Voltar ao topo