AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Edna & Harvey: The Breakout – Anniversary Edition | Análise

Edna & Harvey: The Breakout - Anniversary Edition é um jogo bastante divertido

Analisado no Xbox One X


Edna & Harvey: The Breakout – Anniversary Edition é um jogo de aventura no estilo point-and-click, produzido e lançado pela Daedalic Entertainment em dezembro de 2019 no PC e ganhando versões para os consoles Xbox One, Nintendo Switch e PlayStation 4 em junho deste ano. Edna & Harvey: The Breakout – Anniversary Edition é uma versão aprimorada do jogo original, em comemoração ao seu 10º aniversário, com novos gráficos, jogabilidade aprimorada, suporte a alta resolução entre outras coisas mais.

Edna & Harvey: The Breakout conta a história de Edna e seu coelho Harvey, presos em uma cela acolchoada de um hospital psiquiátrico. Edna sofre de amnésia e não sabe porque está presa ali, sabe apenas que precisa sair do confinamento e encontrar seu pai para descobrir tudo o que aconteceu.

Edna & Harvey: The Breakout - Anniversary Edition

Durante essa aventura vamos conhecer inúmeros personagens, entre pacientes e funcionários do hospital, além, é claro, de Harvey, que é uma peça fundamental na história. Desde o início fica claro que o coelho é uma válvula de escape do inconsciente de Edna, trazendo à tona algumas memórias da protagonista.

A jogabilidade é típica dos jogos do estilo, mas como jogamos no console, pontuamos alguns pontos que influenciam a jogabilidade. Ao contrário do jogo com o mouse onde é possível clicar onde os personagens devem ir, no controle, o analógico esquerdo controla o personagem no cenário e os itens interativos ficam com um pin destacado, facilitando a jogabilidade mas diminuindo o fator exploração que a versão para PC oferece. Ainda é possível mudar o objeto em foco usando o analógico direito, mas nem sempre ele é util, sendo necessário ter um pouco de paciência até chegar no item desejado.

Edna & Harvey: The Breakout - Anniversary Edition

Uma vez que o objeto é selecionado, a ação rápida (botão X) pode ser acessada, variando de acordo com o item. Numa porta por exemplo, a ação é abrí-la, já em outros casos pode ser olhar ou conversar com o item (sim, Edna conversa com tudo). No botão A está disponível um menu com cinco possibilidades: pegar, usar, conversar, olhar e usar um item do inventário que esteja selecionado. Os botões de ombro podem ser usados para mudar o item do inventário durante a ação. Esse menu de seleção é alterado em algumas ocasiões, mas de maneira geral é bem intuitivo e fácil de usar, agilizando o controle.

Edna & Harvey: The Breakout – Anniversary Edition não é um jogo fácil! Ele exige exploração, paciência e muita análise do jogador. O jogo o estimula a pensar com a cabeça de Edna, resultando em soluções atípicas e muito criativas para os desafios propostos. Os amigos ao longo dessa jornada são parte da trama, com uma menção especial a Aluman, que é bem importante na história por explicar várias coisas ao jogador. Uma dica que damos é usar sem receio as opções dadas no menu mencionado anteriormente e ir apertando o botão de gatilho esquerdo para ter acesso ao inventário dos itens, aplicando ações entre eles, uma espécie de “combiná-los”, para obter um resultado.

O jogo oferece facilmente mais de 15 horas de gameplay, podendo até se estender bem mais que isso. Vale mencionar porém que ele não oferece localização em português e isso pode prejudicar um pouco a experiência daqueles que não dominam o inglês. A quantidade de idas e vindas, subidas e descidas pelo hospital, resultarão em várias voltas e criando armadilhas para se livrar de funcionários no caminho.

Visualmente falando, Edna & Harvey: The Breakout – Anniversary Edition está lindo, sendo possível perceber um retrabalho geral. O novo estilo se ajusta melhor às telas de alta resolução, a trilha sonora é boa, com músicas que se encaixam harmoniosamente nos temas e situações propostas, e o trabalho de dublagem merece uma menção honrosa, principalmente dos personagens de maior destaque: Edna, Harkey, Dr. Marcel, Aluman, Hoti e Moti, e o guarda do quarto de Edna.

Edna & Harvey: The Breakout - Anniversary Edition

Edna & Harvey: The Breakout – Anniversary Edition é um jogo bastante divertido, com muitas situações cômicas (algumas bem simples de resolver, outras nem tanto…) e surpreendentes, com um final que permitirá ao jogador decidir o fim da história. Alguns pontos podem atrapalhar a experiência como o constante vai-e-vem, a imprecisão do foco e a falta da localização, mas sem dúvidas esse é um dos melhores point-and-click que jogamos recentemente.

Confira o vídeo de gameplay de Edna & Harvey: The Breakout – Anniversary Edition

 

Edna & Harvey: The Breakout - Anniversary Edition

7.8

Nota

7.8/10

Positivos

  • Arte gráfica bem trabalhada
  • Tem um bom nível de humor
  • É desafiador

Negativos

  • O vai e vem pelo cenário
  • A repetição de ações
  • A falta de localização em Pt-BR

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo