AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Sisters Royale: Five Sisters Under Fire | Análise

Um bullet hell de respeito!

Analisado no Xbox One X


Sisters Royale: Five Sisters Under Fire é um jogo do gênero Shoot’Em Up, desenvolvido pela Alfa System e publicado pela Chorus Worldwide Games, ele foi lançado para Nintendo Switch e PlayStation 4 em janeiro deste ano, chegando ao Xbox One e PC através do programa Play Anywhere no dia 10 de julho.

Sisters Royale: Five Sisters Under Fire é considerado um sucessor espiritual do clássico jogo Castle of Shikigami (Shikigami no Shiro), do PlayStation 2 e Xbox, além de ser baseado no anime e mangá do mesmo nome, de 2001. A história do game é bastante simples, cinco irmãs com poderes mágicos entram em guerra para ver quem vai poder se casar com o anjo Yashin, com uma tonelada de conversa e muito deboche de uma irmã com a outra, a história do game é totalmente opcional e pode ser desligada pelo menu, então se você não tem interesse nela fique tranquilo, de forma alguma ela atrapalha o seu gameplay.

Já na tela de seleção conhecemos as cinto irmãs Royales, cada uma com seu estilo de jogo e poderes diferenciados que podem atender aos mais variados tipos de jogadores. Começando pela primogênita Sonay, ela tem o disparo mais direto, sempre a frente em linha reta, além disso, o seu Summon (Invocação) se projeta contra os inimigos limpando a tela. A segunda irmã, Selma dispara três projeteis menores a frente e dois laterais, um pra cada lado, já o seu Summon liberta três espadas que podem ser rotacionadas à sua volta destruindo os inimigos. Ece, a irmã do meio tem o disparo para as diagonais, deixando o meio aberto, seu Summon dispara um facho de laser contra os oponentes a frente conforme você se mexe na tela. Nur a quarta irmã dispara em três direções, sendo central e diagonais esquerda e direita, seu Summon libera dois tornados pelo cenário atacando os inimigos e por fim, Lale, a caçula dispara três projéteis em linha de frente, sendo o central um pouco a frente, seu Summon fica como uma espécie de escudo repelindo e rebatendo os projeteis do inimigo até que ele acumula força e causa uma destruição por perto. Todas as irmãs ainda possuem opções de PowerShot e Bomba, o primeiro item vai potencializar os ataques durante um curto tempo, já o segundo pode ser usado cinco vezes a cada vida e limpa todo o cenário com uma grande destruição.

Sisters Royale: Five Sisters Under Fire
Sonay disparando sua bomba contra os inimigos

Vale mencionar uma sexta personagem, que é vendida por DLC, a bruxinha Ode, que diferente das irmãs não quer se casar com Yashin, apenas combater o mal e salvar o mundo. Ode é a mais poderosa delas, mas com alguns “problemas” para balancear as coisas, seu disparo é poderoso, mas ele segue a direção apontada pelo analógico, ou seja, quando você move Ode para a esquerda, todo o fluxo de disparo vai ser apontado para a diagonal esquerda, com isso boas áreas ficam sem cobertura, junte a isso o fato que seu Summon é um pouco trabalhoso de usar, ele gera uma área de energia onde vai fazer alguns disparos de raios, mas você deve indicar com o analógico direito a área onde ele vai fazer isso, e aqui temos dois caos, ele é muito potente e eficiente contra inimigos que pouco se mexem, em contrapartida ele deixa Ode vulnerável por um tempo enquanto você define o local que ele vai atuar, isso não é um problema e você se acostuma depois de um tempo.

Sisters Royale: Five Sisters Under Fire
Lale é a irmã caçula, aqui enfrentando Sonay

Sisters Royale: Five Sisters Under Fire possui três níveis de dificuldade, o mais fácil vai baixar a vida dos inimigos e reduzir a presença de alguns deles, além disso, tive a impressão de que o cenário fica mais curto também, mas não posso afirmar com exatidão, o normal, é bem balanceado e oferece um nível bom de desafio, com alguns pontos mais para o fim transformando o game num verdadeiro bullet hell, já o difícil, bom, é bullet hell do começo ao seu fim… sim, você vai morrer muito, não existe um meio de recuperar vida de forma rápida, mesmo quando você passa de um ato para o outro sua vida e bombas não são recarregadas, durante o game você até tem momentos que dependendo da sua pontuação vai recarregar parte delas, mas nunca cheguei a de fato recuperar nada, as vezes uma fada vai dropar no cenário, ela vai aumentar o seu multiplicador de pontos, mas nada além disso.

Sisters Royale: Five Sisters Under FireVisualmente falando o game é maravilhoso, colorido, vibrante, mas de uma boa maneira, ao contrários de outros jogos do estilo que joguei recentemente os projéteis não se misturam com o cenário, com isso desviar deles é em tese mais fácil, os inimigos são variados, os cenários também, desde florestas mal assombradas à palácios gelados, passando por templos escuros e outros temas. As personagens também são bem feitas, com sprites bem desenhados no estilo mangá durante as cenas de conversa e outros modelos em 3D numa versão kawaii durante o gameplay. A trilha sonora é maravilhosa, não cansa em momento algum, você pode jogar por horas sem se cansar de ouvir o tema de cada estágio.

Sisters Royale: Five Sisters Under Fire

Sisters Royale: Five Sisters Under Fire é um bom game do gênero, mas não tem como negar alguns problemas, primeiro, ficou nítido ser quase impossível recuperar vida, com isso, os continues são muito frequentes, ao menos são infinitos, outra coisa que deixa a desejar é o quão curto é o game, infelizmente são poucos cenários, você termina o game com aquela vontade de querer mais, e ai, só lhe resta os modos mais difíceis, ou ainda, mexer nas configurações do jogo para mudar o número de vidas, a força dos ataques entre outras coisas, isso também pode ser usado para facilitar a sua vida caso queria.

Sisters Royale: Five Sisters Under Fire
Nur usando seu Summon contra os inimogos

Em resumo o jogo é muito bom, a história não interfere nem para o bem e nem para o mal, ela serve mais para você entender quem são as irmãs Royale e porque elas estão em guerra, o preço do game é convidativo e até mesmo a DLC tem um preço bom, para os amantes do gênero, como eu, Sisters Royale: Five Sisters Under Fire é uma boa pedida, quem sabe um DLC futuro não aumenta o número de estágios.

Confira o vídeo de gameplay de Sisters Royale: Five Sisters Under Fire

Sisters Royale: Five Sisters Under Fire

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • O visual é bom
  • A trilha sonora melhor ainda
  • Gameplay é ponto alto
  • Da para jogar por horas

Negativos

  • É curto
  • Recuperar vida?

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo