Cultura PopFilmesNotícias

O Poderoso Chefão III: Coppola anuncia reedição com novo começo e final “mais apropriado”

A nova versão deverá chegar em dezembro aos cinemas.

Embora haja um forte argumento para explicar por que a Paramount Pictures e o diretor Francis Ford Coppola deveriam finalmente embarcar em O Poderoso Chefão: Parte IV , uma sequência real terá que esperar: primeiro, estamos obtendo uma versão significativamente melhorada de O Poderoso Chefão: Parte III .

A Paramount anunciou na quinta-feira que uma nova edição e restauração do último filme Godfather de Coppola, rebatizado de O Poderoso Chefão de Mario Puzo, Coda: A Morte de Michael Corleone , chegará aos cinemas em dezembro, com um vídeo caseiro a seguir. A nova versão do filme “atinge a visão original do diretor e roteirista Coppola e do roteirista [Mario] Puzo para o final, que foi meticulosamente restaurada para a melhor apresentação do último capítulo da saga de Corleone”, disse a Paramount em um comunicado à imprensa. Se os papéis de todos estiverem intactos, o filme é estrelado por Al Pacino, Diane Keaton, Talia Shire, Andy García, Eli Wallach, Joe Mantegna, Bridget Fonda, George Hamilton e uma jovem Sofia Coppola.

“O Poderoso Chefão, Coda: A Morte de Michael Corleone, de Mario Puzo, é um reconhecimento do título de Mario e de meu título preferido e nossas intenções originais para o que se tornou O Poderoso Chefão: Parte III ”, disse Coppola em um comunicado. “Para esta versão do final, eu criei um novo começo e fim, e reorganizei algumas cenas, tomadas e pistas musicais. Com essas mudanças e as imagens e sons restaurados, para mim, é uma conclusão mais apropriada para O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II e sou grato a Jim Gianopulos e à Paramount por me permitirem revisá-lo. ”

O Poderoso Chefão: Parte III , que concluiu a saga de Michael Corleone e seu tempo comandando a máfia da família Corleone, foi recebido com cenas mornas e ergueu as sobrancelhas em 1990. O que não é exatamente o que as pessoas esperavam em uma sequência de dois de os melhores filmes já feitos. A crítica de Roger Ebert da época resume muito bem:

Algumas das cenas de diálogo, especialmente no início, parecem vagamente estranhas; as respostas não cabem nas perguntas e as conversas parecem ter sido reescritas na sala de edição. Outras tomadas – tomadas gerais, na luz, para que não possamos ver os lábios dos personagens – parecem suspeitamente com cenas que foram filmadas primeiro e dubladas depois. Todo o ambicioso movimento final do filme – em que duas intrigas separadas são intercaladas com o andamento de uma ópera cantada por Anthony – pretende ser cheio de suspense, mas é tão confuso que não sabemos ao certo em que lugar (Sicília, Roma, Londres ?) uma das intrigas está ocorrendo. A cena final do filme, que pretende ecoar a famosa cena da morte de Marlon Brando, é superficial e estranha.

O processo de reedição parece fascinante: para trazer uma versão original para os cinemas, a equipe de restauração da American Zoetrope e da Paramount Pictures pesquisou 300 caixas de negativos no arquivo do estúdio para encontrar mais de 50 tomadas originais que poderiam substituir a resolução mais baixa ópticas no negativo original. O processo de reparo de arranhões e manchas levou mais de seis meses, enquanto melhorias também foram feitas na mixagem original de som surround de 5.1 canais. A pandemia de coronavírus forçou a equipe a mudar para a área da baía de São Francisco, onde o resto do projeto foi concluído por meio de trabalho remoto.

“Sr. Coppola supervisionou todos os aspectos da restauração enquanto trabalhava na nova edição, garantindo que o filme não apenas parecesse e soasse puro, mas também atendesse aos seus padrões pessoais e visão de direção ”, disse Andrea Kalas, vice-presidente sênior da Paramount Archives, em um declaração.

Como ele fez com sua recente reedição e restauração de The Cotton Club , a ideia aqui parece ser que O Poderoso Chefão, Coda: A Morte de Michael Corleone , de Mario Puzo, mudará a percepção do final mediano de Coppola. Saberemos com certeza quando o filme chegar ainda este ano.

Matheus Araújo

Editor da Gamers & Games, podcaster, cinéfilo, seriéfilo, gosto de jogos de FPS e aguardo uma sequência de Black.
Botão Voltar ao topo