AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Hotshot Racing – Arcade de qualidade em 2020 | Análise

Hotshot Racing tem um visual conhecido como low-poly, ou seja, aparenta ter baixa contagem poligonal

Analisado no PlayStation 4 Pro


Hotshot Racing é um jogo de corrida arcade, desenvolvido pela Lucky Mountain Games em parceria com a Sumo Digital, foi publicado pela Curve Digital no dia 10 de Setembro de 2020 e está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Com forte inspiração nos clássicos jogos de corrida arcade da década de 1990, Hotshot Racing não esconde suas influências em jogos como Virtua Raging, Out Run e Daytona USA, não menos importante ele foi co-produzido pela Sumo Digital, empresa britânica famosa por jogos da franquia de corrida do Sonic, sendo o título mais recente o Team Sonic Racing, mas deixando a Sega de lado, o foco aqui é o impressionante e divertido trabalho desenvolvido em parceria com a Lucky Mountain Games.

Hotshot Racing

Já de começo vamos notar o estilo low-poly de Hotshot Racing, mas não deixe se enganar, apesar do visual nada aqui é antigo ou de alguma forma abaixo em alguma especificação, de imediato o jogo oferece 4 modalidades de jogo, sendo eles: Grande Prêmio, Corrida, Contra o Tempo e Online, vou falar um pouco mais de cada um deles abaixo, ainda temos o botão de loja de corrida e de configurações, que são bem simples e diretas, na verdade achei um pouco simples de mais, por exemplo, somos obrigado a usar as medidas imperiais, ou seja, nada de velocidade em quilômetros por fora, apenas em milhas, nada que comprometa muito a experiência, mas em pelo 2020 ser obrigado a usar esse padrão de medidas não dá.

Dentro do modo Grande Prêmio são quatro GPs, com quatro corridas cada, escolhendo um dos GPs você pode escolher sua dificuldade que começa no normal e aumenta para difícil e especialista, a dificuldade normal é bem tranquila depois que você pega o ritmo dos controles, da até para abusar um pouco, o difícil ainda é tranquilo e possível de transpor sem muita dor de cabeça depois que você já esta mais treinado, agora, o especialista, como o nome já diz, só para quem está muito habituado ao jogo, ao circuito e aos pilotos, uma vez que qualquer erro pode custar muito.

Hotshot Racing

O jogo oferece um bom número de pilotos, são oito opções, infelizmente o mundo não está muito bem representado ali, sendo dois pilotos dos Estados Unidos, um da Grã-Bretanha, um Chinês, dois Japoneses, um Russo e um Jamaicano, poderia ser melhor distribuído esses países hein? Cada personagem tem uma breve descrição, e conta com quatro opções de veículos, sempre um balanceado e um outro mais focado em velocidade, aceleração ou derrapagem.

A jogabilidade é muito simples e direta, mesmo que você escolha transmissão manual ao invés da automática, tudo é bem simples e de forma padrão no controle, entre todos os elementos da corrida a derrapagem é de extrema importância em Hotshot Racing, acho que daí vem sua comparação com Out Run, o estilo de derrapagem é exagerado e de fácil controle como no clássico arcade, um drift bem feito confere pontuação, ela também pode ser obtida de outras maneiras, como por exemplo, pegar vácuo de um oponente. Essa pontuação vai sendo somada e vira um turbo, que é bastante útil e pode separar você do ultimo lugar para alguma pontuação mais digna numa prova.

Hotshot Racing

Os demais modos conferem diversão extra ao game, por exemplo, o modo corrida tem três estilos, o primeiro é o Arcade, ou seja, o mesmo do campeonato mas numa corrida customizada que pode ter até sete voltas ao invés de três, além de poder escolher o circuito espelhado, o segundo modo é o polícia e ladrão, no melhor estilo batalha do Mario Kart, todo mundo começa correndo e coletando prêmios em dinheiro, um piloto é a polícia e sai na caçada dos demais carros, que são abatidos e se juntam a força policial contra os restantes, e por fim, o modo explosão, sabe aquele filme Velocidade Máxima, com o Keanu Reeves? Então, se não sabe é o seguinte, existe uma velocidade mínima, a cada checkpoint isso é aumentado e você não pode andar abaixo dela, se isso ocorrer seu carro pega fogo e explode, mas como nada é simples, os demais oponentes ficam te atrapalhando e você faz o mesmo com eles, resumindo, é aquela verdadeira bagunça!

O jogo ainda oferece opção de multiplayer local nos modos citados e partidas online, infelizmente até o momento dessa análise não achei nenhum jogador disponível online para testar.

Hotshot Racing

Um dos pontos bem trabalhados em Hotshot Racing é a customização, seja ela de personagem ou dos veículos, os personagens possuem três figurinos para serem escolhidos, dois deles precisam ser comprados após desbloqueados, com o carros acontece o mesmo, tanto para esquema de cores como para a customização completa externa e interna, desde rodas, saias laterais, capô, luzes, volante, painel de instrumentos, até acessórios pendurados no retrovisor interno do veículo, tudo isso deve ser debloqueado cumprindo algumas metas com aquele veículo durante as partidas, nada muito complicado.

Visualmente, como já falei lá no início, Hotshot Racing tem um visual conhecido como low-poly, ou seja, aparenta ter baixa contagem poligonal para ter um aspecto de jogo do início da era 3D, mas muito longe disso, o jogo é extremamente complexo geometricamente falando, ele tem muitas formas, cantos, arestas, o que de fato da essa sensação mais que os polígonos são as cores chapadas, tudo é sólido, mesmo as sombras são pesadas, sem muito efeito de degradê, isso pode desagradar alguns, mas agradar muitos outros, eu inclusive, a trilha sonora é boa, não chega a ser memorável como de outros jogos que são parecido no estilo como Horizon Chase Turbo, mas ela cumpre bem seu papel.

Em resumo, Hotshot Racing é um jogo muito divertido, sem dúvidas melhor com os amigos, mas sozinho também diverte muito, a quantidade de conteúdo disponível é aceitável, poderia ter mais pistas e principalmente mais pilotos, mas nada disso atrapalha, a trilha sonora e falta de cuidado em alguns detalhes podem incomodar um pouco, mas nem por isso ele deixa de ser interessante. Como um bom jogador de arcade do passado, posso dizer que Hotshot Racing acertou em cheio naquilo que mirou.

Confira o vídeo o vídeo de gameplay de Hotshot Racing:

Hotshot Racing

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Jogabilidade
  • O estilo gráfico
  • A nostalgia

Negativos

  • É curto
  • Poderia te mais conteúdo
  • Alguns detalhes que parecem descaso

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo