AnálisesNintendoPCPlayStation

Undead Darlings – Bom gameplay com história cansativa | Análise

Em resumo, Undead Darlings ~no cure for love~ é um jogo muito divertido para aqueles que assim como eu gostam de RPG de Dungon Crawler

Analisado no PlayStation 4 Pro


Undead Darlings ~no cure for love~ é um RPG Dungeon Crawler com história baseada em Visual Novels, foi desenvolvido por Mr. Tired Media e publicado pela Sekai Games. O jogo está disponível para PC, e foi lançado recentemente no Nintendo Switch e PlayStation 4.

A história do jogo começa quando você acorda após alguns sonhos apocalípticos e se depara com uma imagem perturbadora de sua jovem vizinha próxima da sua cama, ela está com um aspecto de morta viva, faixas e ataduras pelo corpo, além de hematomas e marcas de machucados. Tudo parece muito confuso e nosso personagem, Reggie, leva um tempo para voltar a si, momento esse em que Pearl, a vizinha, começa lhe confirmar que seus sonhos com sirenes, explosões, gritaria e correria não foram apenas sonhos, um vírus infestou a quase todos, transformando eles em criaturas estranhas de acordo com suas características,  você não foi afetado porque sei pai o colocou numa espécie de coma induzido muito tempo, mas que ela não teve tanta sorte e está zumbizada, mas mesmo assim não perdeu a sua consciência humana.

Undead Darlings ~no cure for love~

Nesse cenário Reggie precisa processar toda a história que Pearl conta e ainda entender como eles podem sobreviver e/ou mudar isso. Após muito tempo de conversa eles são interrompidos por um caçador de recompensas, seu nome é Buck, de início ele pretende salvar Reggie de um possível ataque de Pearl, mas assim que ele nota que apesar dela estar nesse estado não perdeu sua consciência humana, ele volta atrás. Unidos os três saem em busca de pistas para achar a possível cura que Pearl relata que seu pai junto ao de Reggie possivelmente tem, mas deixaram trancada em algum local.

Toda essa história é contada em modo de visual novel, os personagens aparecem na tela em frente a um cenário, e vão tendo suas feições e movimentos mudados conforme progridem, todos são assim, com exceção de Reggie, como você é o Reggie, sua visão é em primeira pessoa e você não aparece, outro detalhe é que todos os personagens tem voice over, com exceção de você. Assim que os três saem de casa vão primeiro à delegacia da cidade, onde de fato o jogo começa.

Com uma jogabilidade clássica de Dungeon Crawler, o famoso explorador de masmorras, temos uma visão em primeira pessoa dentro de labirintos, como esperado não existe mapa, esse mapa vai sendo criado conforme navegamos pelos ambientes, que costumam ter encontros aleatórios com inimigos e alguns que são visíveis, destacados por cupcakes zumbis, sendo três estilos, os verdes de inimigos comuns, os roxos com inimigos mais desafiadores e que não podemos fugir e por fim os rosa, que são encontros com chefes e obviamente não é possível fugir. Ainda na exploração vamos encontrar alguns pequenos puzzles, nada muito complexo, como alavancas que abrem portas e chaves que precisam ser achadas em baús.

Um ponto que pesa bastante na jogabilidade desse jogo em comparação com outros do gênero é a forma como seus elementos de RPG são aplicados, primeiro de tudo, o papel de Reggie é de carregador, sim, você basicamente serve para carregar os itens coletados, durante a exploração dos cenários outras meninas com o mesmo aspecto de Pearl são adicionadas, e com isso sua party vai sendo criada, essa party pode ser composta apenas por três garotas, apesar de no total termos seis personagens à escolha, sendo assim você pode e deve planejar bem sua estratégia, escolhendo cada garota de acordo com suas características e pontos fortes e fracos, mas não pense que você vai ficar o tempo todo com a mesma equipe, porque o jogo força de uma forma inteligente a usar todas as seis garotas, com alguns pontos da história que podem ser acessados apenas com uma ou outra garota na equipe, com isso é necessário trocar os membros com uma certa frequência. As batalhas acontecem em turnos, a velocidade de ataque é definido de acordo com o poder de agilidade de cada membro da equipe, que pode ser determinado tanto por equipamentos dados às meninas como por ação escolhida, por exemplo, um ataque com arma pode ser mais rápido que o uso de magia dependendo da garota, a Summer por exemplo é mais ágil em ataques do que a Emily, porém, a Emily é muito mais rápida que a Cici em magia.

Algo que pode incomodar um pouco é o gerenciamento de inventário, você começa com apenas 10 espaços, e tudo ocupa espaço, desde itens básicos como cura e reposição de mana até equipamentos, a única forma de expandir isso é usando scraps, que são obtidos quando alguma arma se quebra durante o jogo, toda arma tem um número de resistência, conforme ela é usada esse número vai sendo reduzido até ela quebrar, ainda é possível usar esses scraps para reparar as armas quebradas, mas não vi muita necessidade de fazer isso, eu preferi sempre aumentar o inventário.

O jogo é realmente muito bom no que se diz respeito a parte de RPG e Dungeon Crawler, mas a história é longa e cansativa e fica muito tempo presa em brigas e discussões das meninas, coisa que não adiciona muito à história, mas que toma bastante tempo com dilemas e problemas pessoais entre elas e o Reggie, talvez se fosse menos seria bem melhor.

Os visuais a parte sonora são bons, tanto o estilo dos inimigos quanto o desenho dos personagens são bonitos, bem detalhados e com um estilo anime bem aplicado. O som como já disse antes, os personagens tem voz, com exceção do Reggie, as músicas são boas e dão bom ritmo tanto na exploração como nas batalhas, uma pena que não tenhamos nem ao menos legenda em português, quem sabe se houvesse a história ficasse menos cansativa.

Em resumo, Undead Darlings ~no cure for love~ é um jogo muito divertido para aqueles que assim como eu gostam de RPG de Dungon Crawler, mas ele peca forte no excesso de história o faz com que o jogo seja uma verdadeira montanha russa, momentos de diversão misturados com partes maçantes e sem qualquer estímulo.

Undead Darlings ~no cure for love~

Undead Darlings ~no cure for love~

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Boa exploração
  • Gameplay
  • Elementos de RPG

Negativos

  • Muito texto e falação
  • Inventário muito limitado

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo