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Faturamento da MY.GAMES tem aumento de 30% e supera os US$ 562 milhões em 2020

Portfólio de produtos expandido, investimento estratégico em estúdios e abordagens de marketing eficazes contribuíram para o sucesso da MY.GAMES em um ano único

A MY.GAMES, marca global de jogos, anunciou hoje seus resultados referentes ao ano fiscal de 2020. A companhia registrou 30% de crescimento em 2020 quando comparado ao ano anterior, atingindo um faturamento de US$ 562 milhões (mais de 40 bilhões de rublos russos). A MY.GAMES, uma divisão do Mail.ru Group, correspondeu a 38% do faturamento do grupo em 2020. Com a expectativa de o EBITDA da MY.GAMES dobrar entre 2018 e 2022, os resultados deste ano mostram que a empresa está bem posicionada para alcançar este objetivo, e que planeja aumentar o faturamento em dois dígitos em 2021, mesmo com os efeitos do COVID-19.

Na América Latina, o faturamento em PC cresceu significativamente em 92% quando comparado a 2019, e o número de jogadores cresceu 184% no mesmo período. O crescimento de jogos para celulares na região foi impulsionado pelo sucesso de Love Sick (aumento de 478% em usuários), War Robots (faturamento com propaganda cresceu 79%) e Zero City (faturamento cresceu 117%).

O total de audiência da MY.GAMES cresceu em 165 milhões de usuários, chegando a 770 milhões em todo o mundo. Cerca de 75% de seu faturamento vem de mercados internacionais, com Estados Unidos, Alemanha e Japão correspondendo à maior parte. A companhia encerrou 2020 com nove novos jogos em seu portfólio, incluindo Warface: GO, Warface: Breakout, Warface no Nintendo Switch, Zero City, World Above, Dino Squad, Storigton Hall, Grand Hotel Mania e Rush Royale. A empresa também focou deliberadamente em uma estratégia de aquisição de novos usuários em seu portfólio de títulos. O jogo mobile War Robots atingiu 184 milhões de downloads em dezembro e mostrou um crescimento de faturamento anual de mais de 30% no sétimo ano desde que foi lançado

Conseguimos construir um negócio de rápido crescimento com nosso ecossistema de produtos e serviços como o foco principal graças às experimentações constantes em desenvolvimento, desenvolvimento estratégico de nossas próprias IPs, gerenciamento efetivo de franchises, marketing e acordos regulares e bem-sucedidos de Fusões e Aquisições. Nossa paixão é desenvolver e oferecer games criados para a maior audiência possível, e hoje nosso portfólio inclui jogos dentro dos mais populares gêneros do mundo, especialmente nos celulares. Nos esforçamos para expandir consistentemente nosso catálogo para todas as plataformas, manter diversidade e adicionar produtos criados para uma ampla variedade de usuários. Nossos planos para 2021 partem de uma base sólida para atingir o objetivo de expandir nosso faturamento e EBITDA, e seremos apoiados nisso pelas nossas bem-sucedidas franquias, projetos lançados recentemente e pelo time de talentosos profissionais da MY.GAMES”, comentou Vasily Maguryan, CEO da MY.GAMES.

A expansão da MY.GAMES vai continuar através do desenvolvimento de suas próprias IPs, que correspondem a mais de 90% do faturamento total da marca, e de Fusões e Aquisições. Com uma comunidade de 13 estúdios parceiros dotados de uma expertise única, a companhia tem mais de dez produtos em desenvolvimento a cada ano. Em 2020, a MY.GAMES lançou nove games novos, e um deles -Rush Royale, do estúdio IT Territory – foi totalmente desenvolvido e lançado remotamente, tornando-se um dos mais ativos e crescentes títulos da empresa em 2021.

O fundo de investimento MY.GAMES Venture Capital (MGVC) realizou diversas movimentações em 2020 — durante o ano, o MGVC investiu em 12 estúdios de games e assinou contratos para duas consolidações – BeIngame e Deus Craft. Ao todo, o portfólio do MGVC inclui atualmente 35 estúdios. Ao investir em novos estúdios, a MY.GAMES continua a expandir a sua estratégia de diversificação de portfólio, além de prover estúdios com um sólido impulsionamento para o crescimento dos negócios e escalonamento de produtos.

Grand Hotel Mania, o jogo de gerenciamento de tempo desenvolvido pelo estúdio Deus Craft, atingiu 7,7 milhões de instalações desde o lançamento, figurando entre os três produtos da MY.GAMES com maior faturamento. O game foi 2º colocado entre jogos de celulares em termos de faturamento na categoria Gerenciamento de Tempo no iOS e Android, e indicado pelo Google Play ao prêmio Users’ Choice em diversos países: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França e Índia. A MY.GAMES também continuou a desenvolver seu programa de jogos do gênero hiper-casual, adquirindo uma participação no publisher Mamboo Games e oferecendo aos desenvolvedores suporte na publicação de jogos hiper-casuais.

Os jogos para celulares permanecem como um dos principais motores de crescimento da MY.GAMES, com um incremento de 73% em 2020. A MY.GAMES lançou sete novos jogos para celulares. Os cinco jogos que mais contribuíram para o faturamento no quarto trimestre de 2020 foram: War Robots, Hustle Castle, Grand Hotel Mania, Left to Survive e Zero City. Os estúdios recentemente adquiridos e consolidados contribuíram com 9% do faturamento da MY.GAMES em 2020.

Enquanto isso, a perene franquia Warface atingiu 109 milhões de jogadores em todo o mundo em todas as plataformas, permanecendo no top 3 em faturamento, além de ter chegado a novos mercados em 2020, como a Turquia. Nos consoles, Warface alcançou 23 milhões de instalações com cross-play disponível entre PlayStation, Xbox e Nintendo.

A MY.GAMES também continua a desenvolver seu ecossistema proprietário ao testar seu serviço de Cloud gaming, em estágio beta para usuários na Rússia. Lançado no quarto trimestre de 2020, o serviço já hospeda mais de 150 títulos de Techland, Gaijin, Nacon, Funcom, Paradox Int, CCP Games, MY.GAMES, dentre outros. Atualmente, o beta aberto pode ser acessado via Windows, e está planejado para chegar em 2021 para para Mac OS, Android, iOS e SmartTV. A MY.GAMES atingiu 100 mil usuários ativos mensais em três meses de testes beta sem promoção de marketing, excedendo as previsões internas em mais de dez vezes.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
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