AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Pumpkin Jack – Plataforma 3D como deve ser feito | Análise.

Fuja dos corvos... fica a dica.

Analisado no PlayStation 4 Pro


Pumpkin Jack é um jogo de ação e plataforma 3D, desenvolvido por Nicolas Meyssonnier e publicado pela Headup, disponível para todos os consoles e PC, ele foi lançado em outubro de 2020, mas sua versão de PlayStation chegou ao mercado agora em 24 de Fevereiro de 2021.

O jogo começa falando sobre a vida pacata e um tanto quanto chata de Boredom Kingdom, até que um dia o próprio demônio se cansa e decide arrasar esta terra, os humanos por sua vez decidem lutar, afinal eles gostavam de toda aquela vida tediosa, com isso um mago é chamado para lutar contra as forças do mal.

Pumpkin Jack

O demônio então não vê outra opção em revidar e escolher o seu cavaleiro, um ser vil e dúbio equivalente ao mago, nada menos que Jack, o Lorde Abóbora. Jack está nesse mundo para derrotar o mago e de uma vez por todas fazer com que os planos do diabo se concretizem, isso parece um trabalho de vilão, mas não é bem assim que as coisas acontecem ao longo da história.

Após essa introdução somos levados diretamente ao início do jogo e conhecemos a coruja, servo do diabo que vai dar as instruções e indicar os próximos passos de Jack, esse início de jogo serve como um tutorial do gameplay, logo em seguida vamos nos aliar a um corvo que está em apuros por conta de um espantalho possuído, o corvo é parte fundamental da jogabilidade, uma vez que ele se torna uma arma muito útil.

Pumpkin Jack

Os controles no game são muito precisos, quando os desenvolvedores citaram dois clássicos de PlayStation como referência eles acertaram, em Pumpkin Jack você tem a temática que remete à MediEvil com a jogabilidade precisa de Jack and Dexter. Nosso anti-herói possui salto duplo, pode se esquivar rolando de um lado para o outro durante os combates, tem um botão de ação e outro de ataque, além do botão que da o comando para que nosso companheiro corvo faça um voo rasante como ataque. A precisão dos movimentos é impecável, existem momentos em que é necessário se equilibrar em plataformas menores e a movimentação fica pesada, dando mais controle sobre o personagem.

Pumpkin Jack

A ambientação do jogo é claramente inspirada em MediEvil, mas não acho que isso seja ruim, Pumpkin Jack conta com seis estágios e eles são grandes o suficientes para entreter o jogador por pelo menos 40 minutos cada, se for tentar pegar todos os colecionáveis, como os crânios de corvo ou o gramofone será necessário mais dedicação. Esses crânios são usados principalmente para compra de novas roupas para Jack, que não tem efeito algum na jogabilidade, mas é um bônus legal, principalmente pelo nível de humor na conversa entre ele e o vendedor. Ao final de todo estágio existe um chefe, essas batalhas são bem criativas, uma contra o já citado espantalho, um fantasma, o senhor dos monstros, um casal de bruxos e até mesmo o pecado da gula! Cada um deles libera uma nova arma para o Jack, que pode ser usada à sua escolha, dependendo do inimigo ou do cenário você pode trocá-las livremente e a qualquer momento para aquela que melhor se adaptar.

Pumpkin Jack

Outro ponto muito interessante em Pumpkin Jack é a mudança de jogabilidade que eu o jogo propõe, além do padrão plataforma 3D, existem momentos em que só a cabeça de Jack é usada para resolver puzzles em ambientes menores ou enfrentar inimigos míticos como o Papai Noel capitalista, além disso, o jogo oferece trechos sobre trilhos onde é necessário coordenação entre salto e ataque contra obstáculos usando o corvo, jogo da memória de lápides, uma corrida em carrinhos contra soldados atrapalhados nas muralhas da cidade, um voo rasante sendo arrastado por um gárgula, chegando ao ponto de pegar carona algumas vezes com Caronte, o barqueiro do submundo, resumindo, criatividade não falta ao jogo.

Pumpkin Jack tem um visual que lembra bastante o remake de MediEvil no PS4, mas não tão belo como o jogo da Sony, o que é compreensível dado ao escopo do jogo como um todo, mas mesmo assim, o visual do game agrada, as fases são bastante distinta, com visual e inimigos bastante variados, as sessões de mini-games também são um destaque, o jogo roda liso sem engasgos, a não ser em alguns momentos que você chega ao checkpoint ou durante uma sessão intensa de ação como na fuga do celeiro em chamas, o jogo tem suporte aos consoles aprimorados, o que dá uma boa melhorada na nitidez como um todo, inclusive, com suporte à ray tracing no PC. A parte sonora do game combina bem seu aspecto “assustador” com comédia, destaque para as trilhas dos chefes. Pumpking Jack está totalmente localizado em nosso idioma, isso significa que vai ser mais fácil acompanhar diversos momentos de piadas ácidas nas conversas entre os personagens.

Em resumo, Pumpkin Jack é divertido, carismático e tem grande precisão de controles, o que faz dele um grande jogo de plataforma 3D, sua ambientação, trilha e personagem combinam perfeitamente, o jogo tem apenas dois poréns, o primeiro deles eu já citei, que foi falta de fluidez em alguns momentos e o segundo é a de que o jogo da uma impressão de ser curto deixando aquela sensação de já acabou? Ainda assim, recomendo Pumpkin Jack sem pensar duas vezes, ele é de longe uma das maiores surpresas que tive nos últimos jogos nesse estilo, vai sem medo, mais ainda se pegar uma promoção.

Confira neste vídeo um hora de Gameplay de Pumpkin Jack:

Pumpkin Jack

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Jogabilidade é excelente
  • O tema e o bom humor
  • Os mini-games são muito divertidos

Negativos

  • Alguns problemas de engasgos na fluidez
  • É um pouco curto

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo