Analisado no PC
Dude, Where Is My Beer? É um jogo de aventura do gênero point and click, sobre como encontrar uma “pilsner” da velha escola em mundo confuso, cheio de cervejas artesanais desnecessárias e hipsters esnobes.
Criado por apenas duas pessoas, Arik Zurabian e Edo Brenes e lançado em 04/11/2020 na Steam este é um jogo point and click “old school”.
Começamos a procurar nossa cerveja na capital da Noruega, Oslo, onde após uma longa viagem nosso protagonista decide tomar uma boa cerveja pilsen (pilsner) para se refrescar. O desafio começa logo no primeiro “pub”, onde ao tentar comprar nossa bebida nos deparamos somente com cervejas artesanais, mas isso não é tudo, após um bom e descontraído bate papo, descobrimos que parece existir uma conspiração para sumir com todas as cervejas pilsner de Oslo.
A narrativa tem um tom bem-humorado, nosso personagem está determinado a conseguir a sua cerveja e possui um bigode que é a marca de um cervejeiro da velha guarda.
A jogabilidade é simples e tudo se resume a escolher entre as diversas ações como, pegar, falar, abrir, fechar, entregar, usar, olhar, empurrar ou puxar. Na minha opinião o número de comandos poderia ter sido reduzido, porém o jogo acaba tendo um certo charme e claramente buscou inspiração em jogos antigos como o “The Secret of Monkey Island – 1990” um clássico dos points e clicks.
Como todo bom e velho point and click, este título possui muitos puzzles e a maioria destes não são difíceis de se resolver, entretanto alguns te fazem pensar bons minutos, já que a lógica nem sempre vai ser o que irá te levar até a solução.
Temos um medidor de álcool no sangue, ao beber as cervejas disponíveis em Oslo você aumentará seu grau de embriaguez afetando assim suas decisões e ações no jogo.
A arte é simples e feita no estilo cartoon, a trilha é envolvente e remete ao estilo do protagonista. O conjunto te prende e é possível ficar horas jogando sem ver o tempo passar.
Dude, Where Is My Beer? honra o estilo point and click, fazendo um bom uso de suas “datadas” mecânicas. Na minha opinião o que pesa mais no jogo é sua conclusão, onde temos um buraco no enredo, mas no geral o jogo é bom e recomendo mesmo que não seja seu gênero favorito, mas não espere um fechamento emocionante neste jogo.