AnálisesPCPlayStation

Arcadegeddon – Impressões do Acesso Antecipado

O jogo está em acesso antecipado, por esse motivo, alguns pontos desse texto podem não fazer mais sentido após seu lançamento final.

Jogo testado no PlayStation 5


Arcadegeddon chega em Acesso Antecipado para PC na Epic Games Store e PlayStation 5 como um shooter em terceira pessoa, misturando títulos de sucesso como Apex Legends, Fortnite e com uma pitada de Splatoon 2 do Nintendo Switch.

Focado em um sistema de progressão em que quanto mais você avança, mais seu nível aumenta, assim como suas armas, skins dentre outros, Arcadegeddon já nasce com uma dependência fundamental para continuar existindo: jogadores.

Arcadegeddon

Criar uma comunidade de players não é tarefa simples e temos inúmeros casos de games que caíram no limbo do esquecimento ou que sofrem para manter ativo o interesse (vulgo Marvel’s Avengers The Game).

O Game da IllFonic, apresenta um universo colorido no melhor estilo hightech dos anos 80 com belos efeitos de explosões, iluminação e trilha sonora, dando uma assinatura diferente dos demais concorrentes.

Arcadegeddon

Ainda que o game tenha bons motivos não faz sentido ser lançado apenas para o PlayStation 5 e PC, visto que seria melhor ter uma versão para PlayStation 4 que conta com um vasta base instalada, uma vez que estamos falando de um game que necessita de jogadores ativos e o pior, não é gratuito.

Arcadegeddon está custando um pouco mais do que R$ 100,00 na PlayStation Store e R$ 37,00 no PC. Isso já desmotiva uma boa parcela do público já habituado a se aventurar na gratuidade de outros títulos já mencionados aqui.

Arcadegeddon

Como qualquer bom co-op que se preze, não há como negar que Arcadegeddon tem potencial, e sua ambientação estilo arcade com gráficos bem trabalhados, sistema de evolução continua e ágil podem render frutos se forem constantemente atualizados. Temos um sistema simples porem criativo nas melhorias de personagem, indo de manoplas, capacete, peitoral, indo até especiais que se auto carregam conforme acumulo de XP.

Mesmo com esses apontamentos, ainda há muito o que se fazer como por exemplo, a diversidade dos monstros que enfrentamos conforme avançamos de level. De nada adianta ter chefes e sub-chefes mais desafiadores se eles terão a mesma aparência tanto no level 1 quanto no level 20. Não bastasse essa falta de criatividade, não demora para sentir uma certa repetição em quase tudo no game.

Arcadegeddon

Com o Multiplayer, levou alguns minutos para se formar um squad e ainda sim, desbalanceado, mas não ao ponto de atrapalhar a jogatina. Neste modo, o título se sobressai e talvez um dos pontos positivos para isso está em ser um game robusto nos efeitos visuais. No PlayStation 5, 3 jogadores destilam o poderio de suas armas em uma considerável horda de inimigos com efeitos e explosões das mais variadas sem que haja qualquer queda de frame-rate.

Tanto no modo solo quanto no co-op, o sistema de loot é a cereja do bolo de Arcadegeddon e não há do que reclamar. Existem loot box espalhadas por todos os cantos e na grande maioria de fácil acesso. A diversidade é grande porem propositalmente, as munições são escassas e tirando uma pistola com munição infinita que te acompanha por toda a Run, o melhor é segurar um pouco o dedo no gatilho.

Arcadegeddon

No PlayStation 5, Arcadegeddon soube usar o DualSense de forma criativa e nem tanto pelo feedback háptico mas sim pela sensação de peso das armas. Ao trocar de uma simples pistola para uma bazuca de ar, o DualSense molda o movimento do personagem com a sensação de “peso” do controle. Realmente é difícil explicar qualquer sensação de venha do controle, mas é de fato uma experiencia divertida e original

Em se tratando de um PVP / PVE o matchmaking é mediano, requer melhorias e jogadores engajados para tal. Talvez o lançamento na PlayStation Plus seria mais interessante e com maior resultado para um jogo nasce na dependência de público e com um estilo totalmente diferente de Destruction All Stars, famigerado título exclusivo do PlayStation 5 que possivelmente quase ninguém mais joga e que fora lançado inicialmente na Plus.

Arcadegeddon

Enfim, Arcadegeddon precisa correr contra o tempo para ser firmar, criar uma base sólida de jogadores e não cair no esquecimento, por ser um título ainda em Acesso Antecipado ainda há tempo para que mudanças sejam feitas e o título possa brilhar mais no futuro.

Confira uma partida neste vídeo de gameplay capturado do PS5:

Arcadegeddon

6.5

Nota

6.5/10

Positivos

  • Multiplayer
  • DualSense
  • Loots

Negativos

  • Repetitivo
  • Não localizado para PT-BR
  • Matchmaking

Thiago Bonito

Administrador, apaixonado por vídeo game, já sofri quando queimei meu Atari, super fã de jogos clássicos e economizando até a alma para comprar o PS5 no dia do lançamento
Botão Voltar ao topo